Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Petiscar por Lisboa com cerveja catalã

por Duarte Calvão, em 20.09.13

 

Fala-se muito do “nacionalismo” português em relação aos nossos vinhos, que creio que existe em todos os países produtores, mas menos no das cervejas, Na verdade, português que é português, como eu sou, pode ter um certo interesse por marcas estrangeiras, mas a verdade é que não dispensa no quotidiano as suas Sagres ou Superbock, que, além de nossas, são bem boas. É por isso interessante ver o esforço que a catalã Estrella Damm tem feito nos últimos tempos, sobretudo desde que em 2012 começou a ser distribuída em Portugal pela Sumol + Compal, para conquistar o seu nicho de mercado.
Tenho sido convidado para o lançamento de uma iniciativa que a marca espanhola tem promovido em Lisboa desde o ano passado, a Rota das Tapas, e parece-me um bom exemplo de como, com imaginação, se pode encontrar um lugar, ainda que pequeno, entre os escombros da “batalha” Centralcer x Unicer. Esta rota tem agora, até dia 6 de Outubro, a segunda edição e, ao que dizem os seus promotores, a da estreia foi tão bem sucedida que o número de restaurantes/bares que a ela aderiram passou de 12 para os actuais 35. E se na primeira edição a rota incidia, grosso modo, pelas zonas do Bairro Alto e Príncipe Real, nesta segunda passou a abranger também Alfama.
A Rota das Tapas (desculpo o “espanholismo” pelo facto de se tratar de uma empresa de além fronteiras…) consiste em apresentar opções de petiscaria, algumas preparadas especialmente para a iniciativa, por três euros, que incluem, além do prato, 25 cl de Estrella Damm. Quem fizer o percurso (três “escalas”, pelo menos) e votar na “melhor tapa”, habilita-se ainda a uma viagem a Barcelona, com jantar no Tickets, do chefe Albert Adrià, irmão e cúmplice criativo de Ferran Adrià.
E por falar no chefe catalão, devo dizer que a minha relação com a Estrela Damm, fundada em 1876 (cuja antiga fábrica, no centro de Barcelona, vale a pena ser visitada), passa muito pela Inedit, uma cerveja que Ferran Adriá e o seu sócio Juli Soler, pelo vistos um grande especialista na matéria, desenvolveram para a cervejeira catalã há uns quatro ou cinco anos, se a memória não me falha, e que inclui na sua fórmula “pele” de laranja e alcaçuz. Só é vendida em garrafas de 75 cl e é especialmente adequada para acompanhar comida, com uma versatilidade que me encanta. E também me encanta o preço, sempre inferior a cinco euros e muitas vezes em promoção. No Corte Inglês de Lisboa, por exemplo, está agora a 3.99 euros, mas já lá comprei duas por menos de 10 euros, numa promoção que incluía dois óptimos copos de pé, os quais dão também muito bem para vinho branco.
Mas voltando à Estrela Damm “normal”, lager estilo pilsener, e à Rota das Tapas, acrescento que também a aprecio muito, principalmente pela espuma cremosa que, além de agradável, ajuda a manter a cerveja viva mais tempo, já que retarda a saída do gás. É uma boa variação das marcas nacionais. Quanto à Rota, é experimentar, porque há de tudo, desde locais mais conhecidos a outros menos. A apresentação à Comunicação Social, por exemplo, foi no Duetos da Sé, que não conhecia e me pareceu muito simpático com alguns petiscos bem feitos, ainda que não muito originais, como moelas, ovos com farinheira, morcela com maçã ou peixinhos da horta com maionese de coentros. Para saber quais os locais que participam, só indo a um, onde lhe é entregue um mapa da rota, ou no facebook.com/estrelladamm.

Leia ainda:

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 19:02


6 comentários

Imagem de perfil

De Sunshine a 20.09.2013 às 19:26

Cerveja eu não aprecio, mas como patriota que sou, acho que devemos preferir o que é nosso, e que tanta qualidade tem.

É nestas alturas, que eu gostava de ir mais vezes a Lisboa, para conhecer esse tipo de eventos, que acho muito interessantes. Quanto à sua divulgação, acho que se deveria investir ainda mais. Acho que em Portugal se faz muito pouca divulgação de eventos interessantes.
Sem imagem de perfil

De JVC a 21.09.2013 às 10:47

Para quem, como eu (diabetes moderada mas sempre a ter cuidado) não deve abusar do álcool, a Damm sem álcool é a minha preferida.
Sem imagem de perfil

De Joana Haderer a 23.09.2013 às 15:02

Por acaso pensei logo que não ias aprovar o nome do evento... E realmente acho desnecessário usarem a designação "tapas" em vez de petiscos É que há uma palavra nossa para chamar o que os espanhóis chamam de "tapas".
E eu sou insuspeita, porque sou meia-meia. :D
Imagem de perfil

De Duarte Calvão a 23.09.2013 às 23:36

Olá, Joana. Nada como ter leitoras que já sabem o que a casa gasta e gosta...
Imagem de perfil

De Miguel Pires a 24.09.2013 às 10:34

Qualquer uma das aproximações me parecem correctas, depende dos valores que a marca quer passar. Se chamasse à acção, "Rota dos Petiscos" seria uma aproximação à cultura do país onde se quer integrar. Ao chamar-lhe "Rota das Tapas" optou pelo outro caminho o da identificação com um termo da sua própria cultura, que, convenhamos, hoje é reconhecida em qualquer parte do mundo.
(Se a Sagres ou a Super Bock lhe chamasse "Rota das Tapas" a uma acção idêntica em Portugal é que seria ridículo).
Sem imagem de perfil

De Bruno RF a 23.09.2013 às 17:08


Giro, giro em Barcelona é o espaço da antiga fábrica Moritz, no meu querido bairro de Sant Antoni. A marca foi relançada há poucos anos e tem uma política de produção e comunicação interessantíssima, muitas vezes passo pela antiga fábrica da Portugália na Almirante Reis e suspiro por um projecto daquele calibre ali... Mas sem dúvida que a Inedit é uma cerveja bem interessante.

Comentar post



PUB


Os autores

Duarte Calvão (perfil)
Miguel Pires (perfil)

Porquê?

Três autores há vários anos ligados à gastronomia e vinhos criaram este espaço para partilhar com todos os interessados os seus pontos de vista sobre o tema (ver "carta de intenções").

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Mesa Marcada - Os 12 Pratos do Trimestre


Siga-nos no facebook


Mesa Marcada no Twitter


Confira os premiados e as listas...



Pesquisar

  Pesquisar no Blog

Pub





Calendário

Setembro 2013

D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930

Comentários recentes

  • Miguel Pires

    Tem calma, Adriano. O Yeatman ganhou no ano passad...

  • Miguel Pires

    Recebemos o comunicado ontem e ia fazer um apontam...

  • Miguel Pires

    Mais de 50% do tráfego de ontem para este blogue ...

  • Carlos Alexandre

    Recorde-se que o Bistro 100 Maneiras ganhou o maio...

  • Adriano

    Infelizmente conheço mal o "panorama". Mas acho qu...