Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




A notícia surgiu ao final da tarde através do Twitter e remetia para o blogue do restaurante. O Celler de Can Roca, "o melhor restaurante do mundo", irá fazer uma uma digressão pela América Latina, no próximo Verão. Nesse post, os irmãos Roca referem que as muitas solicitações para abrirem restaurantes em diversas partes do globo os levou a reflectir sobre o futuro. Segundo explicam, apesar de não se verem a replicar outros Celler de Can Roca fora de Girona, decidiram que esta era a melhor forma de "explorar novas paisagens, novos produtos e de conhecer pessoas de outras latitudes". Com esta experiência, que envolve a equipa do restaurante, os irmãos Roca esperam que os ajude "a continuar a crescer profissionalmente" e que isso permita dar um novo impulso ao trabalho criativo. Para já está previsto que Roca&Roll World Tour 2014, assim se chama o projecto, os leve ao México, Colômbia e Peru. Portanto não se trata apenas de realizar uma série de jantares esporádicos, como os que Joan Roca realizou no mês passado, no festival do Vila Joya, no Algarve, ou, antes, em São Paulo. O projecto, que é apoiado pelo banco espanhol BBVA, tem ainda uma componente social. Além da intenção de contribuir para a economia local, ao apoiarem os produtores da região, está previsto, igualmente que, durante quatro meses, seis jovens da região recebam formação no El Celler de Can Roca. A ideia é que depois, com o apoio do banco patrocinador, voltem aos seus países com as aptidões necessárias para abrirem os seus próprios restaurantes.

 

Joan Roca na sua recente passagem pelo International Gourmet Festival 2013, no Algarve

 

Mover uma equipa completa de um continente para o outro, pode ter algo de golpe de marketing - numa era em que impera o ranking do World's 50 Best Restaurants, com quase mil jurados espalhados pelos quatro cantos do mundo. Porém, não deixa de ser um gesto audaz, esta busca pelo desconforto, esta procura incessante por novas experiências que possam enriquecer o trabalho e o processo criativo do trio de irmãos e de toda a orquestra. Resta saber se nas futuras residências irão criar pratos de raiz com produtos locais, ou se levam as bases de Espanha, como fizeram no Vila Joya. Este é definitivamente um caso a acompanhar.

Leia ainda:

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 00:11


1 comentário

Sem imagem de perfil

De António Moura a 10.12.2013 às 12:08

A isto se chama Inovação.

Comentar post



PUB


Os autores

Duarte Calvão (perfil)
Miguel Pires (perfil)

Porquê?

Três autores há vários anos ligados à gastronomia e vinhos criaram este espaço para partilhar com todos os interessados os seus pontos de vista sobre o tema (ver "carta de intenções").

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Mesa Marcada - Os 12 Pratos do Trimestre


Siga-nos no facebook


Mesa Marcada no Twitter


Confira os premiados e as listas...



Pesquisar

  Pesquisar no Blog

Pub





Calendário

Dezembro 2013

D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031

Comentários recentes

  • Miguel Pires

    Tem calma, Adriano. O Yeatman ganhou no ano passad...

  • Miguel Pires

    Recebemos o comunicado ontem e ia fazer um apontam...

  • Miguel Pires

    Mais de 50% do tráfego de ontem para este blogue ...

  • Carlos Alexandre

    Recorde-se que o Bistro 100 Maneiras ganhou o maio...

  • Adriano

    Infelizmente conheço mal o "panorama". Mas acho qu...