Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Vincent Farges dirige Sinfonia de Citrinos

por Duarte Calvão, em 11.12.13

No ano passado, não consegui ir, mas agora não quero perder a segunda edição da “Sinfonia de Citrinos” que o chefe Vincent Farges vai preparar neste sábado na cada vez melhor Fortaleza do Guincho. São 12 pratos para 16 citrinos que o chefe francês vai buscar a um compatriota radicado no Alentejo e que fogem muito aos lugares comuns na matéria, com diversos tipos de limão e lima, laranjas e toranjas, bergamotas, yuzu, kumquats e muito mais que, depois de conhecer melhor, aqui contarei. Parece que este produtor franco-alentejano tem mais de 200 variedades, muitas das quais se julgava não se darem por cá.
A minha curiosidade estende-se aos vinhos, que vão ser de um produtor duriense que muito aprecio, a Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo, com a responsabilidade das harmonizações a cargo do não menos apreciado escanção do restaurante Inácio Loureiro. Tenho visto centenas de “harmonizações” entre vinho e diversos alimentos, mas não me lembro de uma que abranja frutas, não obstante ser uma antiga tradição em Portugal (e noutros países europeus), sobretudo entre a nobreza, como relatam os cronistas clássicos. A título de exemplo, aqui vai um excerto da Crónica de El-Rei Dom Pedro, de Fernão Lopes: “E andou el-rei assim gram parte da noite, e tornou-se ao paço em dança, e pediu vinho e fruta, e lançou-se a dormir...”
Voltando aos tempos de hoje, o jantar de sábado começa às 20h, com um cocktail, e custa 115 euros por pessoa, um preço que me atrevo a considerar muito justo dada a qualidade e a originalidade da proposta, incluindo vinhos e tudo o mais. Reservas: Tel.: 351 214 870 491.

 

Leia ainda:

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 11:52



PUB


Os autores

Duarte Calvão (perfil)
Miguel Pires (perfil)

Porquê?

Três autores há vários anos ligados à gastronomia e vinhos criaram este espaço para partilhar com todos os interessados os seus pontos de vista sobre o tema (ver "carta de intenções").

PUB


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Siga-nos no facebook


Mesa Marcada no Twitter


Confira os premiados e as listas...



Pesquisar

  Pesquisar no Blog

Pub





Calendário

Dezembro 2013

D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031

Comentários recentes

  • João Gonçalves

    Muito interessante. Reconheço que me sinto ignoran...

  • Anónimo

    Só para esclarecer que este comentário é meu. Artu...

  • Marcus

    Esperimente passá-las em farinha de arroz. Elas fi...

  • Miguel Pires

    Pois, eu gosto de comparar e de tirar ilações, sob...

  • Miguel Pires

    Anónimo?