Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




photo 3.JPG

Como o Duarte já tinha aqui noticiado, hoje à noite há "Sinfonia de Citrinos", no Fortaleza do Guincho, com um menu especial elaborado por Vincent Farges . Se estiver ao nível do ano passado será sem dúvida um dos menus do ano. Mas além do jantar vai ser interessante poder trocar impressões com novos produtores que estão a mexer com a produção agrícola nacional, de pequena escala, mas de alto valor acrescentado. A paixão por produzir citrinos no Alentejo começou com um casal franco-canadiano, que se auto-intitula como 'coleccionador' (têm 250 variedades de citrinos na propriedade), e que agora estão a ajudar outros na arte de elaborar um produto fantástico e valioso na alta cozinha mundial. A ideia é que estes novos produtores que a Anne e o Jean Paul estão a ajudar possam escoar a produção para um mercado de nicho nacional e internacional. 

photo 1.JPG


photo 2.JPG"Aqui está metade de uma BMW. Pronto, em segunda mão", dizia Vincent Farges, enquanto acomodava, com todo o cuidado, estes yuzu numa caixa 

 Citrinos de (quase) todas as formas e feitios, como este estranho limão mãos de Buda, que parece ter sido cruzado com a cabeça de um elefante


photo 4.JPGAlém de ter acompanhado a colheita para o jantar foi um privilégio poder almoçar estas sardinhas fumadas com fatias finas de limão mãos de Buda feitas pelo Vincent Farges, num registo caseiro.
photo 5.JPGLimão caviar, um dos citrinos mais valorizados na alta cozinha. A dificuldade de colhê-los, entre densos e espinhosos ramos, é uma das razões do seu custo elevado. A outra é o seu sabor profundo, bem acídulo. O nome vem da forma da polpa, semelhante das ovas de caviar. 

 

É provável que o jantar de hoje, no Fortaleza do Guincho (que inexplicavelmente continua apenas com uma estrela Michelin) já esteja esgotado. Contudo o Vincent Farges referiu-nos que alguns dos pratos ficarão na carta sazonal. Para quem não puder estar hoje no Guincho fica o consolo de poder ler aqui, depois, as impressões sobre esta noite especial. 

 

Posts Relacionados: 

Vincent Farges dirige Sinfonia de Citrinos

Leia ainda:

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 15:05



Pub


Os autores

Duarte Calvão (perfil)
Miguel Pires (perfil)

Porquê?

Três autores há vários anos ligados à gastronomia e vinhos criaram este espaço para partilhar com todos os interessados os seus pontos de vista sobre o tema (ver "carta de intenções").

PUB


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Mesa Marcada - Os 12 Pratos do Trimestre


Siga-nos no facebook


Mesa Marcada no Twitter


Confira os premiados e as listas...



Pesquisar

  Pesquisar no Blog

Pub





Calendário

Dezembro 2013

D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031

Comentários recentes

  • Alexandre Silva

    O que está a dar, é o que não está a dar! Fico esp...

  • Jorge Guitian

    Uno más para la agenda de la próxima visita a Lisb...

  • Joao Fernandes

    Eu trabalho com mangalitza na Hungria, neste caso ...

  • João Faria

    Há uns tempos deparei-me com uma imagem do marmore...

  • Bruno

    Interessante - moro em Londres e não conhecia o Ta...