Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Doze pratos de 2013 (de chorar por eles em 2014)

por Miguel Pires, em 02.01.14

Doze pratos, um por cada mês, uma espécie de menu de degustação do ano do que comi por cá. Começo por esta "Sardinha, lula e carabineiro metidos numa caldeira", uma das várias boas propostas que o João Rodrigues criou, este ano, no Feitoria.

Despedi-me da época das sardinhas com esta entrada de Miguel Laffan, no L'And Vineards. Que bela despedida, pelas mãos daquele que viria a ser o mais recente chefe português a ganhar uma estrela Michelin. 



Moreia frita, na Associação de Pescadores do Portinho da Arrifana (Aljezur), entre uma mostra de produtos fantásticos da região 

"Falsa cabidela", de José Avillez, um dos pratos que saiu do menu do Belcanto, mas que, felizmente, o chefe português incluiu num jantar que fez com Nuno Mendes, no Viajante, em Londres.  

O leitão da Bairrada, segundo Avillez. Um dos best sellers do Belcanto e, para mim, um dos seus melhores pratos de sempre.

Fiz algumas das melhores refeições de 2013 no Tomo. Este lagostim com flor de lotus e quiabo foi um dos muitos pratos que tive a felicidade de degustar

 

"Ravioli Santi Santamaria" de Vítor Claro. Como escrevi na altura, quando postei esta foto no Instagram, " curto e grosso: este sacana é um grande cozinheiro". Fantástico jantar com a Paulina Mata e o Duarte Calvão numa das noites quentes de Verão. 

 


No Ocean, o chefe Hans Neuner tem-se divertido a brincar aos clássicos (e populares) e eu diverti-me a comer este 'frango da Guia' 

 

 

"Veado com frutas da época", o prato de carne de um menu de Outono memorável que Vincent Farges realizou, recentemente, no Fortaleza do Guincho.


Cevadada com entrecosto, de Vasco Lello, uma aposta ganha no novo conceito informal do Flores do Bairro, no Bairro Alto Hotel (Lisboa).

Pizza de figos e presunto do Casanova, também conhecida por "Há quando há". E eu, este Verão, comi-a sempre que houve. 

chocolate branco, gelado de azedas e coração de tomate, uma pré sobremesa marcante de um menu de degustação inesquecível no Ocean 

 

Leia ainda:

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 12:55


5 comentários

Sem imagem de perfil

De Jorge Guitián a 02.01.2014 às 18:16

Aparte de todos los restaurantes que tengo que conocer aun (Belcanto y Tomo están los primeros en la lista) apunto esa asociación de pescadores en Aljezur. Esa es otra parte de la cocina portuguesa en la que tengo que profundizar!
Imagem de perfil

De Miguel Pires a 03.01.2014 às 12:43

Os produtos dessa zona de Aljezur (a ocidente, no Algarve) são incríveis: dos enchidos, ao pão (e derivados), do produto mais conhecido da região, a batata doce, aos percebes, passando por estes petiscos que fazem com moreia, por exemplo.
Imagem de perfil

De Marco Neves a 02.01.2014 às 18:24

Bolas, eu é mais livros, mas às vezes gostava que fosse mais pratos...
Imagem de perfil

De Miguel Pires a 03.01.2014 às 12:39

mas há vantagens nessa área : é mais fácil ter um livro de pratos do que um prato de livros. Hum... piada tipo António Sala, peço desculpa. Além de que o senhor, nem cozinhava :)
Sem imagem de perfil

De Lucas a 25.10.2016 às 19:03

Quais são as notas de sabores da pré sobremesa, que realmente é muito interressante.

Comentar post



PUB


Os autores

Duarte Calvão (perfil)
Miguel Pires (perfil)

Porquê?

Três autores há vários anos ligados à gastronomia e vinhos criaram este espaço para partilhar com todos os interessados os seus pontos de vista sobre o tema (ver "carta de intenções").

Pub


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Siga-nos no facebook


Mesa Marcada no Twitter


Confira os premiados e as listas...



Pesquisar

  Pesquisar no Blog

Pub





Calendário

Janeiro 2014

D S T Q Q S S
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031

Comentários recentes

  • Pedro Sousa

    Medida enorme!No Celler de Can Roca tomaram igual ...

  • Paulo

    Miguel Pires, pela boca morre o peixe (inclusive a...

  • Ciclista

    Salazar arranjou forma de Eusébio nunca ser vendid...

  • Amélia

    Há pessoas que vivem apenas para a sua profissão. ...

  • Adriano

    Grande! Realmente há sempre uma certa diferença do...