Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




photo 1.PNG

O Thefoodpeople é uma empresa de consultadoria inglesa que estuda as tendências no mundo da indústria da alimentação e a cria conceitos de acordo as tendências para vender aos interessados que actuam nesse mercado. Recentemente esta empresa publicou o infográfico (que partimos e reproduzimos abaixo) onde definem oito grandes tendências e para 2014. Da sua leitura ficam algumas dúvidas - que provavelmente só os seus clientes terão acesso - como, por exemplo: como definem os períodos de duração de uma tendência, qual a metodologia utilizada, tamanho e destribuição geográfica do painel. Apenas sabemos (pela informação disponibilizada no site) que a empresa recorre a uma equipa de chefes, nutricionistas, 'food technologists', especialistas em marcas, investigadores e designers gráficos e de embalagens. 

photo 2.PNGphoto 3.PNG

Além destas oito tendências o gráfico apresenta ainda as tendências em relação às cozinhas mais influentes, a longevidade dessas influências e as que têm mais peso actualmente.

photo 4.PNG

photo 5.PNG

Sendo o peso ou a dimensão da tendência medida, em boa parte, a partir da exposição dos media, blogues e redes sociais de língua inglesa (presume-se, pela origem da empresa) não me surpreende que a cozinha americana e inglesa apareçam numa posição de destaque. Contudo, apesar ter vindo a acompanhar de perto a evolução e a forma como a cozinha escandinava se está a espalhar e a influenciar o mundo gastronómico, não esperava que pudesse ter toda esta relevância. Por outro lado parece-me bastante subvalorizada, neste gráfico, a cozinha espanhola, que me parece ter mais peso do que aquele que aqui apresenta. Não existem referências em relação a Portugal, o que, também, não deixa de ser elucidativo, em relação à nossa relevância, segundo visão de um mundo, que até parte daqui bem perto, de Inglaterra. 

Leia ainda:

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 13:55



Pub


Os autores

Duarte Calvão (perfil)
Miguel Pires (perfil)

Porquê?

Três autores há vários anos ligados à gastronomia e vinhos criaram este espaço para partilhar com todos os interessados os seus pontos de vista sobre o tema (ver "carta de intenções").

PUB


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Mesa Marcada - Os 12 Pratos do Trimestre


Siga-nos no facebook


Mesa Marcada no Twitter


Confira os premiados e as listas...



Pesquisar

  Pesquisar no Blog

Pub





Calendário

Janeiro 2014

D S T Q Q S S
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031

Comentários recentes

  • Jorge Guitian

    Uno más para la agenda de la próxima visita a Lisb...

  • Joao Fernandes

    Eu trabalho com mangalitza na Hungria, neste caso ...

  • João Faria

    Há uns tempos deparei-me com uma imagem do marmore...

  • Bruno

    Interessante - moro em Londres e não conhecia o Ta...

  • Duartecalf

    Mais uma boa notícia. É sinal de que a nossa gastr...