Saltar para: Posts [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Os novos estrelas Michelin: Antiqvvm – Porto

por Miguel Pires, em 03.12.16

17.jpg

Em Julho de 2015, o Chefe Vítor Matos anunciou a saída do Casa da Calçada, em Amarante, onde passou os últimos cinco anos. Responsável pela conquista e manutenção da estrela Michelin do restaurante da casa, Matos justificou a partida como o fim de um ciclo profissional (por considerar não ter mais margem de progressão) e como forma de poder vir a concretizar um velho sonho de abrir um espaço próprio.  
 
 
 

 

 

Leia ainda:

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 09:45

RP_Casa_Chá_Boa_Nova (2).jpg

A Casa de Chá da Boa Nova, em Leça da Palmeira (Matosinhos), era um dos espaços que queria conhecer há muito tempo por se tratar de uma das obras iniciais (e das mais emblemáticas) do arquitecto Siza Vieira. Projectado na década de 50 e classificado em 2011 como Monumento Nacional, este lugar foi recuperado recentemente e concessionado ao conhecido chef nortenho Rui Paula, que ficou responsável pela montagem da cozinha e adaptação a restaurante de luxo com pretensões assumidas a estrela Michelin. 

  

 
 
 

 

 

 

Leia ainda:

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 11:16

O Ano do Chefe Ricardo Costa?

por Miguel Pires, em 29.11.16

The Yeatman_ Chefe Ricardo Costa_1 (1).jpg

 

O ano está a correr bem para o chefe Ricardo Costa do Yeatman. Depois de ter recebido na semana passada, em Girona, a segunda estrela Michelin para o restaurante, ontem, em Tóquio, foi a vez de receber o troféu "Chef Revelação" (“Rising Chef”), na gala anual da Relais & Châteaux que decorreu na capital japonesa. 

 

 

Leia ainda:

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 11:20

IMG_4110 (2).jpg

 

Este ano fez-se história em Girona: nunca o mais influente e prestigiado guia gastronómico do mundo tinha atribuído tantas estrelas a Portugal (ou a Espanha). Foram 9 os galardoados, ou seja: de uma assentada passámos de 3 para 5 no número de restaurantes com duas estrelas, e de 11 para 18, nos de uma estrela. 

 

 

 

 

Leia ainda:

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 01:15

FullSizeRender 15.jpg 

A poucas horas de serem revelados as novidades do Guia Michelin Espanha e Portugal 2017, em Girona, Espanha, já é sabido que Portugal terá 7 novos restaurantes com 1* estrela e 2 novos com 2** estrelas,  resultado fantástico, ainda que não se verifique a duplicação do número de estrelas, como tinha sido avançado há umas semanas por um responsável da publicação. 
 
 

 

 

Leia ainda:

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 17:28

O Asiático_sala .jpg

Quando, há cerca de dois anos, propuseram a Kiko Martins ficar com o local onde funcionou a Casa Varela (uma antiga loja de materiais de pintura), o chef d’O Talho e d’A Cevicheria não escondeu a satisfação. “Gostei muito do espaço e quando trouxe aqui o meu irmão [responsável pela arquitectura de interiores] ele passou-se com o lugar.” A ambos impressionou-lhes a dimensão e o facto de ficar meio escondido em pleno Príncipe Real. Fechado o negócio, Kiko Martins começou a pensar no conceito e ocorreu-lhe a ideia de fazer um restaurante asiático. Enquanto chef de cozinha, o português nunca escondeu que pretende continuar a trazer “o mundo a Portugal”, como nos projectos anteriores, e impor um cunho pessoal influenciado pelas suas viagens.

 

 

Leia ainda:

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 11:11

Restaurante_Trio.jpg 

Depois de passar por vários restaurantes de prestígio, em Portugal e Espanha, o chef Manuel Lino sentiu que precisava de ter liberdade criativa e de se comprometer num lugar próprio onde pudesse ter uma linguagem mais pessoal. Assim nasceu o Trio, um espaço sóbrio com um toque distinto, próximo do Parque Eduardo VII, em Lisboa. “Não foi um desejo empresarial, se não tinha aberto um sítio com outras características”, conta-nos. “Foi um passo arriscado mas queria ter um discurso próprio.”

 

 

Leia ainda:

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 12:05

Henrique Mouro_Bagos.jpg

 

Sendo Portugal o maior consumidor europeu de arroz e tendo o país um receituário tão rico à base deste cereal era de estranhar que em Lisboa não houvesse um restaurante inteiramente ligado a ele. Porém, este ano, surgiram pelo menos dois, o Rice Me, em São Sebastião e o Bagos, no Chiado. Este último, traz de volta Henrique Mouro, um valor seguro da nossa cozinha há já algum tempo afastado dos fogões.
 
 
 
 
 
 

Leia ainda:

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 17:32

Não são (só) "vinhos naturais", são bons

por Miguel Pires, em 16.11.16

IMG_3975.JPG

Ontem, na galeria Passevite, em Lisboa, Tiago Teles (na foto) e António Marques da Cruz apresentaram os seus vinhos Raiz (uma novidade - um loureiro diferente da região dos vinhos verdes), Gilda, Maria da Graça (rodos do primeiro), Quinta da Serradinha (tintos e brancos, do segundo) e Utopia dos Cozinheiros (uma parceria entre os dois).

 

 

Leia ainda:

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 09:58

25173713620_6ffb391b23_z.jpg

Agrada-me um bairro onde o fato e a gravata se cruzam com calções e chinelos ou fato de surf. É assim no bairro de Gros, que desemboca praia da Zurriola, também conhecida por praia dos surfistas, perto do Kursaal. É uma zona jovem e descontraída e, em termos gastronómicos, uma alternativa mais arejada à famosa Parte Vieja.

 

 

 

Leia ainda:

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 10:39


Pub


Os autores

Duarte Calvão (perfil)
Miguel Pires (perfil)

Porquê?

Três autores há vários anos ligados à gastronomia e vinhos criaram este espaço para partilhar com todos os interessados os seus pontos de vista sobre o tema (ver "carta de intenções").

Pub


Siga-nos no facebook


Mesa Marcada no Twitter


Confira os premiados e as listas...



Pesquisar

  Pesquisar no Blog

Pub





Calendário

Março 2017

D S T Q Q S S
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031

Comentários recentes

  • Anónimo

    https://leilao.catawiki.pt/kavels/10348467-carlos-...

  • Ceny Leite Rodrigues

    Concordo plenamente! Estava agora a comer salmão e...

  • Duartecalf

    Artur,Talvez tenha dado a ideia que achei fraco; n...

  • Artur Hermenegildo

    Infelizmente ao almoço está sempre muito cheio e é...

  • Duartecalf

    Artur,Obrigado pela referência à Tiraninha. Trabal...


subscrever feeds