Saltar para: Posts [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Robert_Parker_WIne_Advocate (1).jpg

O título é uma provocação, evidentemente, mas tem uma razão de ser e não é a do clickbait. A Michelin acaba de anunciar a aquisição de uma participação de 40% da Robert Parker Wine Advocate e do RobertParker.com, "o guia independente do consumidor de vinhos de qualidade mais lido do mundo".

 

Leia ainda:

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 16:16

IMG_9733.JPG

A próxima edição Madrid Fusión, um dos principais palcos mundiais da gastronomia, terá a presença dos chefes portugueses João Rodrigues (Feitoria), Alexandre Silva, (Loco) e Henrique Sá Pessoa (Alma), segundo me confirmou, ontem, José Carlos Capel, director do congresso que se realizará na capital espanhola, de 23 a 25 de Janeiro.

 

 

 

 

Leia ainda:

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 10:39

VinhoaoVivo.JPG

 

Eles são os primeiros a recusar as etiquetas e a preferir falar de "vivos com autenticidade e tipicidade, de forma mais natural e artesanal", mas a verdade é que muito se tem falado nos últimos tempos de "vinhos naturais" e os principais produtores portugueses e alguns estrangeiros vão estar presente neste "Vinho ao Vivo", que se realiza hoje, sexta-feira, e sábado na esplanada do À Margem, em Belém (Lisboa). 

 

 

 

 

Leia ainda:

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 10:41

Eater Lisbon_2 (1).jpg

 

Com mais de 5 milhões de visitantes únicos por mês, o Eater é provavelmente o principal site norte-americano de informação gastronómica. Além de notícias, reportagens, entrevistas, criticas, etc, o Eater tem vindo a publicar uma série de guias de restaurantes (e de gastronomia) sobre as principais cidades dos Estados Unidos e, mais recentemente, também de outras de diversos países. O mais recente, lançado esta quarta-feira, é The Eater Guide to Lisbon, um guia bem completo sobre a capital portuguesa, que só teve paralelo até hoje com Tóquio, Paris e Cidade do México.

 

 

 

 

Leia ainda:

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 11:32

CCA2017.jpg

 

Como é do conhecimento geral,  Luís Gaspar, da Sala de Corte, em Lisboa, ganhou final do concurso Chefe Cozinheiro do Ano 2017 (CCA), que decorreu nos dias 5 e 6 de Janeiro, na FIL, Parque das Nações. Gaspar, já tinha vencido antes a etapa regional lisboeta que se disputou em Maio último e, curiosamente, tal como nesse apuramento, em 2° e 3º lugares ficaram Nicu Iastremschii, do Loco, e Nuno Fernandes, de O Talho. _

 

 

 

 

Leia ainda:

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 14:00

O Porto tem fome de quê?

por Miguel Pires, em 11.06.17

Larica (1).png

 

É já na próxima terça-feira, 13 de Junho, na Escola de Hotelaria do Porto, que decorre o Larica Food Congress, um encontro ao longo do dia inteiro, com conferências, debates, masterclasses, comida de rua, um Jantar a 6 Mãos, entre outras actividades. Organizado pelos alunos finalistas do curso de gestão e produção de cozinha desta escola, o Larica surge como uma jornada para quem tem "vontade de aprender, de saber mais, de questionar, de confrontar, de reflectir e de partilhar" e "com a intenção de reflectir sobre o que de novo e entusiasmante pode surgir na Gastronomia Portuguesa".

 

 

 

Leia ainda:

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 17:40

IMG_8364.JPG  

Quem chega a Moscovo, pela primeira vez, nos dias de hoje, dá de caras com uma cidade muito diferente do estereótipo construído pelas imagens da era soviética. Sim, a perestroika deu-se há mais de 25 anos e é verdade que o Kremlin e uma boa parte dos edifícios históricos famosos, como Catedral de São Basílio ou o Teatro Bolshoi, mantêm a imponência de sempre. Porém, aquela imagem cinzenta dos edifícios públicos e de habitação de outrora, que ainda esperamos encontrar, não tem correspondência, pelo menos, numa boa parte das zonas centrais, recuperadas, onde impera uma cidade bela e cuidada. Como qualquer lugar que viveu um boom económico, a especulação imobiliária afastou o cidadão comum de certas áreas, tornando-se zona residencial e de comércio de uma elite abonada. 

 

 

Leia ainda:

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 12:07

 IMG_7823.JPG

Alguém escreveu esta semana que o passado Sábado tinha sido um dia terrível para todos os Sportinguistas e Portistas ateus que não gostam de música. Agora imaginem um Benfiquista ferrenho enfiado numa sala a provar vinhos e a roer-se a cada notificação de golo que surgia no ecrã do telemóvel.

 

 

 

Leia ainda:

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 16:37

SanguenaGuelra16_GVillaverde3.jpg

Missão cumprida (mas não finalizada) com um Simpósio bem sucedido e um festival de comidas de rua - que pela qualidade e diferença deveria ter tido mais gente - o Sangue na Guelra 2017 prossegue, em Lisboa, no modelo original que lhes deu fama, cá e fora de portas, a dos jantares Young Chefs With Guts, a várias mãos, com head chefs emergentes de restaurantes de topo a nível nacional e mundial. 

 

SanguenaGuelra16_GVillaverde1.jpg

Este ano, os jantares realizam-se em 4 restaurantes diferentes, com o Bistro 100 Maneiras e o Varanda do Ritz Four Seasons a juntarem-se à 1300 Taberna e ao Alma, que acolheram outros eventos do grupo no passado. Quanto a chefes, além de vários jovens promissores portugueses, destaca-se a presença de nomes como Chase Lovecky (The Clove Club, Londres, Inglaterra - 1* estrela Michelin; Nº26 W50Best), Takahiko Kondo (Osteria Francescana, Modena, Itália - 3*** Michelin e nº2 do W50Best), Karime Lopez (Central, Lima, Peru - Nº5 W50Best) e Jordan Bailey (Maaemo, Oslo, Noruega - 3*** Michelin , Nº79, W50Best).

 

A organização promete "irreverência, conhecimento e criatividade" e como tem sido apanágio de edições anteriores, pratos confeccionados com peixes e ingredientes marinhos da costa portuguesa, prosseguindo assim uma das causas do festival no que diz respeito à sustentabilidade e ao incentivo ao consumo de espécies diversificadas e em maior abundância - um papel cujo o mérito muito se deve, também, a Pedro Bastos, o nosso entrevistado do último Menu de Interrogações (quem andou distraído pode - deve - ler a entrevista, aqui).  

 

Eis o programa das festas:

 

Dia 14 de Maio, no Bistro 100 Maneiras, (com escolta de Ljubomir Stanisic), vão estar: Milton Anes (LAB by Sergi Arola *), Chase Lovecky (The Clove Club *), Leandro Carreira Fábio Quiraz (Paparico).

 

Dia 15 de Maio, o  Alma, de Henrique Sá Pessoa, no Chiado, recebe o casal Takahiko Kondo (Osteria Francescana ***) e Karime Lopez (Central).  

 

Já no 16 de Maio, o clássico Varanda Ritz Four Seasons recebe os chefes Gil Fernandes (Fortaleza do Guincho *), Jordan Bailey (Maaemo ***), Ricardo Machado (Beco-Cabaret Gourmet), que serão a acompanhados pelo chefe anfitrião Carlos Cardoso.

 

Por fim, mas não menos relevante, no dia 22 de Maio, a encerrar o Sangue na Guelra 2017, no restaurante 1300 Taberna, de Nuno Barros, haverá o jantar O Rio, ficando os chefes Pedro Almeida (Midori), Pedro Pena Bastos (Esporão), Rodrigo Castelo (Taberna Ó Balcão) e Emília Reis (Vista) responsáveis por nos aprsentarem as suas propostas com espécies de água doce dos nossos rios. 

 

SanguenaGuelra16_GVillaverde2.jpg

 

Todos os jantares terão início às 19h30 (para não mais do que 60 pessoas) e o preço será de 130€  - menus com mais de uma dezena de momentos, entre amuse-bouches, pratos principais e sobremesa). As reservas podem ser feitas através de reservas@sanguenaguelra.pt.

 

O Mesa Marcada é parceiro oficial de media do Sangue na Guelra

 Fotos: edição de 2016, por Gonçalo Villaverde 

 

Posts Relacionados:

 

E vai um festival de Comida de Rua no fim de semana? 

Sangue na Guelra arranca arranca com o Simpósio esta 6ªFeira 

 

Leia ainda:

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 17:59

CCA_VencedoresetapaLisboa.jpg

 

Duarte Eira (Salpoente, Aveiro), Leandro Araújo, (São Gabriel, Almancil), Luís Gaspar (Sala de Corte, Lisboa - ao meio na foto), Nicu Iastremschii (Loco, Lisboa - à direita na foto), Nuno Fernandes (O Talho, Lisboa à esquerda na foto) e Ricardo Raimundo (Escola de Hotelaria de Fátima) são os finalistas do Chefe Cozinheiro do Ano 2017 (CCA), cuja derradeira etapa, que irá definir o vencedor, está marcada para dia 5 e 6 de Junho, na na FIL (durante a Alimentaria & Horexpo 2017). 

 

Leia ainda:

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 10:32


Pub


Os autores

Duarte Calvão (perfil)
Miguel Pires (perfil)

Porquê?

Três autores há vários anos ligados à gastronomia e vinhos criaram este espaço para partilhar com todos os interessados os seus pontos de vista sobre o tema (ver "carta de intenções").

PUB


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Mesa Marcada - Os 12 Pratos do Trimestre


Siga-nos no facebook


Mesa Marcada no Twitter


Confira os premiados e as listas...



Pesquisar

  Pesquisar no Blog

Pub





Calendário

Agosto 2017

D S T Q Q S S
12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031

Comentários recentes

  • Alexandre Silva

    O que está a dar, é o que não está a dar! Fico esp...

  • Jorge Guitian

    Uno más para la agenda de la próxima visita a Lisb...

  • Joao Fernandes

    Eu trabalho com mangalitza na Hungria, neste caso ...

  • João Faria

    Há uns tempos deparei-me com uma imagem do marmore...

  • Bruno

    Interessante - moro em Londres e não conhecia o Ta...


subscrever feeds