Saltar para: Posts [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Pesca em maré de aberturas

por Miguel Pires, em 20.09.17

Pesca_DiogoNoronha.JPG

Ainda acabava de publicar o post abaixo sobre o novo restaurante de Vincent Farges, quando recebo, no email, a informação que outro dos mais aguardados restaurantes da reentrada, o Pesca, cuja existência comunicámos, aqui, em primeira mão, abre na próxima semana. Na verdade, não é anunciada a data, mas é referido que as reservas já estão abertas. Acontece que quando se verifica o calendário, o dia 26 é a primeira data disponível.

 

 

 

Leia ainda:

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 15:16

 

VincentFarges.jpg

 

É um clássico no inicio de cada ano (ou no final do anterior) e no período da rentrée (após o Verão) falar-se dos novos restaurantes que estarão para abrir. E um dos mais aguardados, em Lisboa, é o novo projecto do chefe Vincent Farges, no Chiado. Em Janeiro, na Fugas (Público), falava-se que a abertura estava prevista para o 1º trimestre e, na semana passada, a Time Out anunciava a inauguração para o inicio de Outubro. Contudo, nem uma nem outra dava grande informação sobre o nome ou o sobre o que será o novo restaurante (a Time Out referia apenas que Farges “fará alta cozinha na mesma linha do que fazia no Fortaleza do Guincho, de onde saiu em 2015”).

 

 

 

Leia ainda:

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 13:52

PedroPenaBastos_1.jpg

 

Em comunicados separados, o Esporão e o seu chefe de cozinha Pedro Pena Bastos, bem como a directora de f&b e sua mulher Teresa Chaves, anunciaram neste final de tarde o fim do projecto de alta cozinha do enoturismo da empresa, em Reguengos de Monsaraz. A noticia deixou-nos surpreendidos dada a projecção e sucesso que o restaurante parecia ter alcançado nos últimos dois anos. 

 

 

 

Leia ainda:

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 21:34

20KITCHEN2-superJumbo.jpg

 

Já é quase fastidioso enumerar a quantidade de artigos que semanalmente saem na imprensa mundial a gabar as maravilhas lusas, tipo “o beco mais trendy do mundo é português” até à possibilidade, segundo um artigo da BBC, da cozinha portuguesa ser a mais influente do mundo.

 

A maior parte dos leitores identifica-se com estes artigos, a ver pela quantidade de “gostos” e partilhas nas redes sociais, e as publicações online também, obviamente, sobretudo, numa altura em que as receitas das edições em papel estão com o rating próximo de “lixo” e os clicks valem ouro (ou bronze vá lá). Até há quem compile e divulgue essas notícias, com um certo tom irónico, como faz Pedro Boucherie Mendes, numa espécie de rubrica intitulada “Amor que nós temos ao amor que têm por nós”.

 

E tudo isto vem a propósito de quê? de algum artigo elogioso recente que tenha escapado aos nossos media?

 

 

 

Leia ainda:

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 12:58

BenShewry_Broadsheet_au.jpg

 

Ben Shewry é um prestigiado chef de origem neozelandesa que está na crista da onda. Aos 40 anos é respeitado entre os seus pares e clientes, teve direito a um episódio dedicado a si logo na primeira série de Chef’s Table (Netflix) e o seu restaurante Attica, em Melbourne, Austrália, figura entre os melhores do mundo (nº 32 do World 50 Best).

 

Porém, o que leva então Shewry a publicar na sua conta do Instagram uma foto sua, com 23 anos, visivelmente exausto, com uma mensagem bem diferente da imagem "glamourosa" de rock star que muitos associam à vida de um chef?

 

 

Leia ainda:

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 12:13

IMG_1085.JPG

  

 Muito se tem falado ultimamente na internacionalização da cozinhar portuguesa e este é mais um passo neste sentido. Depois de vários anos a realizar e eventos em Portugal, a Amuse Bouche de Ana Músico e Paulo Barata foram convidados para levar o seu Sangue Na Guelra a Dusseldorf, na Alemanha, numa curadoria que conduzirá a esta cidade doze chefe e dois produtores portugueses.  
 
 
 
 

Leia ainda:

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 11:00

aquihapeixe-40.jpg

A pergunta é frequente: “Onde se come um bom peixe grelhado, em Lisboa?”. A resposta é sempre um tanto embaraçosa porque nunca sei muito bem o que responder. Para mim, peixe grelhado é coisa de se comer à beira-mar (na Praia da Adraga, ou no Meco, por exemplo) e, por isso, é raro optar por tipo de preparação na capital.
 
 
 
 

Leia ainda:

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 13:46

 

É um pássaro, é um avião? Não, é a última sobremesa de Jordi Roca, no Celler de Can Roca. O mais novo dos irmãos Roca, responsável pela parte de pastelaria (ou será, neste caso, de magia?), acaba de publicar este pequeno video no Instagram.

 

Leia ainda:

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 13:04

HUI_3231 (1).jpg

 

Parecem nascidos em laboratório, do cruzamento entre um javali e uma ovelha, mas nem as vítimas de Obélix, nem os parentes da Dolly são para aqui chamados. Sim, são mesmo porcos, da raça mangalica, lanzudos e com uma grande percentagem de gordura, características essenciais para a adaptação ao frio e à neve nas estepes húngaras, de onde são originários. Os exemplares destas fotos (e vídeo) são criados perto do Fundão, um caso raro se não mesmo único por cá. Mas já lá vamos.

 

 

 

Leia ainda:

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 16:59

Tata Eatery com pop-up em Lisboa

por Miguel Pires, em 08.08.17

Ana_and_Zijun_Pro_Large.0.jpg

 

Ana Gonçalves é portuguesa e Zijun Meng chinês. Juntos abriram em Junho de 2016, na zona leste de Londres, o Tata Eatery, um restaurante de cozinha contemporânea com raízes chinesas e portuguesas. A dupla, que trabalhou com Nuno Mendes no Viajante e Chiltern Firehouse, anunciou recentemente que vai sair do espaço que partilha com um outro projecto e que andam à procura de um local próprio na capital inglesa. 

 

 

 

 

Leia ainda:

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 15:42


PUB


Os autores

Duarte Calvão (perfil)
Miguel Pires (perfil)

Porquê?

Três autores há vários anos ligados à gastronomia e vinhos criaram este espaço para partilhar com todos os interessados os seus pontos de vista sobre o tema (ver "carta de intenções").

PUB


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Siga-nos no facebook


Mesa Marcada no Twitter


Confira os premiados e as listas...



Pesquisar

  Pesquisar no Blog

Pub





Calendário

Outubro 2017

D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031

Comentários recentes

  • Paulina Mata

    Tenho pena mas não vou poder ir. O ano passado val...

  • Duarte Calvão

    Julgo que sim. No final do post há um link que rem...

  • João Almeida

    Duarte,E quem pode participar? Porque é que é só p...

  • João Gonçalves

    Muito interessante. Reconheço que me sinto ignoran...

  • Anónimo

    Só para esclarecer que este comentário é meu. Artu...


subscrever feeds