Saltar para: Posts [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Critica Gastronómica: Estela (Nova Iorque)

por Miguel Pires, em 16.04.17

64539Exterior_of_Estela_Credit_Tuukka_Koski (2).jpg

Quando, em 2014, o Presidente Obama e a primeira dama estiveram em Nova Iorque, para um conferência nas Nações Unidas, jantaram no Estela, um pequeno e conceituado restaurante informal de cozinha de autor, em Nolita (próximo do Soho). 

 

Os relatos evocam o grande alvoroço que provocou no local o facto de Obama ter querido passar uma noite com a sua mulher como um casal comum.  Acontece que a dupla presidencial não é uma parelha qualquer e obrigou quem tinha reserva nesse dia a passar uma segurança apertada no interior  - com seis guardas a rodear a mesa presidencial - e um apertado controlo cá fora. Consta que Obama e Michelle terão apreciado os pratos do chefe Ignacio Mattos - que lhes preparou um carpaccio de pregado, salada de endívias com nozes, croquetes de bacalhau e burrata – e que, no final, atravessaram a sala distribuindo sorrisos e cumprimentos. Se até esse momento o Estela, aberto um ano antes, já era um dos lugares mais cool e concorridos da região, a partir daí ficou ainda mais complicado conseguir-se reservar – isto numa cidade que vive a um ritmo frenético e onde novos restaurantes abrem todos os dias. 

 

 

 

Leia ainda:

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 11:34

Symington_Alentejo1.jpg

Certamente que muitos ainda se lembram do vinho Alta Quintas que há mais de uma dezena de anos invadiu o mercado com uma estratégia agressiva, em termos de publicidade e presença em restaurantes. Foram anos de (aparente) abundância e crédito fácil que trouxe ao mundo dos vinhos, nomeadamente no Alentejo, vários empresários de fora do sector.

 

 

 

 

Leia ainda:

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 12:37

Avillez_E_DiegoMunoz (2).jpg

Chama-se Cantina Peruana o novo projecto de José Avillez, em Lisboa, desta vez associado ao chefe peruano Diego Muñoz (na foto), ex-braço direito de Gastón Acurio, que este domingo se juntou ao português, na apresentação que encerrou o Peixe em Lisboa. 

 

 

 

Leia ainda:

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 18:55

13482855_935609926561490_8728630176860198819_o.jpg

Há cinco anos, quando começou, era apenas uma amostra de um movimento que teve a feliz ideia de convocar sub chefes de alguns melhores restaurantes do mundo (e também de Portugal). Nas edições seguintes acrescentaram um simpósio, para voltarem "apenas" à fórmula dos jantares, no ano passado. Porém, quando já se pensava que tinha entrado em desacelaração, a dupla que dá a cara pela Amuse Bouche, Paulo Barata e Ana Música, volta à carga e com mais ambições. 

 

 
 
 

Leia ainda:

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 13:54

 

IMG_7059 (1).PNG

 

Há dois anos que se falava da vitória do Eleven Madison Park no ranking do The World 50 Best Restaurants e finalmente aconteceu. A lista que acaba de ser divulgada consagra o restaurante nova-iorquino como o melhor do mundo para o juri desta votação que reune mais de 1000 jurados dos cinco continentes. Fica a lista abaixo da forma como foi sendo divulgada: 

 

 

Leia ainda:

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 13:05

h_00028304.jpg

José Avillez não pára. O chefe português é o convidado do mês de Abril do Ikarus, o singular restaurante ligado à Red Bull instalado num hangar, o Hangar 7, no Aeroporto de Salzburgo, Áustria. Refiro singular dado que o Ikarus funciona como uma espécie de pop up recebendo todos os meses chefes diferentes de todo o mundo.

  

Leia ainda:

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 10:46

Encontro em Bicesse, no Conceito Food Store

por Miguel Pires, em 31.03.17

conceito-food-store-bicesse-chef-daniel-estriga-copyright-nuno-antunes-a-cidade-na-ponta-dos-dedos-sancha-trindade7-768x512.jpg

Daniel Estriga tinha 23 anos quando resolveu abrir o seu restaurante próximo da casa dos seus pais, numa zona residencial de Bicesse, Cascais, depois de meia dúzia de anos de experiência a trabalhar com chefes como Bertilio Gomes, no Vírgula, Joachim Koerper, no Eleven, ou Paulo Morais.

 

 

 

Leia ainda:

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 11:37

Belcanto.jpg

 

Como já vem sendo habitual a organização do World’s 50 Best Restaurants, cujo ranking será anunciado no próximo dia 5, em Melbourne, Austrália, antecipou, esta manhã, a divulgação da 2ª parte da lista, com os restaurantes que se classificaram entre o nº 51 e 100 em 2017. Portugal (como sempre, agregado a Espanha na mesma região), continua a ter a presença de apenas um restaurante, O Belcanto, que surge agora na 85ª posição, uma queda de 7 lugares em relação ao 78º lugar de 2016.

 

 

 

 

Leia ainda:

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 09:51

FortalezadoGuincho.jpeg

 

A velha questão. Devemos voltar a um lugar onde fomos felizes? Reformulo a pergunta. Devemos voltar a um lugar onde fomos felizes quando uma mudança significativa se verifica nesse local? 

A resposta... já lá vamos.  

 
 

 

 

Leia ainda:

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 22:41

Tapisco (1).jpg

Abriu esta segunda feira à noite, no Príncipe Real, em Lisboa, o Tapisco, o restaurante tapas e petiscos que junta de novo Henrique Sá Pessoa e o grupo Multifood, seu parceiro no Alma.

 

 

 

 

 

Leia ainda:

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 14:11


PUB



Os autores

Duarte Calvão (perfil)
Miguel Pires (perfil)

Porquê?

Três autores há vários anos ligados à gastronomia e vinhos criaram este espaço para partilhar com todos os interessados os seus pontos de vista sobre o tema (ver "carta de intenções").

Siga-nos no facebook


Mesa Marcada no Twitter



Pesquisar

  Pesquisar no Blog

Pub





Calendário

Junho 2017

D S T Q Q S S
123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930

Comentários recentes

  • maria sou

    Uau!... Mas não gosto do nome. Está parecido com a...

  • João Faria

    Interessante análise e reflexão. Fiquei curioso em...

  • Adriano

    Miguel não me leves a mal este bocadinho de mau ol...

  • silva

    acho preço bastante caro, a não ser que as garra...

  • Artur Hermenegildo

    Ao que diz o Bloomberg, o Gaggan, nº7, irá fechar ...


subscrever feeds