Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




A Inês da aletria

por Miguel Pires, em 12.02.14

Restaurante Casa Inês  

A Casa Inês nasceu de uma dissidência de parte da família proprietária da Casa Aleixo, o conhecido restaurante portuense da Campanhã. No inicio de 2012 quando abriu, não muito longe da casa original, ainda se chegou a chamar Inês do Aleixo. Porém, apesar da proprietária ser conhecida por esse nome, para evitar problemas, acabou por mudar para Casa Inês. Contudo, o importante é que manteve o essencial: a Inês (filha do proprietário da primeira casa e cozinheira-mor - que ela não gosta que lhe chamem chef), Germano Dinis (seu marido e responsável pela sala), parte da equipa e um bom pedaço do cardápio.

.
Germano Dinis é do género de tirar a pinta aos clientes. Ainda balbuciámos o que íamos pedir, contudo, ou ele tirou as medidas ao Sr. Calvão, ou o terá reconhecido de outros carnavais e, vai daí, disse-nos, educadamente: "deixem comigo". Já se sabe que as gentes do norte são hospitaleiras (vá lá, admito, mais do que as do sul), mas o Germano percebeu que já ali chegáramos no fim do festim de três dias (era um domingo, ao almoço) e, como deve ter reparado nos 5 quilos recentemente conquistados, não abusou. Primeiro trouxe-nos uns bolinhos de bacalhau (pastéis, para a malta do sul) com feijão frade e umas tripas à moda do Porto (dobrada - mais coisa menos coisa - abaixo do Mondego). O Duarte ainda fingiu que não gostava de tripas e poupou-se para os filetes de polvo, sem antes se fazer rogado com os bolinhos de bacalhau, fofos, leves e impecavelmente fritos. Eu ainda degustava os folhinhos, que são mais para a proximidade do estômago (de vitela) do que para a tripa, quando chegaram os filetes. O Sr. Duarte Calvão quase chorou ao saborear o arroz carolino solto com pedaços do octópode. Já eu, por acaso, ia dizer que talvez o preferisse mais malandrinho mas, com medo que caísse o Carmo e a Trindade, que é como quem diz, os Clérigos e a Sé, resolvi antes enaltecer os tentáculos do bicho e a sua polme dourada.   
Antes da sobremesa, e perante uma certa estupefacção de quem nos acompanhava, pedimos, para aconchegar, mais uma dose de filetes de polvo e, como limpa palato, a famosa vitela no forno, que de tão tenra quase se comia à colher (normalmente utilizam o cachaço ou o nispo - também conhecido como chambão, na linguagem moura, creio). Pena que já não havia o igualmente afamado cozido à portuguesa, por isso, para rematar veio de sobremesa uma rabanada e uma generosa colherada de aletria para cada um. Houve quem recusasse e eu, como bom escuteiro que nunca fui, comi em dobro. E chorei. Duas horas depois, após duas Água das Pedras, três voltas a pé ao Mercado do Bom Sucesso e cinco à rotunda da Boavista, ainda pensava naquele escândalo de aletria e do forrobodó com a rabanada. A minha fantasia de trio estava satisfeita.
.
Nota: post reeditado para uma correcção. As tripas são de vitela e não de porco, obviamente. 
.
Contactos: Rua de Miraflor, 2o, Porto || Tel: 22 510 69 88 ; Preço médio: 30€/35€ (com vinho)
Posts relacionados:

Leia ainda:

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 10:45


3 comentários

Sem imagem de perfil

De Joao Diniz a 12.02.2014 às 11:38

Tenho de voltar ao Porto em breve...
Sem imagem de perfil

De teixeira a 12.02.2014 às 12:36

Como fico feliz em ler um post como este! Sou fã incondicional da Casa Aleixo. Dos filetes até a rabanada. Este Casa Inês será objecto de investigação do bem na próxima ida ao Porto. Como me regozijo em ver termos como, filetes de polvo, bolinhos de bacalhau, vitelas ao forno enaltecidos. Um gostosíssimo hiato para os falsos "conservadores" como eu. Ou seja, gosto muito da arraia na Praça de Arroios e dos Pollocks no MoMa-NY . Os dois juntos, bem...
Sem imagem de perfil

De Gabriela Ruiz a 12.02.2014 às 14:01

Agua na boca... mmmm

Comentar post



PUB


Os autores

Duarte Calvão (perfil)
Miguel Pires (perfil)

Porquê?

Três autores há vários anos ligados à gastronomia e vinhos criaram este espaço para partilhar com todos os interessados os seus pontos de vista sobre o tema (ver "carta de intenções").

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Mesa Marcada - Os 12 Pratos do Trimestre


Siga-nos no facebook


Mesa Marcada no Twitter


Confira os premiados e as listas...



Pesquisar

  Pesquisar no Blog

Pub





Calendário

Fevereiro 2014

D S T Q Q S S
1
2345678
9101112131415
16171819202122
232425262728

Comentários recentes

  • Miguel Pires

    Tem calma, Adriano. O Yeatman ganhou no ano passad...

  • Miguel Pires

    Recebemos o comunicado ontem e ia fazer um apontam...

  • Miguel Pires

    Mais de 50% do tráfego de ontem para este blogue ...

  • Carlos Alexandre

    Recorde-se que o Bistro 100 Maneiras ganhou o maio...

  • Adriano

    Infelizmente conheço mal o "panorama". Mas acho qu...