Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Está aí à porta mais uma edição da Rota das Estrelas, com etapa inaugural marcada para 19 a 25 de Março, como sempre, no Hotel Cliff Bay, no Funchal. Acompanho esta etapa desde que foi criada a rota e tenho testemunhado o crescimento deste evento e a importância que alcançou, especialmente, na Madeira, onde será actualmente uma das actividades de maior destaque na ilha, atraindo mesmo clientes que se deslocam propositadamente do estrangeiro nesta altura. 

 

A Rota das Estrelas, cujo objectivo passa pela troca de experiências entre profissionais do meio e a dinamização (fora da época alta) dos restaurantes portugueses com estrelas Michelin e dos produtores que a eles se associam, tem evoluído muito com um empenho e investimento cada vez maior por parte dos restaurantes. O Cliff Bay, cujo Il Gallo d'Oro, do chef Benoît Sinthon, é o único restaurante na ilha com uma estrela no guia vermelho, preparou um programa que durará uma semana e terá como novidade a realização de um dos jantares fora do hotel. O "Wine for Food", assim foi denominado, acontecerá logo no primeiro dia (19 de Março), nas adegas Blandy's Wine Lodge, no centro do Funchal e promete ser, segundo a organização, "uma experiência única especialmente dedicada aos amantes do vinho e da alta gastronomia". Depois há uma série de actividades, degustações e visitas a produtores locais, além dos habituais "jantares gourmet", no Il Gallo d'Oro.

 

 Benoît Sinthon, chef do Il Gallo d'Oro

.

Haverá ainda um outro jantar volante, o "Kitchen Alive", em que os vários chefes convidados ocupam bancadas de cozinha (ou estações) e vão cozinhando e interagindo com o público ao longo da noite - um pouco à imagem do que o Vila Vita Parc (Algarve) fez no ano passado. Por último o programa destaca ainda o "Portugal wine Ladies", em que estarão em destaque uma série de vinhos de produtoras e enólogas de várias regiões do país, apresentados pelas próprias. 

 

A lista de chefes presentes é extensa e engloba nomes de vários países, a saber: Benoît Sinthon (chef anfitrião), Joe Barza (Chefe Consultor, MasterChef, Líbano); Olivier Barbarin (Châteux d'Audrieu, França, 1* estrela Michelin), Sébastien Broda (Le Park 45, França, 1*); Miguel Laffan (L’and, Montemor-o-Novo, 1*); Ricardo Costa (The Yeatman, Porto, 1*); Vincent Farges (Fortaleza do Guincho, Cascais, 1*); Vítor Matos (Largo do Paço, Amarante, 1*); Paulo Morais (Umai, Lisboa). A estes juntam-se ainda os Chefes da casa Alcino Marques e João Espírito Santo. Henrique Sá Pessoa (Alma, Lisboa), Pascal Picasse (Le Park 45, França) estarão encarregues da pastelaria, juntamente com os representantes da cozinha Porto Bay – Yves Michoux, Damien Schelles e Luís Silva.

 

O programa poderá ser consultado aqui e as reservas poderão ser feitas através do Tel 291 707 700 ou  info@cliffbay.com.

Leia ainda:

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 12:13



Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Os autores

Duarte Calvão (perfil)
Miguel Pires (perfil)

Porquê?

Três autores há vários anos ligados à gastronomia e vinhos criaram este espaço para partilhar com todos os interessados os seus pontos de vista sobre o tema (ver "carta de intenções").

Siga-nos no facebook


Mesa Marcada no Twitter


Confira os premiados e as listas...



Pesquisar

  Pesquisar no Blog

Pub





Calendário

Março 2014

D S T Q Q S S
1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031

Comentários recentes

  • João Gonçalves

    "E, é claro, o Varanda do Ritz Four Seasons, de Li...

  • Duartecalf

    Se no ano passado íamos duplicar e não duplicámos,...

  • Miguel Pires

    Seria de bom tom, a alguém que tem uma opinião tão...

  • Miguel Pires

    Podemos sempre especular o que quisermos, como, po...

  • Anónimo

    Miguel,Neste momento já foram recebidos os convite...