Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




IMG_0558.JPG

"As Chaves da cozinha de vanguarda" é o tema do congresso que no próximo dia 19 de Setembro trará a Lisboa, à LX Factory, dois grandes nomes da cozinha mundial: Andoni Luiz Aduriz (Mugaritz) e Albert Adrià (Tickets / Pakta...). Aos dois chefes do país vizinho juntar-se-á o seu compatriota Nandu Jubany (Can Jubany, Calldetenes - Catalunha) e os portugueses João Rodrigues (Feitoria), Henrique Sá Pessoa (Alma) e Kiko Martins (O Talho/ A Cevicheria). 

 

 

O Estrella Damm Gastronomy Congress Lisboa (assim se chama o evento) - à imagem do que a cervejeira catalã organizou anteriormente em Londres e Miami - decorrerrá ao longo de um único dia, com showcookings temáticos de 45 minutos cada com um debate no final. A ideia da organização é que o encontro se repita anualmente e sirva para partilhar ideias sobre a cozinha de vanguarda, entre os chefes dos dois países e o público.  

 

Andoni Aduriz (2 estrelas Michelin e nº7 do World 50 Best) passou pelo Peixe em Lisboa em 2013, enquanto que  o mais novo dos irmãos Adrià esteve no Estoril em 2005 (numa reunião sobre gastronomia molecular). Quem já assistiu a apresentações de ambos em congressos, como o San Sebastian Gastronomika ou o Madrid Fusión,  sabe que as suas presenças estão sempre entre as mais aguardadas. Não só por serem dois dos chefes mais admirados da actualidade, mas também por terem sempre algo de novo a dizer e por saberem fazê-lo de uma forma cativante que não deixa ninguém indiferente.

 

Vai ser muito interessante, então, poder vê-los em Lisboa (tal como a Nandu Jubany, de quem tenho boas referências) e verificar como será a interacção com alguns dos melhores chefes lusos. Por enquanto, não é adiantado como será concedido o acesso ao evento aos interessados em assistir. Apenas se sabe que o congresso será dirigido a profissionais ligados ao sector. 

 

Actualizão 20.30: foi emendada a referência que a vinda de Adrià a Lisboa era uma estreia em Portugal. Na verdade o chef catalão esteve na Escola de Hotelaria no Estoril onde participou numa reunião com Heston Blumenthal e Herve This. 

 

   

Leia ainda:

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 19:46


1 comentário

Sem imagem de perfil

De Cozinheiro a 23.08.2016 às 14:15

12 meses num ano e fazem isto no mesmo mês do congresso dos cozinheiros?

O ano passado foi o congresso dos cozinheiros na semana do peixe em Lisboa.

A malta não é rica.

São assim tão incompetentes ou isto é de propósito? Boicotam-se uns aos outros?

Comentar post



Pub


Siga-nos no facebook


Mesa Marcada no Twitter


Os autores

Duarte Calvão (perfil)
Miguel Pires (perfil)

Porquê?

Três autores há vários anos ligados à gastronomia e vinhos criaram este espaço para partilhar com todos os interessados os seus pontos de vista sobre o tema (ver "carta de intenções").

Pub




Pesquisar

  Pesquisar no Blog

Comentários recentes

  • João Faria

    Quando o anúncio do guia chegar a Portugal - e acr...

  • João Faria

    Mesmo que o sucesso não tenha sido tanto como inic...

  • Duartecalf

    Relendo o meu comentário parece que discordo da an...

  • Paulo

    Caro Pires. Eu confrontei o Angel com isso apenas ...

  • Paulo

    Ola Luis. Sim foi uma entrevista ao Angel. .





Calendário

Agosto 2016

D S T Q Q S S
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031