Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Anna Lins e Paulo Morais (na foto) acabam de "passar" o Izakaya, que mantinham desde Dezembro de 2012, para Joana Xardoné e Francisco Magalhães (que trabalharam na antiga Taberna 2780, em Oeiras, e realizaram recentemente vários estágios em Espanha) e já está lá a funcionar o Apicius, mais voltado para a cozinha contemporânea. "Estava demasiado próximo do actual Umai e nós também precisávamos de nos concentrar em novos projectos que estamos a desenvolver", considera Paulo Morais, que juntamente com Anna Lins dá aulas na Escola Superior de Hotelaria do Estoril. Há cerca de cinco anos, o Izakaya foi o local onde esteve o primeiro Umai, marcando a vinda para Lisboa do casal, que antes estava no QB, em Oeiras. "No Umai, no Chiado, vamos agora apostar mais numa cozinha pessoal, ainda que sempre com influência asiática, e vamos ter novos parceiros que nos vêm dar pulmão financeiro e possibilitar outros projectos", revela o chefe ao Mesa Marcada.

Entretanto, Paulo Morais foi convidado para ser o primeiro português a participar no Concurso Mundial de Sushi, que decorre em Tóquio nos dias 20 e 21 de Agosto. Aberta apenas a chefes não japoneses, esta competição teve no ano passado 18 concorrentes de 11 países, tendo saído vencedor um dinamarquês. "No primeiro dia, a prova é dedicada ao chamado edo sushi, típico de Tóquio, e no segundo há mais liberdade na escolha de ingredientes", explica Paulo Morais, que estará acompanhado por Luís Barradas, outro especialista português em cozinha japonesa. Segundo o chefe, nesse segundo dia pretende "surpreender" com a utilização de produtos portugueses, estando já identificados o vinho do Porto e o vinho da Madeira como ingredientes, bem como um dashi de presunto (que esteve presente na edição deste ano do Peixe em Lisboa). "Gostava também de usar o nosso azeite, mas ainda estou na fase de testes", diz. Vamos ver como correm as coisas. Mais informaçôes em World Sushi Cup.

 

Foto: Matéria-prima edições

Leia ainda:

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 16:18



PUB


Os autores

Duarte Calvão (perfil)
Miguel Pires (perfil)

Porquê?

Três autores há vários anos ligados à gastronomia e vinhos criaram este espaço para partilhar com todos os interessados os seus pontos de vista sobre o tema (ver "carta de intenções").

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Mesa Marcada - Os 12 Pratos do Trimestre


Siga-nos no facebook


Mesa Marcada no Twitter


Confira os premiados e as listas...



Pesquisar

  Pesquisar no Blog

Pub





Calendário

Julho 2014

D S T Q Q S S
12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031

Comentários recentes

  • Miguel Pires

    Tem calma, Adriano. O Yeatman ganhou no ano passad...

  • Miguel Pires

    Recebemos o comunicado ontem e ia fazer um apontam...

  • Miguel Pires

    Mais de 50% do tráfego de ontem para este blogue ...

  • Carlos Alexandre

    Recorde-se que o Bistro 100 Maneiras ganhou o maio...

  • Adriano

    Infelizmente conheço mal o "panorama". Mas acho qu...