Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Nunca percebi porque é que num país devoto de sopas nunca pegou a moda do ramen ou de outros pratos de massas orientais (sem ser a versão fast food de centro comercial). O soba é uma massa fina de de trigo sarraceno (buckwheat) que tanto pode ser preparada e servida fria como quente. Neste vídeo, que é o primeiro do MAD 4 a ser disponibilizado, o mestre Tatsuru Rai, chef do restaurante Rakuichi Soba, em Hokkaido, Japão, prepara artesanalmente (e em silêncio - apenas com alguns comentários de Rene Redzepi) esta massa, cujo uma boa parte da produção do cereal que lhe dá origem vem precisamente da sua região.

 

A semelhança entre os movimentos do mestre e os de um bailarino de uma peça de Pina Bausch são pura coincidência. Uma nota final: celíacos, paleolíticos e glúten free freaks: podem ver este vídeo porque tal como o trigo sarraceno não contem glúten.

 

Posts Relacionados:

 

Projecto português Fruta Feia apresentado no MAD

Ramen, uma obsessão de sopa

 

 

Leia ainda:

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 01:07


1 comentário

Sem imagem de perfil

De André a 15.09.2014 às 00:43

Iguarias à parte, podia estar horas a ver japoneses cozinhando. Não existe um movimento supérfluo, nota-se a prática diária, repetitiva, etc. durante anos.

Comentar post



Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Os autores

Duarte Calvão (perfil)
Miguel Pires (perfil)

Porquê?

Três autores há vários anos ligados à gastronomia e vinhos criaram este espaço para partilhar com todos os interessados os seus pontos de vista sobre o tema (ver "carta de intenções").

Siga-nos no facebook


Mesa Marcada no Twitter


Confira os premiados e as listas...



Pesquisar

  Pesquisar no Blog

Pub





Calendário

Setembro 2014

D S T Q Q S S
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930

Comentários recentes