Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Atsushi Tanaka com Alexandre Silva no Loco

por Miguel Pires, em 11.09.16

image.jpeg

No próximo dia 3 de Outubro, o chef japonês radicado em Paris, Atsushi Tanaka, vai cozinhar no Loco, junto com o chef anfitrião Alexandre Silva, num jantar para 22 pessoas (tantas quanto a lotação do lugar). Atsushi quem?

 

 

Muita da agitação que se tem vivido no movimento bistronomie francês dos últimos anos deve-se, em parte, a muitos cozinheiros estrangeiros que vieram estudar e trabalhar para França e que uma vez formados estabeleceram-se lá - sobretudo em Paris - em vez de regressarem aos seus países. Atsushi Tanaka é um desses casos.

 

Atsushi chegou à capital francesa com 17 anos para trabalhar com Pierre Gagnaire, a quem chama o seu mestre. Porém, o japonês não se deixou ficar apenas por terras gaulesas, e passou ainda por restaurantes como o espanhol Quique Dacosta, o holandês Oud Sluis, ou os escandinavos Geranium,  Frantzén e  Oaxen Krog.

 

image.jpeg

Imagens: montagem a partir das fotos de pratos de Atsuki Tanaka tiradas do seu Instagram

 

Com esta constelação de estrelas Michelin na bagagem o chef japonês arriscou e, em Março de 2014, abriu o seu restaurante A.T, no nº 4 da Rue du Cardinal Lemoine (Paris), tendo-se destacado por oferecer uma cozinha naturalista com um sentido estético muito apurado e naturalmente influenciada pelos lugares por onde passou. "O que Tanaka faz é muito mais do que comida, os empratamentos são lindos e elegantes, tal como a comida, delicada, subtil mas cheia de sabor”, refere Alexandre Silva, que nos conta ainda como tudo se passou. "Não o conhecia pessoalmente, mas começámos a falar e marquei uma reunião com ele em Paris, onde jantei no seu espaço. Criou-se uma empatia. Ele é super acessível uma pessoa única!", confessa, entusiasmado, concluindo que se identificou muito com o seu trabalho que "tem tudo a ver com o conceito Loco".

 

image.jpeg

Só vinhos bio nacionais no jantar do Loco e nada dos austríacos Gut Oggau, de que Tanaka é louco (ou haverá?) 

 

Ainda segundo Alexandre Silva, o menu que irá ser apresentado no dia 3 de Outubro “será um jantar muito A.T”,  com  oito pratos, porém, criados pelos dois em conjunto e com produtos nacionais. O japonês é um fervoroso adepto de vinhos naturais - uma tendência cada vez mais presente nos restaurantes das novas gerações (e não só), lá fora - mas não irá trazer consigo nenhum dos seus "funky wines", dado que o menu será harmonizado apenas com vinhos nacionais de origem biológica. Por último o preço deste jantar será o mesmo do praticado no A.T,: 150€ (harmonização de vinhos incluída). 

 

Contactos:

Restaurante Loco, Rua dos Navegantes nº53-B 1250-731, Lisboa. Reservas: T.: 213 951 861. Email: reservas@loco.pt

 

Leia ainda:

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 18:46


1 comentário

Sem imagem de perfil

De Artur Hermenegildo a 12.09.2016 às 11:44

Lá estarei, com muita curiosidade.

Comentar post



Pub


Siga-nos no facebook


Mesa Marcada no Twitter


Os autores

Duarte Calvão (perfil)
Miguel Pires (perfil)

Porquê?

Três autores há vários anos ligados à gastronomia e vinhos criaram este espaço para partilhar com todos os interessados os seus pontos de vista sobre o tema (ver "carta de intenções").

Pub




Pesquisar

  Pesquisar no Blog

Comentários recentes





Calendário

Setembro 2016

D S T Q Q S S
123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930