Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




100 maneiras 04-14 (74).jpg

 

Já sabíamos que a Monocle tinha um fraquinho por Lisboa (e por Portugal), dado que em quase todos as edições publica algo editorialmente interessante sobre a cidade ou o país. Pois agora, nos Monocle Restaurant Awards, os prémios que atribui anualmente, a prestigiada publicação coloca pela primeira vez no lugar cimeiro um espaço português, neste caso o Bistro 100 Maneiras, de Ljubomir Stanisc. Fico contente, porque é mais um prémio que vem para a cidade e, já agora, porque é um restaurante que eu gosto e que habitualmente recomendo. 

 

Curiosamente, ao contrário de muitos comunicados de imprensa, sempre cheio de parangonas exageradas, o que recebemos ontem da responsável de imprensa do 100 Maneiras mostra contentamento mas é bastante regrado e em nenhum momento refere que ganharam o prémio de melhor restaurante do mundo, como anunciaram logo alguns dos nossos media na ânsia da caça ao click (prática também conhecida como clickbait).

 

O que são os prémios da Monocle? 

 

De acordo com a página oficial da revista estes prémios, que vão na terceira edição, pretendem galardoar "restaurantes humildes, com empregados sorridentes e  serviço decente". A publicação apresenta ainda a sua lista de 50 restaurantes, escolhidos pelos seus correspondentes e editores, como "um manifesto para refeições memoráveis que renuncia à fantasia dos restaurantes Michelin e ao tédio das porções minúsculas servidas em vários momentos". O conceito e a lista são discutíveis, como tudo, mas entendo que em termos de posicionamento a Monocle faça algo assim. De igual modo, acho que o Bistro 100 Maneiras assenta bem dentro deste conceito, pelo que dou os parabéns a Ljubomir Stanisic e à sua equipa. Incluindo a quem escreveu o comunicado.  

 

Leia ainda:

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 19:55


1 comentário

Sem imagem de perfil

De Adriano a 25.07.2017 às 16:53

Muitos parabéns. Apesar de aparentemente ainda ter alguma dificuldade em distinguir petinga de joaquinzinho este português com toques polacos tem uma excelente cozinha. E já me mostrou muita coisas. A cevada foi uma delas. Longa vida por terras nacionais e melhor fo..s.

Comentar post



Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Os autores

Duarte Calvão (perfil)
Miguel Pires (perfil)

Porquê?

Três autores há vários anos ligados à gastronomia e vinhos criaram este espaço para partilhar com todos os interessados os seus pontos de vista sobre o tema (ver "carta de intenções").

Siga-nos no facebook


Mesa Marcada no Twitter


Confira os premiados e as listas...



Pesquisar

  Pesquisar no Blog

Pub





Calendário

Julho 2017

D S T Q Q S S
1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031

Comentários recentes

  • João Gonçalves

    "E, é claro, o Varanda do Ritz Four Seasons, de Li...

  • Duartecalf

    Se no ano passado íamos duplicar e não duplicámos,...

  • Anónimo

    Mero lapso.Fica a assinatura: Carlos Dias.Encantad...

  • João Faria

    Se durante tanto tempo sacrifícios foram feitos na...

  • Miguel Pires

    Seria de bom tom, a alguém que tem uma opinião tão...