Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Chocolate x 3

por Miguel Pires, em 05.02.14

A propósito do dia de São Valentim, Fabian Nguyen, chefe pasteleiro do Hotel Ritz Four Seasons Lisboa, criou uma série de chocolates onde integrou ingredientes portugueses, como a ginja de Óbidos, azeitonas de Moura, flor de sal de Castro Marim, banana e maracujá da Madeira, castanha de Vila Real e laranja de Silves. A ideia inicial era a de oferecer estes chocolates a quem se hospedasse no hotel nesse dia. Porém, num saudável gesto de abertura ao exterior, o hotel decidiu disponibilizar esta "Colecção S. Valentim" a todos os interessados, o que se revela uma óptima oportunidade para conhecer um pouco da arte de Fabian Neguyan, um dos grandes chefes pasteleiros a trabalhar em Portugal, com passagens pela Fortaleza do Guincho, Tavares (no tempo de Joaquim Figueiredo), Bica do Sapato (com Fausto Airoldi) e, agora, o Ritz, onde regressa após um período a trabalhar no estrangeiro. 

 

Para adquirir estes chocolates basta ligar para a recepção (213811400), encomendar, deixar os dados e combinar a data de levantamento. Cada caixa leva 6 unidades (1 de cada variedade) e custa 12€ (já com IVA).  Aviso: o visionamento deste video pode causar dependência, ansiedade e irritação.

 

A Cacao di Vine é um projecto do sommelier Nuno Jorge que ajudou a desenvolver uma colecção de chocolates artesanais 70% (cacau proveniente de São Tomé, Equador e Costa do Marfim, segundo a informação disponibilizada) com vinhos de diferentes castas nacionais e estrangeiras: Trincadeira 2012, Aragonez 2009, Touriga Nacional 2012, Baga 2012, Syrah 2009, Cabernet Sauvignon 2012 e Merlot 2012. Os chocolates vêm numa embalagem de cortiça, com 6 unidades, de uma única casta, com um preço recomendado de 15,35€ (+IVA). Tive oportunidade de experimentar a versão de Touriga Nacional, que Nuno Jorge me enviou, e a impressão com que fiquei logo é que o chocolate está bem trabalhado e é de óptima qualidade - capa estaladiça, boa acidez, equilibrado no açúcar. Contudo, confesso que só por sugestão cheguei à parte do vinho, quer no aroma, quer no sabor. Quanto à casta.. jamais lá chegaria. Talvez fosse mais interessante, para se perceber as subtilezas, se existisse uma embalagem com um chocolate de cada casta.

 

Não sei se algum destes chocolates vão estar no Campo Pequeno a partir de amanhã, mas a programação, conforme descrevi neste post, promete. 

 

 

Posts relacionados: 

 

.Chocolate a rodos no Campo Pequeno (e não adianta vir com guaraná)

Leia ainda:

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 12:31


1 comentário

Sem imagem de perfil

De Cozinhar Sem Lactose a 11.02.2014 às 14:55

Fui ao Chocolate em Lisboa e encontrei por lá alguns produtos interessantes, quer do ponto de vista da qualidade do produto, quer do ponto de vista da embalagem, que felizmente é cada vez mais cuidada. Mas fico sempre desiludida com a falta de espaço, a quantidade de gente e a impossibilidade de ver as coisas com calma nestes eventos do Campo Pequeno.

Comentar post



Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Os autores

Duarte Calvão (perfil)
Miguel Pires (perfil)

Porquê?

Três autores há vários anos ligados à gastronomia e vinhos criaram este espaço para partilhar com todos os interessados os seus pontos de vista sobre o tema (ver "carta de intenções").

Siga-nos no facebook


Mesa Marcada no Twitter


Confira os premiados e as listas...



Pesquisar

  Pesquisar no Blog

Pub





Calendário

Fevereiro 2014

D S T Q Q S S
1
2345678
9101112131415
16171819202122
232425262728

Comentários recentes

  • João Gonçalves

    "E, é claro, o Varanda do Ritz Four Seasons, de Li...

  • Duartecalf

    Se no ano passado íamos duplicar e não duplicámos,...

  • Miguel Pires

    Seria de bom tom, a alguém que tem uma opinião tão...

  • Miguel Pires

    Podemos sempre especular o que quisermos, como, po...

  • Anónimo

    Miguel,Neste momento já foram recebidos os convite...