Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Captura de ecrã 2015-08-11, às 01.18.57.png

Aqui há umas semanas, Marcela Baruch, uma simpática colega uruguaia, convidou-me  para participar no especial de gastronomia de um suplemento do seu país (a revista Galería do jornal  Búsqueda). 

 
Pedia-me que indicasse e escrevesse sobre um chefe português "joven creativo y vanguardista” que alguém em visita a Lisboa, não poderia deixar de conhecer a sua cozinha. Perguntei se podia esticar Lisboa por uns quilómetros, dado que os critérios assentavam que nem uma luva em alguém que estava a uma hora da cidade. Com a autorização concedida a minha escolha recaiu num nome: Leonardo Pereira e o seu restaurante do Hotel Areias do Seixo. 
 
 
A Marcela tinha-me informado que pedira o mesmo a outros colegas de Espanha, Itália, França e Inglaterra, que segundo fiquei a saber, são, a par de Portugal, os destinos da Europa para onde os uruguaios mais viajam.
 
Há dias a jornalista enviou-me o pdf com o artigo e percebi que eram só craques a escrever e eu lá no meio (na verdade, logo a abrir). Fiquei tão inchado que, por momentos, até esqueci que o Maxi Pereira é uruguaio. Mas adiante, porque o mais importante foi verificar que o Leonardo Pereira ficava muito bem ao lado de nomes, cujo trabalho conheço, como James Lowe, do Lyle’s, Londres (escolha do Allan Jenkins, do Observer) e Angel Léon, do Aponiente, Puerto de Santa Maria (escolha da Pilar Salas, da agência EFE e Siete Canibales), e ainda de Adeline Grattard, do Yam’Tcha, Paris (escolha de Maria Canabal) e Francesco Apreda, do Imàgo, Roma (escolha de Licia Granello, do La Republica). Estes dois últimos não conheço mas fiquei com vontade. 
 
IMG_9355 2.PNG
 
 
Aqui ficam os links dos pdf, para quem quiser ler o artigo: 
 
 

Leia ainda:

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 09:51


8 comentários

Sem imagem de perfil

De André a 16.08.2015 às 06:35

Olá a todos! Sou leitor assíduo do blog há já bastante tempo e com grande prazer, devo dizer, que felizmente se tem prolongado até hoje.

Sei que é natural as coisas serem um pouco assim, mas não acham que o blog está um bocado "eurocêntrico"? Digo isto porque vivo na Ásia e admito ser a minha opinião enviesada por esse facto, mas a verdade é que a cozinha asiática vai estendendo os tentáculos da sua influência um pouco por todo o mundo. E quando não é através de representação directa, é-o através de técnicas empregues na confecção de pratos ocidentais. Lisboa, por exemplo, vai tendo restaurantes que arriscam na oferta de comida asiática autêntica, com algum sucesso, tal como acontece com algumas vitualhas da América Latina (Kiko Martins está na vanguarda com a sua cevicheria).

Bom, era só uma pequena reflexão. Abraço a todos e continuação de bom trabalho!
Imagem de perfil

De Miguel Pires a 18.08.2015 às 01:55

Olá André

De facto podíamos falar um pouco mais de cozinha asiática por aqui. Mesmo não sendo o panorama local muito excitante nesse campo (com um ou outro japonês à parte), existem restaurantes que vale a pena a visita.

Tenho ido a alguns - dado estar a preparar a próxima edição do meu livro (guia) Lisboa à Mesa - e sei que a Paulina também. vamos ver se damos maior atenção.
Sem imagem de perfil

De Andre a 18.08.2015 às 02:10

Fico a espera do novo Lisboa a Mesa, com alguma expectativa. La em casa (em Portugal) foi motivo de alegria constante, apesar de a crise de 2011 lhe ter propinado um rude golpe, porque muitos estabelecimentos nele referenciados foram fechando e outras modas assoberbaram o panorama (tasca moderna, hamburguerias, etc.).

Singelamente, se precisar de algum consulta cá do outro lado da esfera, e só apitar.
Imagem de perfil

De Miguel Pires a 18.08.2015 às 11:24

Há de facto muitas coisas novas mas, sabe, curiosamente, fecharam muito menos do que eu pensava: cerca de 20% (entre restaurantes e lojas).

P.S. já agora em que país da Asia está? e está ligado à cozinha?
Sem imagem de perfil

De André a 18.08.2015 às 14:21

Touché. Provelmente, a ligação sentimental que temos aos que fecham deixam a impressão de serem muitos mais. Mas 20% é uma fracção respeitável...

Vivo no Brunei, na ilha do Bornéu. Por incrível que pareça, é um paraíso gastronómico, porque o estilo de vida local resume-se a compras e comer bem. A respeitável variedade étnica deste minúsculo país faz o resto. Quer um arroz de frango à hanainesa? Tem vários para escolher. Um nasi lemak? Idem. Há um japonês de estalo e restaurantes de shabu-shabu. Num dos paquistaneses comemos como em casa. Indianos de vários pontos diferentes da Índia; Indonésios curiosos. Não lhe sei dizer que coreano tem o melhor kimchi, por são tantos... E tailandeses? Na semana passada abriu mais um vietnamita, muito bom. Os filipinos fazem milagres com um porco. Nos chineses, a comida hokkien ou nyonya domina.

Não estou ligado profissionalmente à cozinha - apenas um simples curioso. Acho que mesmo não se ligando grande coisa ao assunto, na Ásia sentimo-nos facilmente assoberbados pela extraordinária riqueza gastronómica que se encontra a cada esquina.
Sem imagem de perfil

De Artur Hermenegildo a 19.08.2015 às 11:22

Caro André, arranja-se já um emprego aí? Vou amanhã :)
Sem imagem de perfil

De André a 19.08.2015 às 13:23

A Shell está sempre a recrutar malta e a Escola Internacional idem. Mais expats são sempre bem-vindos à festa!
Sem imagem de perfil

De Artur Hermenegildo a 18.08.2015 às 14:51

Duas dicas asiáticas para o teu guia,e para os outros leitores do blog, já agora.

1 - Não sei se reparaste, mas abriu um Yum Cha Garden em Lisboa, mesmo ao pé das Amoreiras. Ainda não fui lá, mas pelo que percebi é dos mesmos donos

2 - Este chinês na Rua das Pretas, que j+a visitei três vezes, é muito interessante, não sei se o conheces.

http://restaurantejinnaigor.webnode.pt/shanghai-family/

Comentar post



PUB


Os autores

Duarte Calvão (perfil)
Miguel Pires (perfil)

Porquê?

Três autores há vários anos ligados à gastronomia e vinhos criaram este espaço para partilhar com todos os interessados os seus pontos de vista sobre o tema (ver "carta de intenções").

PUB


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Siga-nos no facebook


Mesa Marcada no Twitter


Confira os premiados e as listas...



Pesquisar

  Pesquisar no Blog

Pub





Calendário

Agosto 2015

D S T Q Q S S
1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031

Comentários recentes

  • João Gonçalves

    Muito interessante. Reconheço que me sinto ignoran...

  • Anónimo

    Só para esclarecer que este comentário é meu. Artu...

  • Marcus

    Esperimente passá-las em farinha de arroz. Elas fi...

  • Miguel Pires

    Pois, eu gosto de comparar e de tirar ilações, sob...

  • Miguel Pires

    Anónimo?