Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




cartaz-2016-sangue-na-guelra.jpg

 

Já tinhamos levantado o véu sobre o próximo Sangue na Guelra, em Lisboa, cuja data se aproxima: 22, 23 e 24 de Maio. Agora, como parceiros do evento (desde a primeira edição) apresentamos o programa e deixamos algumas pistas e curiosidades sobre o evento e seus protagonistas. Aqui vão 5 boas razões porque não deve deixar de ir (pelo menos) a um dos 3 jantares: 

 

 

1ª razão: porque o conceito de trazer jovens chefes emergentes - numa fase em que ainda não têm de se preocupar com a imagem ou o negócio - tem sido diferenciador e, sobretudo, tem proporcionado excelentes jantares, quer no âmbito do Sangue da Guelra, quer nos âmbito do seu evento satélite, Origens.

 

2ª razão: porque se este é mesmo um mundo dos homens, como se diz por aí (It's a man's world, já cantava o James Brown) então é altura das raparigas aparecerem.

E, felizmente, não foi necessário recorrer a quotas - foi só seguir o mesmo critério utilizado para a escolha dos rapazes. E quem são elas? Pois temos a Ana Ros do Hisa Franko (Eslovénia), talvez o nome mais conhecido, por ser uma das cozinheiras de que muito se tem falado nos últimos tempos, quer pela sua participação no Gelinaz, quer, sobretudo, por ser uma das apostas da próxima série de documentários Chef's Table (Netflix).

 

Depois há ainda a Antonia Klugmann, que tem uma estrela Michelin no L´Argine a Vencò, Itália; a Chloé Charles, que foi nº2 do meu restaurante parisiense favorito, o Séptime, e que está agora no Fulgurances, também em Paris; e, por último, a Chefe de Pastelaria Maria João Malheiro, que após ter trabalhado com Alain Passard e com Hans Neuner (Ocean) abriu a sua Confeitaria D´Alvor, no Algarve.

 

3ª razão: porque entre os gajos, perdão, entre os chefes está James Lowe do Lyle's, um dos restaurantes de Londres mais interessantes dos últimos anos; o Alberto Montes, do Atrio, em Cáceres (pronto, talvez porque foi o primeiro 2 estrelas Michelin que visitei na vida); o Alisdair Brooke Taylor, do In De Wulf, Bélgica (1* Michelin), que tem o mérito de ser o número 2 de Kobe Desmaraults, um dos maiores talentos da cozinha actual; e o Chefe de Pastelaria Diogo Lopes, do Penha Longa, Sintra, de qeum só tenho ouvido elogios.

 

Como se não fosse suficiente há ainda o João Viegas, Chefe cozinheiro do Ano 2015 e nº2 de Leonel Pereira, no São Gabriel (Algarve); o Mathieu Rostaing Tayard, do Café Sillon, (Lyon, França), que embora não conheça, vou querer experimentar a sua proposta (ou não fosse uma recomendação do "papa disto tudo" Andrea Petrini); o Riccardo Camanini, do Lido 84, 1* Michelin, Itália; e, last but not the least, o Telmo Moutinho, o Chefe de Pastelaria do Alma, que faz a sobremesa mais bombshell de Lisboa. 

 

4ª Razão: Porque os peixes e mariscos vêm da Nutrifresco e do Ramiro, além de que há ainda a possibilidade de aprender mais sobre eles através do Pedro Bastos e do mestre Tomoaki Kanazawa.  

 

5ª Razão: porque Paulo e a Ana não se limitam a fazer apenas uns jantares e, por isso, vão apresentar uma linha de pratos Sangue na Guelra, criados pelos alunos do último ano do Curso de Design da Escola Superior de Educação de Lisboa em parceria com a EVOL e a AMASSO.   

 

6ª Razão: mas não eram só 5? Eram. É que embora esta razão extra possa não parecer fundamental ela é fulcral. Como diz o Paulo Barata (o outro Amuse Bouche), "sem eles, nada disto teria sido possível". Portanto, aqui vai: porque é de saudar, também, o resurgimento de um novo player (que por acaso até é bem antigo) a apoiar/patrocinar estas andanças: a Água do Luso, que ainda para mais parece que vai ser uma participação activa. "Água fumada...? Água picante...?", deixa no ar a organização... 

 

 
Programa
 
Dia 22 Maio - 1300 Taberna
19h30 - Cocktail
Alberto Montes, Atrio, 2 ** Michelin, Espanha
James Lowe, Lyle´s, 1* Michelin, Inglaterra
Alisdair Brooke TaylorIn De Wulf, 1* Michelin, Bélgica
Chef de Pastelaria - Diogo LopesPenha Longa, Portugal
 
Dia 23 Maio - 1300 Taberna
19h30 - Cocktail
João ViegasSão Gabriel, 1* Michelin, Portugal
Mathieu Rostaing TayardCafé Sillon, Lyon, França
Riccardo CamaniniLido 84, 1* Michelin, Itália
Chef de Pastelaria  - Telmo MoutinhoAlma, Portugal
 
Dia 24 Maio - Cais da Pedra
Noite Extra Girls n’Guts
19h30 - Cocktail
Antonia KlugmannL´Argine a Vencò, 1* Michelin, Itália
Chloé CharlesFulgurances, França
Ana RosHisa FrankoEslovénia
Chef de Pastelaria - Maria João M., Confeitaria D´Alvor, Portugal
 
 
Preço: 150€ por pessoa, menu, vinhos, água e café incluídos.
Lotação por noite: 60 pessoas
Reservasreservas@sanguenaguelra.com | 211 319 014
 
 
 

Leia ainda:

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 12:48


6 comentários

Sem imagem de perfil

De Anónimo a 11.05.2016 às 12:59

Mas aonde vai ser este evento?
Imagem de perfil

De Miguel Pires a 11.05.2016 às 15:02

Na imagem está bem explicito: "22, 23 e 24 de Maio Lisboa". Mas para que não reste dúvidas vou acrescentar, também, no texto.
Sem imagem de perfil

De Carlos Alexandre a 11.05.2016 às 20:42

Qual imagem, Miguel?
Sem imagem de perfil

De Bruno RF a 11.05.2016 às 14:32


Já reservado para dia 22!

Experiência óptima o ano passado. É, de facto, uma organização rara no esmero e simpatia.
Imagem de perfil

De Miguel Pires a 12.05.2016 às 12:32

Na imagem que abre o post. No entanto, reparei que a mesma poderia não aparecer em alguns dispositivos e substitui-a. Agora, em princípio, já deve estar bem.
Sem imagem de perfil

De Carlos Alexandre a 12.05.2016 às 15:33

Em dois computadores diferentes, não via. Agora sim.

Comentar post



Pub


Siga-nos no facebook


Mesa Marcada no Twitter


Os autores

Duarte Calvão (perfil)
Miguel Pires (perfil)

Porquê?

Três autores há vários anos ligados à gastronomia e vinhos criaram este espaço para partilhar com todos os interessados os seus pontos de vista sobre o tema (ver "carta de intenções").

Pub




Pesquisar

  Pesquisar no Blog

Comentários recentes

  • Artur Hermenegildo

    Estive no Mesa de Lemos na 4ª feira passada, grand...

  • Adriano

    #offtopicEntão é um artigo, sobre a notícia que es...

  • Duartecalf

    Excelente notícia o regresso de Vincent Farges a P...

  • Anónimo

    Em fez de "amuse bouche", porque nao "entretem de ...

  • João Faria

    Quando o anúncio do guia chegar a Portugal - e acr...





Calendário

Maio 2016

D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031