Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Comer em Barcelona: Disfrutar

por Miguel Pires, em 08.09.15

Disfrutar_sala.jpg

 Xatruch, Castro e Casañas não é o nome de um escritório de advogados mas sim o apelido dos três chefs principais que, juntamente com Ferran Adrià, defenderam a camisola do El Bulli até ao seu encerramento. Discreto e menos habituado aos holofotes, o trio catalão começou por abrir, em 2012, o Compartir, um restaurante junto à praia de Cadaqués (Girona) que serviria de ensaio para o Disfrutar, um projecto mais ambicioso, junto ao Mercado del Ninot, e um dos restaurantes do momento em Barcelona. De início, havia a possibilidade de escolher à carta, inclusive pratos para partilhar. Contudo, o sucesso foi de tal ordem que hoje funcionam apenas com menus de degustação (68€ e 98€). 

 

 

Disfrutar snacks.jpg
Os pratos têm reminiscências “elbullianas”, como não poderia deixar de ser. Porém, se o passado em Roses não foi estático, porque haveria de ser aqui? O resultado é um conjunto de pratos de autor, onde as técnicas actuais se evidenciam com peso, conta e medida. O produto e o sabor estão sempre presentes, mesmo nos momentos surpresa, como nos “nuestros macarrones a la carbonara”, em que uma massa transparente, elaborada a partir de caldo de presunto, é finalizada à nossa frente. O menu vale como um todo, porém, se necessidade houver de sacar um poker de ases apostaria no crocante aero bocadillo de sapateira, no salmonete com papada e gnocchi de beringela, no eleganteshabu-shabu de lavagante e nos pimentos de chocolate com azeite e sal. 

 

Disfrutar 1.jpg


Contactos: Villarroel, 163. Reservas indispensável: tel.: (+34) 93 348 68 96. Encerra Dom. e 2.ªF

 

Artigo publicado originalmente na revista Fugas do jornal Público de 1 Agosto 2015 // Fotos: divulgação e Miguel Pires

 

Posts Relacionados: 

Comer em Barcelona: dos chicos de Adrià ao El Nacional

Comer em Barcelona: Tickets

Comer em Barcelona: Pakta

Comer em Barcelona: Bodega 1900

Comer em Barcelona: Bravo

Comer em Barcelona: La Taverna del Suculent

Comer em Barcelona: El Nacional

 

 

Leia ainda:

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 15:12



Pub


Siga-nos no facebook


Mesa Marcada no Twitter


Os autores

Duarte Calvão (perfil)
Miguel Pires (perfil)

Porquê?

Três autores há vários anos ligados à gastronomia e vinhos criaram este espaço para partilhar com todos os interessados os seus pontos de vista sobre o tema (ver "carta de intenções").

Pub




Pesquisar

  Pesquisar no Blog

Comentários recentes





Calendário

Setembro 2015

D S T Q Q S S
12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930