Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




foto-noticia.png

Está à porta mais um Congresso dos Cozinheiros (CNC), o fórum profissional que se realiza desde 2005, e que este ano tem como tema o risco. Refere a organização que "cada vez mais vemos chefes e empresários a deixar projectos, muitos já consolidados e portos seguros, para arriscar ir mais longe, consolidar ideias e apresentar novos conceitos", bem como novos modelos  - "a cozinha na sala, a sala na cozinha, a pastelaria no palco principal"). 

 

 

É sobre estas movimentações e o risco inerente a vários níveis  - "no investimento, nos conceitos, naquilo que se apresenta ao cliente, no serviço e no prato" - que se irá falar no palco do congresso, que decorre nos próximos dias 27 e 28 de Setembro, na Lx Factory, em Lisboa. Entre os oradores convidados encontram-se nomes como: Nuno Mendes - Taberna do Mercado), Leandro Carreira (LC at Climpson Arch), Cláudio Pontes (Sushi Samba) - os três a trabalhar em Londres -, ou ainda João Rodrigues (Feitoria), Ljubomir Stanisc (100 Maneiras), Henrique Sá Pessoa (Alma), Nuno Diniz (Tágide), Alexandre Silva (Loco), Francisco Siopa (Siopa Chocolatier) ou Rui Martins (Rib Beef & Wine - Porto). 

 

Contudo, os críticos que alegam que os palcos pertencem sempre aos mesmos terão um grande motivo para marcar presença, dado que será dada especial voz uma série de jovens profissionais "que ainda lutam pelo seu lugar ao sol", segundo palavras dos organizadores. Entre estes apresentam-se nomes como Manuel Lino (Trio - Lisboa), Pedro Pena Bastos (Esporão - Monsaraz), Rodrigo Castelo (Taberna Ó Balcão - Santarém), Hugo Brito (Boi Cavalo - Lisboa), Miguel Peres  (Pigmeu - Lisboa),  Ana Moura ( Cave 23 - Lisboa), entre outros. 

 

Porém, este ano, o CNC surge integrado num movimento mais alargado, o Lisbon Food Week (LFW), que apresenta um programa de uma semana - de 23 a 30 de Setembro - dedicada à gastronomia, nas suas mais diversas vertentes - dos restaurantes às tascas, dos chefes aos clientes, dos jantares às conversas, da cozinha de autor à comida de rua.

 

Esta iniciativa é uma nova tentativa de trazer para fora do CNC uma série de actividades abertas a um público mais alargado - como é sabido, o Congresso dos Cozinheiros, é um evento dirigido sobretudo a profissionais do sector da restauração - e, entre outras actividades, haverá uma série de jantares especiais, como o que reúne os chefes Hugo Brito, Vitor Areias Francisco Magalhães, Rui Manuel e Leopoldo Garcia Calhau e que terá como tema "uma cozinha lisboeta imaginada"  ou, ainda, o "jantar com queijo" que irá decorrer na Queijaria sob a responsabilidade de André Magalhães e Ivan Fernandes. 

 

Sobre o jantar "uma cozinha lisboeta imaginada",  refere a organização de que se trata do resultado "de 5 cozinheiros que imaginaram fazer a primeira residência culinária do país". Segundo a mesma fonte, estes profissionais "não dormiram debaixo do mesmo tecto, mas à beira Tejo se encontraram sucessivamente até chegar ao menu apresentado nesta noite, com muita loucura sobre Lisboa". O jantar realiza-se no dia 23 de Setembro, às 20h, no Espaço Espelho D’ Água – Av. Brasília (Reservas: 213 010 510 ou info@espacoespelhodeagua.com).

 

Já no caso do jantar na Queijaria, no dia 29 de Setembro, o chefe da Taberna da Rua das Flores e o do Clube de Jornalistas pretendem celebrar os queijos nacionais e internacionais num cruzamento criativo. Prometem os promotores deste encontro que "o queijo terá o seu  lugar à mesa junto com a carne e o peixe, os legumes e frutas e claro, o pão e o vinho". (Reservas: 213 460 474 ou queijaria@queijaria.pt). 

 

Haverá ainda um terceiro jantar especial, no dia 26 de Setembro, no novo restaurante Trio, de Manuel Lino, em que este chefe irá receber a dupla de chefes pasteleiros Telmo e Andreia Moutinho para um combate, "onde a pastelaria diz que vai fazer frente à cozinha". (Reservas: 912 087 901 ou info@restaurantetrio.com. 50€ /pax - Jantar degustação com bebidas incluídas). 

 

Estes são apenas alguns dos momentos de uma programação com vários apresentações, debates e pontos de interesse, a que esperemos que venha a ter uma grande adesão. 

 

 

Leia ainda:

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 21:17


2 comentários

Sem imagem de perfil

De Miguel Andrade a 21.09.2016 às 11:12

Desculpa Peres, mas por momentos li Miguel Pires. Restaurante em Lisboa para breve? )
Imagem de perfil

De Miguel Pires a 21.09.2016 às 11:39

Eu também e fiquei assustado. Mas até já estava a afiar as facas :)

Comentar post



Pub


Siga-nos no facebook


Mesa Marcada no Twitter


Os autores

Duarte Calvão (perfil)
Miguel Pires (perfil)

Porquê?

Três autores há vários anos ligados à gastronomia e vinhos criaram este espaço para partilhar com todos os interessados os seus pontos de vista sobre o tema (ver "carta de intenções").

Pub




Pesquisar

  Pesquisar no Blog

Comentários recentes

  • Artur Hermenegildo

    Estive no Mesa de Lemos na 4ª feira passada, grand...

  • Adriano

    #offtopicEntão é um artigo, sobre a notícia que es...

  • Duartecalf

    Excelente notícia o regresso de Vincent Farges a P...

  • Anónimo

    Em fez de "amuse bouche", porque nao "entretem de ...

  • João Faria

    Quando o anúncio do guia chegar a Portugal - e acr...





Calendário

Setembro 2016

D S T Q Q S S
123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930