Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Salsa e Coentros: a lampreia e o pretexto

FullSizeRender 11.jpg

 

Esta é a época preferida de todos aqueles que se pelam por uma boa lampreia. Bicho feio de ódios e paixões, de  "divino ciclóstomo" a peixe carnudo tinhoso, já lhe ouvi chamar de tudo. Há quem faça centenas de quilómetros para o comer, mas mesmo em Lisboa, lugares como o Bota Feijão, Tasca do João, Tia Matilde, Solar dos Presuntos ou o Salsa e Coentros são por estas semanas locais de peregrinação pelos apreciadores do peixe, famoso por habitar as águas do Rio Minho (e também de certos rios do Canadá, mas isso é outra história).

 

 

Para mim qualquer desculpa para ir ao Salsa e Coentros comer umas MBO (migas de batata e ovo) como as da foto abaixo, é sempre um bom pretexto. Mas a ideia era provar a receita do alien minhoto do Belmiro de Jesus. E diga-se de passagem é bom. Para quem gosta de lampreia, claro. O bicho tem um sabor assertivo e o Belmiro não tenta disfarçá-lo, apenas lhe passa a "mão pelo pêlo" domesticando-o, e dando assim um twist à uma receita "à minhota". Como? recorrendo a um vinho do Dão, mais redondo do que o agreste verde tinto e acrescentando-lhe alho francês. Mas o melhor mesmo é o arroz, cozido à parte. Uma "cabidela" de repetir e repetir e repetir. O ponto de cozedura, o equilíbrio dos sabores (sem excessos de temperos), meu deus...  até converte um ateu.

FullSizeRender 15.jpg

Porém, já que entrámos no caminho da blasfémia, diga-se que ir ao Salsa e Coentros sem incorrer em vários dos pecados capitais é como preferir ver o Arouca x Paços de Ferreira em vez do desfile da Victoria Secret. Dos pimentos assados, ao queijo de cabra fresco, dos ovos mexidos com tortulhos (cogumelos) ao "pata negra" de bom corte. E para quê um MBA quando se pode pedir mais uma dose de MBO? 

 

IMG_4597.jpg

 
 
As Sopas japas do Midori
 

 FullSizeRender 12.jpg

Em Portugal a febre da cozinha japonesa parece ter acalmado, o que é bom, porque deu para separar as águas. Se é verdade que continuam por aí a pairar muitos sushi de (con)fusão, é igualmente certo que os bons exemplos perduraram. Para mim, dos actuais, os favoritos são sem dúvidas o Tomo (Algés), o Bonsai (Lisboa), o Aron (em Lisboa, mas a um nível um pouco mais abaixo), o Ichiban (Porto) e o Midori (Penha Longa - Sintra).

 

Este último apresentou na semana passada a nova carta, de Pedro Almeida com uma aposta maior em menus em que a criatividade está mais presente. Do que me foi apresentado gostei menos de um ou outro prato (como o sunomono de pombo, ou o sashimi de vieira - mais por questões pessoais do que outra coisa), mas apreciei muito, sobretudo, as sopas ou caldos, como os que abriram e fecharam a refeição (antes dos doces). A primeira (na foto de cima) era uma desconstrução da sopa de miso, neste caso com uma mousse de camarão, que leva um caldo de dashi por cima para de modo a envolver com o caldo. este é um bom exemplo de como se pode ser criativo sem deixar de dar o essencial. 

Já a última,  entra no capítulo do comfort food. É impossível não gostar. Trata-se de uma sopa de arroz, consistente, com sake e chá no caldo, cogumelis e ovo a baixa temperatura. Era notório, igualmente um desnecessário, a meu ver, aroma a óleo de trufa (que de trufa pouco ou nada costuma ter).

 

Pelo meio há ainda um fantástico nigiri de carabineiro com aioli de yuzu : um arroz perfeito, carabineiro de qualidade, trabalhado no ponto (como gosto) e um aioli delicioso. Da nova carta destaco ainda as sobremesas de Diogo Lopes, sobretudo o engenhoso cubo de chocolate com gel de lima, chocolate e gelado de wasabi, mas igualmente a 'Panacota' de sésamo (nata e leite), Por último é ainda de referir que o restaurante parece fazer uma aposta maior nas maridagens com sake, cuja carta contém cerca de 40 referências, segundo informação do sommelier Rui Lopes, que explicou muito bem, durante este almoço de apresentação, as variadade e tipos de sake com que fomos acompanhando a refeição. 

FullSizeRender 10.jpgochazuke de cogumelos e ovo 

IMG_4599.jpg

 

sunomono de pombo, sashimi de vieira, nigiri de carabineiro e gunkan de curgete e ovas de salmão 

FullSizeRender 13.jpgpuzzle de sésamo com gelado e caramelo salgado

 

Lampreia com arroz, ou arroz com carabineiro a cavalo?  MBO ou SME (sopa de miso enriquecido)?  Venham! Até podem ser, uns ao almoço e outros ao jantar. 

 

. Contactos:

Salsa e Coentros - Rua Coronel Marques Leitão 12, 1700 Lisboa; Tel:21 841 0990

Midori: Hotel da Penha Longa - Estrada da Lagoa Azul, Linhó, 2714-511 Sintra; Tel:21 924 9011

 

Leia ainda:

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 09:27


4 comentários

Imagem de perfil

De Artur Hermenegildo a 03.03.2015 às 11:19

O Midori é de facto fantástico.

Muitas pessoas têm-me dito muito bem do Sushic, na margem sul, acho que em Almada; conheces?
Sem imagem de perfil

De PAULO RODRIGUES a 04.03.2015 às 14:40

Olá Artur.

O Sushic é bom, mas muito focado no tal sushi de fusão, embora com algumas boas surpresas.
No Midori, tenho tido altos e baixos, principalmente no serviço, o que não é admissível num restaurante de um hotel Ritz Carlton.
O melhor para mim é sem dúvida o Tomo.
No Porto o Ichiban.
Imagem de perfil

De Artur Hermenegildo a 05.03.2015 às 10:44

Obrigado Paulo.

Por acaso no Midori o ano passado, onde fui duas vezes, tive bom serviço, além de óptima comida. Uma vez foi um jantar Offal, e da segunda o menu de degustação, e ambos correram muito bem.
Sem imagem de perfil

De teixeira a 05.03.2015 às 19:00

Artur tem uma dívida de gratidão gastronómica com você. O Ferrugem. Excelente. Vou retribuir, ao revés, não vá ao Sushic . Fui. Uma decepção. Uma verdadeira linha de produção fordista adaptada ao Japão, via Almada. O vinho verde da casa era um refresquinho agradável. Só.

Comentar post



Pub


Os autores

Duarte Calvão (perfil)
Miguel Pires (perfil)

Porquê?

Três autores há vários anos ligados à gastronomia e vinhos criaram este espaço para partilhar com todos os interessados os seus pontos de vista sobre o tema (ver "carta de intenções").

PUB


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Mesa Marcada - Os 12 Pratos do Trimestre


Siga-nos no facebook


Mesa Marcada no Twitter


Confira os premiados e as listas...



Pesquisar

  Pesquisar no Blog

Pub





Calendário

Março 2015

D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031

Comentários recentes

  • Jorge Guitian

    Uno más para la agenda de la próxima visita a Lisb...

  • Joao Fernandes

    Eu trabalho com mangalitza na Hungria, neste caso ...

  • João Faria

    Há uns tempos deparei-me com uma imagem do marmore...

  • Bruno

    Interessante - moro em Londres e não conhecia o Ta...

  • Duartecalf

    Mais uma boa notícia. É sinal de que a nossa gastr...