Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




De Alcobaça para o Chiado

por Miguel Pires, em 12.02.17

IMG_5763.JPG

 

Até há poucos dias os fãs lisboetas dos doces da pastelaria Alcoa que não morassem em Alcobaça (ou não quisessem ir até lá) tinham duas hipóteses: ou encontravam-nos no El Corte Inglês, numa das lojas temporárias que, de tempos em tempos, tinham aí, ou esperavam pelo Peixe em Lisboa, onde são presença habitual (na zona de mercado) e têm feito furor com a sua doçaria portuguesa, boa parte de receituário conventual. 

 

Porém, os adeptos têm agora um lugar permanente, em Lisboa, como conta, aqui, muito bem, a Francisca Gorjão Henriques do Público.  Na verdade, há muito se sabia que a pastelaria ia existir, sendo inclusive conhecido o local, na Rua Garret, com a Rua Ivens, ao Chiado. Acontece, que o facto de terem tomado um espaço emblemático, a antiga loja da Casa da Sorte, classificada como património municipal, terá dificultado o processo.

 

Todavia, a bom porto chegaram e a contento de todos. Dos que, devido à alteração da natureza do negócio, temiam a adulteração excessiva do espaço concebido pelo Arq. Conceição e Silva (com painéis de azulejos de Querubim Lapa); e dos "agarrados" da Alcoa que não passam sem a sua dose de arte culinária, açúcar e ovos (e alguma farinha) - também conhecida pelos nomes de código, "cornucópia", "castanhas de ovos", "queijinho do céu", "pudim de São Bernardo", entre outros. Consta do menu, igualmente, o pastel de nata que ganhou o concurso de Melhor Pastel de Nata de Lisboa, de 2014. Aliás teme-se um duelo de titãs com vizinha Manteigaria pelo controlo do "tráfico" dos ditos pastéis, no Chiado. 

 

Nota: texto editado para corrigir a informação que referia que o pastel de nata da da Alcoa tinha ficado em 2º lugar no Melhor Pastel de Nata de Lisboa, de 2016, quando, na verdade, a pastelaria ganhou o concurso em 2014 e não mais voltou a concorrer ao mesmo. Segundo nos explicou Paula Alves, proprietária do espaço, é política da casa nunca participar nos concursos em que venceu antes. 

 

Foto retirada do Região de Cister

 

 

 

Leia ainda:

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 23:52


2 comentários

Sem imagem de perfil

De Artur Hermenegildo a 14.02.2017 às 11:00

Ainda não fui lá, mas a julgar pelas fotos o interior concebido pelo arquitecto Conceição e Silva foi destruído (ou "remodelado", que é mais fino). Sim, salvaram-se os painéis do Querubim Lapa (também era o mínimo), mas o interior era bem mais do que isso.

E é pena. Não sei qual será o conceito de "património municipal" que esta triste gestão camarária tem, mas é seguramente diferente do meu.

Lembro-me bem da Casa da Sorte, fui lá muitas vezes, e tenho pena. A sério.
Sem imagem de perfil

De Nabo Gourmet a 16.02.2017 às 14:35

Considero esse duelo do chiado como Ganho pela Manteigaria!
(Pelo menos em Pasteis de Nata)

Duelo dos Pasteis de Nata:

Alcôa : http://umnabogourmet.blogspot.pt/2017/01/por-onde-anda-o-melhor-pastel-de-nata.html

Comentar post



PUB


Os autores

Duarte Calvão (perfil)
Miguel Pires (perfil)

Porquê?

Três autores há vários anos ligados à gastronomia e vinhos criaram este espaço para partilhar com todos os interessados os seus pontos de vista sobre o tema (ver "carta de intenções").

PUB


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Siga-nos no facebook


Mesa Marcada no Twitter


Confira os premiados e as listas...



Pesquisar

  Pesquisar no Blog

Pub





Calendário

Fevereiro 2017

D S T Q Q S S
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728

Comentários recentes