Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




_MG_1768 copy.jpgNinguém terá dificuldade em associar a cerveja a momentos de convívio e de descontracção. O que nem sempre é tão fácil é encontrar os pratos que sejam adequados a essa características nem os ambientes onde eles melhor se vivem. Pois bem, o chefe Luís Américo resolveu o assunto com brilhantismo, proporcionando uma algo caótica e deliciosa refeição aos participantes neste terceiro desafio que a Unicer está a propor de combinar a sua nova cerveja Czech Golden Lager e outras da mesma Selecção Super Bock 1927. No seu novo e fabuloso espaço, o Puro 4050, em pleno Largo de São Domingos, na Baixa do Porto, não só preparou pratos para duas cervejas especiais, a já referida lager e a Munich Dunkel, com apresentou uma série de petiscos que puseram em evidência a versatilidade das cervejas em ocasiões como estas.

 

 

_MG_1734 copy.jpg

 Risotto de polvo com castanhas, uma fusão Portugal/Brasil/Itália que fez óptima companhia à Czech Golden Lager


O primeiro prato de que temos que falar e que foi preparado especialmente para acompanhar a Czech Golden Lager era uma originalíssima fusão entre Portugal, Brasil e Itália. Um risotto de polvo e castanhas, com arroz carnaroli, cozido no caldo de polvo, ligado com manteiga de leite de búfala (o Puro serve uma grande variedade de queijo mozzarella vindo directamente da Campânia e aposta nos sabores mediterrânicos), com azeite de dendê, típico dos pratos baianos e ainda uma mescla de folhas de rúcula e mizuna. “Achei que a Czech Lager é refrescante como a Superbock normal, mas mais encorpada, e por isso quis um prato que lhe fizesse frente, que a desafiasse, e pareceu que este conjunto de sabores fortes e texturas diferentes poderia funcionar”, explicou o chefe.

 

Com 44 anos, Luís Américo tornou-se conhecido ao ganhar em 2004 o concurso de Chefe Cozinheiro do Ano. Desde então, tem-se multiplicado entre diversos restaurantes e consultorias, detendo neste momento também o Cantina 32, a pouca distância do Puro, mais virado para a cozinha portuguesa, e sendo consultor do recém-aberto restaurante The Sandeman, no Largo Rafael Bordallo Pinheiro, no Chiado, em Lisboa. Mais do que restaurantes de “alta cozinha”, hoje em dia ele parece sobretudo interessado em criar conceitos informais e acessíveis, como são exemplo as três casas citadas.

 

_MG_1794 copy.jpg

O chefe Luís Américo mostra que também sabe muito bem como se servem cervejas especiais. Marta Fraga, especialista em harmonizações da Unicer, espera sentada para ver o resultado...

 

“A cerveja serviu como embalagem do prato”, resumiu Marta Fraga, responsável pelas harmonizações na Casa da Cerveja, da Unicer, que nos acompanhou alegremente neste repasto, tal como já tinha acontecido com o almoço no Pedro Lemos. “Houve aqui diversos equilíbrios interessantes, já que o prato apresentava sabores doces, amargos, herbáceos e salgados e texturas como o cremoso típico do risotto, mas também um certo arenoso da castanha. Pareceu-me que a Czech Lager resolveu isso tudo, deixando sempre o palato limpo e com vontade de comer mais uma garfada…”, considerou a especialista da Unicer.

 

O prato seguinte, preparado para acompanhar a Munich Dunkel, uma lager castanha, com o malte mais pronunciado, típica do estilo da cidade alemã, era menos complexo do que o primeiro, mas nem por isso deixou de sublinhar elementos que favoreceram a harmonização com a cerveja. Tratava-se de uma carne de alcatra não maturada, em tataki, ou seja, tostada por fora, quase crua por dentro, com cogumelos shimeji e puré de batata trufado. “Um prato com uma estrutura forte e sabores muito nítidos que julgo que acompanha bem uma cerveja com uma personalidade também muito forte”, sublinhou Luís Américo.

 

_MG_1830 copy.jpg

Tataki de alcatra com cogumelos shimeji para a Munich Dunkel. Um prato forte para uma cerveja forte

 

Marta Fraga concordou mais uma vez com o chefe portuense. “Funcionou muito bem o contraste do caramelizado e fumado que a Munich Dunkel apresenta com o doce da carne e o sabor a terra dos cogumelos. As caramelizações exteriores da carne também ajudaram muito”, afirmou, acrescentando que esta cerveja especial da Selecção 1927 também vai muito bem com outras carnes vermelhas, com sabores agridoces ou queijos fortes, muito curados, por exemplo.

 

E bastou Luís Américo ouvir falar de queijos curados para logo mandar vir um magnífico Parmeggiano Reggiano com 40 meses e ninguém conseguia parar de “harmonizar”…Já antes, com a Czech Golden Lager, para mostrar o seu carácter petisqueiro, tínhamos sido brindados com focaccias de cebola caramelizada, burrata, pesto e presunto de Parma, mostrando que deste “mozzarella bar” ninguém sai mal servido. Ficou assim concluída da melhor maneira a etapa portuense deste desafio lançado pela Unicer, que terminará em Lisboa (onde já estivemos no Lisboeta, de Tiago Bonito), mais precisamente no Bistro 100 Maneiras, de Ljubomir Stanisic.

 

_MG_1730 copy.jpg

 

Fotos: Paulo Barata  

 

 

 

Posts Relacionados:

 

. Dois pratos especiais para duas cervejas especiais, segundo Tiago Bonito

Dois pratos especiais para duas cervejas especiais, segundo Pedro Lemos

Como se fazem as cervejas especiais da Super Bock Selecção 1927

Cervejas especiais para pratos especiais

 

Patrocínio: 

520x90-3.jpg

 

 

Leia ainda:

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 00:01


1 comentário

Sem imagem de perfil

De Artur Hermenegildo a 20.07.2016 às 15:47

Que é feito do Luís Américo? Tive há anos um muito bom jantar no Mesa, que fechou, e depois disso não faço ideia do que anda a fazer.

Comentar post



Pub


Siga-nos no facebook


Mesa Marcada no Twitter


Os autores

Duarte Calvão (perfil)
Miguel Pires (perfil)

Porquê?

Três autores há vários anos ligados à gastronomia e vinhos criaram este espaço para partilhar com todos os interessados os seus pontos de vista sobre o tema (ver "carta de intenções").

Pub




Pesquisar

  Pesquisar no Blog

Comentários recentes





Calendário

Julho 2016

D S T Q Q S S
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31