Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




É Preciso Mais Seriedade

por Paulina Mata, em 25.07.14

Hoje dei com esta notícia:

Nunca foi feito?
Inventaram?
Basta uma pequena pesquisa e encontram-se n receitas. Tanto quanto sei a invenção foi de Albert Adriá no El Bulli. Uma cronologia do El Bulli que tenho à mão diz que foi no período 2005 - 2007. 
É preciso mais honestidade, mais seriedade. Para quem apresenta estas "descobertas" como se fossem suas, para quem as serve em restaurantes como se fossem suas, para quem as noticía. A informação está ao alcance de um click. Pode enganar-se alguns, mas não se engana todos... E não é bonito...

Leia ainda:

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 10:53


5 comentários

Imagem de perfil

De Filipe a 25.07.2014 às 12:51

Infelizmente, esta não é a primeira falsa descoberta, nem vai ser a última. O que eu não consigo perceber, principalmente nos dias que correm, em que tudo está tão facilmente ao nosso alcance.

Ainda na semana passada, o Público online fez um grande destaque a uma "invenção" portuguesa que já estava a fazer furor no estrangeiro. Porém, nos comentários, era possível ler que aquela "invenção" já tinha sido inventada por outra pessoa, já há algum tempo, que curiosamente também era portuguesa. Com uma simples pesquisa no Google deu para confirmar tudo.

É lamentável que isto aconteça.
Sem imagem de perfil

De Jorge Guitián a 25.07.2014 às 15:53

Lamentablemente, non é a primeira vez que a paternidade deste "pan instantaneo" ten creado polémica, mesmo en España. Aquí foi presentado en 2007 por Albert Adrià, pero no 2008 o cociñeiro galego Marcelo Tejedor patentou un Pan en spray que era, básicamente, o mesmo coa única diferencia de ser vendido en aerosol e non preparado no momento nun sifón de cociña. Por outra banda, no 2013 Andoni Luis Adúriz presentou, no verán de 2013, uns churros en spray bastante semellantes ao aerosol de Tejedor (sendo neste caso a masa doce e non salgada). Pero si os catálogos de ElBulli e as hemerotecas non enganan, o primeiro en facer unha masa líquida en sifón de cociña para cociñala no microondas foi Albert Adrià.
Sem imagem de perfil

De Renato a 25.07.2014 às 18:14

Depende do que for, de facto, a invenção. Se já existisse, o pedido de patente irá caír facilmente. Mas, tecnicamente, basta que a formulação seja original (mesmo que o efeito "microwaveable batter" seja o mesmo) para que seja, de facto, uma invenção.

Mas reconheço que falta aqui um pouquinho de seriedade para ser mais claro. Mesmo tendo em conta que o vídeo não é certamente dirigido a cientistas e/ou profissionais da restauração.
Sem imagem de perfil

De André Alves a 26.07.2014 às 10:09

Então não há cá uns que dizem que inventaram o Pastel de Nata de Bacalhau?
Ridículo..quase tão ridículo como se aceitar uma patente de uma receita de cozinha.. qualquer dia vem um herdeiro do Bolhão Pato ou do Gomes de Sá pedir royalties...
Sem imagem de perfil

De Pedro Sommer Ribeiros a 26.07.2014 às 14:36

Ahaahahaha!!!
Muito bom!
Se viessem a Portugal, até encontravam uma marca com bolos para microondas à venda no supermercado...
Ai vida!

Comentar post



PUB


Os autores

Duarte Calvão (perfil)
Miguel Pires (perfil)

Porquê?

Três autores há vários anos ligados à gastronomia e vinhos criaram este espaço para partilhar com todos os interessados os seus pontos de vista sobre o tema (ver "carta de intenções").

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Mesa Marcada - Os 12 Pratos do Trimestre


Siga-nos no facebook


Mesa Marcada no Twitter


Confira os premiados e as listas...



Pesquisar

  Pesquisar no Blog

Pub





Calendário

Julho 2014

D S T Q Q S S
12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031

Comentários recentes

  • Miguel Pires

    Tem calma, Adriano. O Yeatman ganhou no ano passad...

  • Miguel Pires

    Recebemos o comunicado ontem e ia fazer um apontam...

  • Miguel Pires

    Mais de 50% do tráfego de ontem para este blogue ...

  • Carlos Alexandre

    Recorde-se que o Bistro 100 Maneiras ganhou o maio...

  • Adriano

    Infelizmente conheço mal o "panorama". Mas acho qu...