Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




photo.JPG

O Peixe em Lisboa 2014 começou oficialmente ontem mas é a partir de hoje que começam as principais actividades do evento. Para hoje destaco, às 19h, no Auditório principal, a apresentação de Thiago Castanho (que ontem deu um jantar incrível na Tasca da Esquina). Porém, mais cedo, às 15h, no mesmo local vai-se falar da Pele do Peixe, sim essa "coisa" que a maior parte das pessoas despreza mas que, na grande maioria dos casos, não só é comestível como se recomenda, dado ser onde se acumula boa parte do sabor do peixe. É sobre a sua utilização e modos de preparo que a Paulina Mata vai moderar o debate, onde são convidados os chefes Bertílio Gomes (Chapitô, Lisboa), que "representará" o modo ocidental de confecção, e Pedro Almeida (Midori, Penha Longa , Sintra) que falará da sua utilização na cozinha oriental. Por curiosidade na foto de cima podem ver a belíssima pele de uma gata (seca) tirada na semana passada, no Mercado de Lavradores, no Funchal.

 

Também hoje, no âmbito do Sangue na Guelra, o braço direito de Massimo Bottura (da Osteria Francescana, 3* Michelin e "3º Melhor restaurante domundo"), Yoji Tokuyoshi fará um jantar no Kiss the Cook, na Lx Factory, às 20h. Estou muito curioso sobre o que este japonês irá fazer. Ele que no ano passado foi o mais ousado dos sub-chefes que se apresentou em Lisboa, precisamente num dos principais jantares do programa deste evento paralelo ao Peixe em Lisboa e que é apoiado pelo Mesa Marcada. Depois conto como foi. 

 

Posts relacionados: 

Enquanto não chega o Sangue na Guelra 2014

Peixe em Lisboa 2014 incrementado

Leia ainda:

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 11:00


3 comentários

Imagem de perfil

De Artur Hermenegildo a 07.04.2014 às 10:43

O jantar de 6ª feira foi muito bom. Excelência com simplicidade, o que é sempre difícil mas magnífico quando resulta, como foi o caso.

Aqui o post no nosso blog:

http://aassinalar.blogspot.pt/2014/04/origens-pelo-chef-yoji-tokuyoshi.html#comment-form
Sem imagem de perfil

De teixeira a 10.04.2014 às 19:26

Artur aproveito o post em que você fala bem de um jantar, para falar de um outro. Jantamos, ontem, minha mulher, um filho adulto e eu no Ferrugem. Vínhamos de Vila Real - onde a cria queria conhecer algumas quintas - e, famintos, fomos a Famalicão conhecer o restaurante e o Renato. Ambos são requintados. Ele como pessoa distinta e elegante, e o estabelecimento que é moderno e aconchegante. Fomos gulosos. Pedimos o menu de seis "momentos". Seria injusto destacar do que nos serviram algum que não beirasse o requinte de uma gastronomia muito bem elaborada. Mas, não resisto, em nome da família, a falar de um robalo soberbo e de um arroz de pato fantástico. Pessoal de mesa - Sr. Abílio - um exemplo. Os vinhos da harmonização foram preciosos. Um branco Loureiro, com cerca de cinco anos, é para ser citado. Agradeço ter me indicado o Ferrugem. O Renato foi extremamente simpático e participativo com uma família de brasileiros que - desculpem - foram a Famalicão, exclusivamente, para confirmar - um pouco mais - de como se pode comer bem em Portugal.
Imagem de perfil

De Artur Hermenegildo a 11.04.2014 às 10:53

Caro Teixeira, anda bem que gostaram.

O Ferrugem é um dos grandes restaurantes de Portugal. Este ano ainda lá não fui, infelizmente.

Comentar post



Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Os autores

Duarte Calvão (perfil)
Miguel Pires (perfil)

Porquê?

Três autores há vários anos ligados à gastronomia e vinhos criaram este espaço para partilhar com todos os interessados os seus pontos de vista sobre o tema (ver "carta de intenções").

Siga-nos no facebook


Mesa Marcada no Twitter


Confira os premiados e as listas...



Pesquisar

  Pesquisar no Blog

Pub





Calendário

Abril 2014

D S T Q Q S S
12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930

Comentários recentes

  • João Gonçalves

    "E, é claro, o Varanda do Ritz Four Seasons, de Li...

  • Duartecalf

    Se no ano passado íamos duplicar e não duplicámos,...

  • Miguel Pires

    Seria de bom tom, a alguém que tem uma opinião tão...

  • Miguel Pires

    Podemos sempre especular o que quisermos, como, po...

  • Anónimo

    Miguel,Neste momento já foram recebidos os convite...