Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




IMG_9405.JPG

Há mais de uma década que Sílvia Bastos e Nadir Bensmail, os gerentes de Os Goliardos, andam pela Europa em busca de vinhos de produtores independentes, maioritariamente de pequena dimensão, muitos de agricultura biológica e biodinâmica. Durante anos o dinâmico casal teve um bar garrafeira em Lisboa, que serviu para evangelizar e criar um séquito de seguidores. Hoje, já sem o bar, os seus vinhos encontram-se em vários restaurantes e garrafeiras da capital podendo, igualmente, serem adquiridos online, ou na Garagem dos Goliardos, em Campolide.

 

 

Porém, o óptimo trabalho que vêm desenvolvendo, num mercado de nicho que cresce a cada ano, tem a sua expressão máxima num evento muito especial que organizam desde 2010, em Lisboa, o Festival de Vinhos do Terroir, cuja próxima edição tem data marcada já para os próximos dias 8 e 9 de Julho, na esplanada do À Margem, em frente ao Tejo, em Belém. 

 

O ambiente que se vive neste festival é único graças a uma comunidade de apaixonados que comungam de valores idênticos, mas que tem na diversidade aquilo que os aproxima. Nem todos são amigos ou partilham da mesma filosofia (há mesmo por ali quem continue a desconfiar "dessa coisa dos vinhos naturais"), mas todos estão empenhados em fazer e mostrar vinhos cheios de personalidade que expressam o terroir onde são feitos.

 

É provável que quem lá for pela primeira vez (ou até pela 3ª ou 4ª vez) levante o sobrolho, ou até mesmo lhe desagrade algumas das propostas. Porém, pelo meio, alguns vão correr correr o risco de se deparar revelações apaixonantes ou até mesmo querer fazer parte do clube. E sim é também possível que durante a prova de certos vinhos venha à cabeça um pensamento do tipo, "porra, mas o meu avô fazia estes vinhos". Pois, talvez fizesse. Só que aqui, apesar da postura total relax poder indiciar o contrário, o assunto é sério, mais estudado e cuidado e menos meia bola e força. Ah durante o evento também há comes para ajudar a acamar os bebes e, cuidado, porque a exposição a este ambiente contagioso pode deixar marcas :). 

 

image001.jpg

 

Abaixo deixo-vos a lista dos produtores, "a borra da borra", como ironicamente lhe chama a organização. Portanto, não se esqueçam de marcar presença em Belém no próximo fim de semana. 

 

Portugal

Adega Reg. de Colares / Viúva Gomes (Colares), Vale da Capucha (Lisboa, Torres Vedras), Casal Figueira (Lisboa, Serra de Montejunto), Humus (Lisboa, Caldas da Rainha), Quinta da Serradinha (Lisboa, Leiria), Herdade do Cebolal (Setúbal, Santiago do Cacém), Quinta do Mouro (Alentejo, Estremoz), Dominó (Alentejo, Portalegre), Quinta das Bageiras (Bairrada), Caves São João (Bairrada), Tiago Teles (Bairrada | Vinho Verde), Quinta da Boavista (Dão), Quinta da Pellada (Dão), Quinta da Palmirinha (Vinho Verde), Dorado (Minho), Quinta do Infantado (Douro), Val da Figueira (Douro), Lucinda Todo Bom (Douro), Quinta do Monte Xisto (Douro).

 

Espanha

Matias i Torres (La Palma, Canarias), Envinate (Canarias, Ribeira Sacra, Estremadura), Fedellos do Couto (Ribeira Sacra, Galiza), Quinta da Muradella (Monterrei, Galiza), Descendientes de Palacios (Bierzo), Bernabeleva & M. Isart (Madrid).

 

França

Domaine Tribouley (Roussillon), Elian da Ros (Marmandais, SudOuest), Bernard Baudry (Loire, Chinon), Vincent Carême (Loire, Vouvray), C.& C. Maréchal (Bourgogne), Domaine Chamonard (Morgon), Domaine Thévenet (Morgon), Domaine Texier (Rhône), Domaine Giachino (Savoie).

 

Italia

Cantina G Rinaldi (Barolo), Azienda Roagna (Barbaresco/Barolo), Azienda Bera (Piemonte), Valli Unite (Piemonte), Cantina Giardino (Campania), Skerk (Friuli).

 

 

Informações úteis: 

 

Festival de Vinhos do Terroir: 8 e 9 de Julho das 19h00 às 24h00 na Esplanada à Margem, Belém, Lisboa

 

Os bilhetes podem ser adquiridos através da bilheteira onlinena Esplanada A Margem (Belém, Doca do Bom Sucesso) ou na Garagem dos Goliardos (Campolide, R. General Taborda 91, Quintas e Sextas das 17h00 às 20h00, não temos multibanco).

 

 

 

Leia ainda:

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 11:45



Pub


Siga-nos no facebook


Mesa Marcada no Twitter


Os autores

Duarte Calvão (perfil)
Miguel Pires (perfil)

Porquê?

Três autores há vários anos ligados à gastronomia e vinhos criaram este espaço para partilhar com todos os interessados os seus pontos de vista sobre o tema (ver "carta de intenções").

Pub




Pesquisar

  Pesquisar no Blog

Comentários recentes

  • Artur Hermenegildo

    Estive no Mesa de Lemos na 4ª feira passada, grand...

  • Adriano

    #offtopicEntão é um artigo, sobre a notícia que es...

  • Duartecalf

    Excelente notícia o regresso de Vincent Farges a P...

  • Anónimo

    Em fez de "amuse bouche", porque nao "entretem de ...

  • João Faria

    Quando o anúncio do guia chegar a Portugal - e acr...





Calendário

Julho 2016

D S T Q Q S S
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31