Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Captura de ecrã 2016-08-9, às 12.04.01.png

A história já tem umas semanas e vem contada no vídeo abaixo. Um estabelecimento de comida de rua de Singapura, onde se formam filas para comer frango em molho de soja à moda de Hong Kong, uma especialidade da casa que cusra menos de dois euros, acaba de ganhar uma estrela Michelin na recente edição do guia francês deste território, tornando-se o restaurante "estrelado" com a refeição mais barata do mundo. 

 

Captura de ecrã 2016-08-9, às 12.03.51.png

A história é bonita, o vídeo comovente e sim, mesmo não tendo estado no HK Soya Sauce Chicken Rice and Noodle, posso testemunhar que comi nos food stalls de Singapura alguma da comida mais saborosa e barata da minha vida. Porém, por mais sincero que seja este prémio, e que o mesmo possa servir para provar que para ganhar uma estrela não é o local que importa mas sim a qualidade da comida, não consigo deixar de ver aqui, sobretudo, uma óptima ferramenta de promoção da marca. Nada de grave, assim o critério seja o mesmo em todo o mundo, como o Guia Michelin gosta de apregoar.

 

Imagens: fotogramas retirados do video acima

 

 

Leia ainda:

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 12:11


6 comentários

Sem imagem de perfil

De Artur Hermenegildo a 09.08.2016 às 17:47

Absolutamente de acordo.

O Guia de Singapura é novo e uma história destas é ideal para ser falado em todo o mundo fora da imprensa e blogues generalistas.

No FB andou uma excitação.
Sem imagem de perfil

De leandro a 15.08.2016 às 22:58

penso que nao tem nada com a promoção do guia. comi neste lugar varias vezes, é excelente !

algo muito simples levado a perfeição.
Sem imagem de perfil

De André Miguel a 16.08.2016 às 16:46

A questão é que o guia gosta de apregoar que a "perfeição" merecedora de estrela não é apenas o que temos no prato, mas tudo aquilo que envolve uma refeição, desde o espaço, a decoração, o serviço de mesa, o atendimento, a selecção de vinhos, etc, etc, etc... Se assim não fosse em Portugal teríamos muitas mais estrelas. Isto é apenas marketing e uma tremenda hipocrisia.
Sem imagem de perfil

De PR a 18.08.2016 às 19:23

Muito pelo contrário André Miguel. O guia sempre apregoou que o que conta é apenas a comida. Basta atentar nas declarações de Michael Ellis, diretor internacional dos guias, proferidas no World Resorts Sentosa na gala de apresentação deste novo guia.
Agora não deixa de ser um caso de marketing muito bem estudado, pois a verdade é que nestas últimas semanas o destaque dado a estes dois estabelecimos situados em hawkers é muito maior do que o dado, por exemplo, ao único restaurante que obteve três estrelas. Contudo, o guia Michelin, em especial os que se publicam na Ásia, têm sido pródigos em criar este tipo de fenómenos. Ou já todos nos esquecemos do Tim Ho Wan (que ficou conhecido como o restaurante com estrela Michelin mais barato do mundo) e do Din Tai Fung (igualmente barato) que por conta das estrelas e da publicidade que receberam, expandiram autênticos impérios (o primeiro conta já com cerca de 30 outlets e o segundo 50...), ou do famoso sitio de ramen no norte de Tokyo onde se pode almoçar por cerca de 5 euros?
Sem imagem de perfil

De Adriano a 18.08.2016 às 18:24

Tenho toda a simpatia por este senhor. Não comi, mas pelo que se vê no vídeo só pode ser bom. É de certeza muito muito bom. Os "contras" (na realidade não tenho grandes contras) estão na especialização. O jiro ganhou três só com sushi (segundo as suas próprias palavras largou o sashimi por que os dois juntos era muita areia para a camioneta dele e não ia conseguir fazer tudo bem) este senhor faz frango. É um verdadeiro especialista. Faz o mesmo prato há 35 anos... Depende agora do que se entende valorizar. Na Europa duvido que culturalmente se aceite que quem vire frangos à cafreal durante 35 anos e com imensa dedicação e engenho seja elegível, com a argumentação que apesar de o frango ser excepcional a única coisa que ele ou ela faz é frango. Não é completo no sentido da refeição: sopas, entradas, carnes, peixes, doces, serviço, vinhos e bebidas, etc. Não é sequer considerado um restaurante pois uma churrasqueira não tem mais opções. Na Ásia a cultura é diferente e este tipo de cozinha de missão é bastante mais valorizado que na Europa. Passar 3 anos a limpar para 1000 dias depois ser promovido a abanador de leque para arrefecer arroz por mais 700 dias mostra muito das diferenças de cultura. Na Baia a Cira tem o melhor acarajé do mundo, são filas com dezenas largas de metros e esperas de 1 hora só para comer o acarajé dela. Todo o Brasil a conhece e muitos fora do Brasil também. Vai ter estrela para a Cira? Se eu conseguisse (nunca na vida, completamente hipotético) fazer este frango com a mesma qualidade e servisse ao mesmo tempo outra comida menos boa, mais banal, haveria estrela para mim por causa do frango? Ou seria dito "tem um frango de morrer é pena que o resto seja banal, caso contrário era casa para ter 1 estrela"?

Mas como disse, o sr. ficou contente e orgulhoso, o frango deve ser bestial e por mim ta tudo muito bem :) são só considerações provavelmente ignorantes da minha parte.

Fiquei com saudades de rever o tampopo, aí está um filme sobre a obsessão asiática da perfeição.
Sem imagem de perfil

De André Pinto a 30.08.2016 às 12:17

Espero que, na mesma senda, o Guia ponha os olhos no Wong Kee, de Kuala Lumpur. É exactamente o mesmo princípio de comida hainanesa, mas o que é levado à perfeição é a barriga de porco.

O frango de que fala o post foi o petisco familiar de domingo, enquanto vivi no Bornéu. A fragância deste prato, de aspecto simples, monótono, enche a rua, cheira-se a 200m de distância.

Comentar post



Pub


Siga-nos no facebook


Mesa Marcada no Twitter


Os autores

Duarte Calvão (perfil)
Miguel Pires (perfil)

Porquê?

Três autores há vários anos ligados à gastronomia e vinhos criaram este espaço para partilhar com todos os interessados os seus pontos de vista sobre o tema (ver "carta de intenções").

Pub




Pesquisar

  Pesquisar no Blog

Comentários recentes

  • Artur Hermenegildo

    Estive no Mesa de Lemos na 4ª feira passada, grand...

  • Adriano

    #offtopicEntão é um artigo, sobre a notícia que es...

  • Duartecalf

    Excelente notícia o regresso de Vincent Farges a P...

  • Anónimo

    Em fez de "amuse bouche", porque nao "entretem de ...

  • João Faria

    Quando o anúncio do guia chegar a Portugal - e acr...





Calendário

Agosto 2016

D S T Q Q S S
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031