Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Foi bonita a festa, pá

por Mesa Marcada, em 20.01.17

IMG_5366.JPG

"Quantas pessoas estão à espera que venham?", perguntava-nos Miguel Somsen, da Gin Lovers Príncipe Real, na primeira vez em que nos reunimos para tratarmos dos detalhes relacionados com a cerimónia de entrega dos prémios Mesa Marcada, que decorreu no passado dia 16, em Lisboa. "Nos últimos anos temos tido entre 100 e 150", respondemos. Este ano, chegados ao dia da cerimónia tínhamos 220 confirmações. Oops... será que caberia todo o mundo com um mínimo de conforto, era a nossa preocupação. Parece que sim, a ver pelo ar animado e pela casa que se manteve cheia até ao final do evento.

 

 

Como disse alguém , em jeito de piada, se um meteorito tivesse caído, àquela hora, naquele local, desaparecia uma boa parte da alta cozinha portuguesa e de outras áreas relacionadas com ela. Só em termos de chefes foram avistados por lá, nomes como, Adriano Jordão, Alexandre Silva, Américo dos Santos, Ana Moura, André Lança Cordeiro, André Magalhães, Bertilio Gomes, Bruno Rocha, Carlos Fernandes, Carlos Martins, Carlos Teixeira, Daniel Estriga, Dieter Koschina, Francisco Magalhães, Francisco Siopa, Frederic Breitenbucher, Gil Fernandes, Henrique Sá Pessoa, Hugo Brito, Hugo Dias de Castro, Joana Xardoné, João Rodrigues, Joe Best, José Avillez, Kiko Martins, Leopoldo Garcia Calhau, Lucas Azevedo, Luís Gaspar, Manuel Lino, Manuel Maldonado, Mário Rolando, Miguel Castro Silva (responsável pelo que se comeu), Miguel Paulino, Milton Anes, Nuno Barros, Paulo Mota, Pedro Baros, Pedro Lemos, Pedro Mendes, Pedro Rezende Pereira, Ricardo Costa, Rodrigo Castelo, Rui Silvestre, Rui Martins, Tiago Bonito, Tiago Feio, Tiago Emanuel dos Santos, Vasco Coelho dos Santos, Vasco Lello, Vincent Farges, Vitor Adão, Vitor Sobral e outros nomes que nos estarão a escapar, certamente. E ainda bem que vieram todos (incluindo Daniel Burns do Luksus, Nova Iorque, que no dia seguinte fazia um jantar com Alexandre Silva, no Loco). Esta festa é de todos nós, mas que serve, sobretudo, para celebrar o trabalho que eles e as equipas dos seus restaurantes nos proporcionaram ao longo do ano. 

 

E pronto, sem nos alongarmos mais deixamos as imagens dessa noite e algumas expressões e diálogos que não aonteceram como escrevemos, mas que poderíam muito bem ter acontecido.  

IMG_5428.JPG

"Eh pá e não é que está mesmo aqui a dizer 1º lugar Chefes?" e restaurantes também, chefe. Dois em um. Pumba! 

009.jpg

"Portanto", dizia o Sr. Duarte, o dono de metade disto tudo, "levo aqui um tártaro de atum e um gressino que até vai disto". Mais atrás, Miguel Somsen, da Gin Lovers, parecia dizer a Cátia Simão: "deixa-me cá beber um tinto, porque não dá para estar a sempre a colocar a tónica no assunto".

014.jpg

"Oh Simão, ainda limpava isto do chefe revelação do ano. Mas pronto, estes miúdos têm pica" 

 

112.jpg

"eheheh, já enganei mais uns que pensavam que estas colherzinhas de madeira eram gressinos"

020.jpg

Rui Silvestre do Bon Bon, rodeado de duas fãs que insistiam que lhes mostrasse a estrela michelin tatuada no peito. Enquanto isso, em segundo plano, André Magalhães cerrava os olhos para apreciar melhor o sabor do malte do pão liquido que segurava nas mãos. Parece que Vítor Sobral ainda lhe disse: "oh caramelo, acorda! Havias de fazer 50 anos para a semana. Olha, eu é que devia estar a dormitar que o meu filho bébé e a minha neta não me deixam dormir". Porém, Magalhães continuava concentrado na apreciação do malte...

 

051.jpg

"Mas o meu nome não está mesmo aí, Duarte?", perguntava o Sr. Pires, o outro dono de metade disto tudo. "Não, pá", respondia o Sr. Duarte. "Mas eu fiz uns pratos do caraças em 2016. Tu até provaste aquela língua de vaca com molho de tucupi negro e disseste que estava fantástica!", insistia Pires. "Pois, mas não está aqui o teu nome. Depois vês se está na lista geral. Talvez a Luciana tenha votado em ti, o que eu duvido. Vamos mas é começar isto".

022.jpg

"Nem um palito d'ouro, estes gajos levavam",  diz-se que dizia neste momento Tiago Pais, do Observador e autor do guia  "As 50 melhores tascas de Lisboa".

032.jpg

Enquanto isso, Henrique Sá Pessoa mantinha a cAlma

IMG_5427.JPG

O mesmo Henrique dizia que era bom estar de volta aos palcos (sim, esta parte é mesmo verdade). E a este palco subiram, também, Dieter Koschina, do Vila Joya (Guia), Ricardo Costa do Yeatman (Gaia) e Pedro Lemos do restaurante Pedro Lemos (Porto).  

060.jpg

José Avillez não alcançou desta vez o 1º lugar mas mostrou fair play, boa disposição e ainda levou o Prémio Especial Graham's Restaurante Novo do Ano para o Bairro do Avillez. 

076.jpg

"O que é que querem que eu diga. É muito Loco". Alexandre Silva, que não consta ter disto isto, recebeu o Prémio Especial Estrella Damm Destaque do Ano, devido à maior subida na tabela. Alexandre, ladeado na imagem pelos representantes da marca e deste blogue,  ficou em 5º lugar Chefes e Restaurantes (com o Loco). 

078.jpg

Carlos Albuquerque, em representação de Pedro Pena Bastos, do Esporão, vencedor do Prémio Especial Chefe Revelação do Ano, recebe o prémio das mãos do jovem veterano chefe do catering da noite, Miguel Castro Silva: "hum deixa-me cá ensaiar bem que um dia ainda vou ganhar isto". 

103.jpg

Já André Magalhães, da Taberna da Rua das Flores, vencedor do prémio "Mesa Diária", recebeu das mãos de Joe Álvares Ribeiro, da Symington, mais uma garrafinha portátil para a colecção. É 3ª, correspondente a 3 anos de dominio do prémio para melhor restaurante de preço moderado. "Xiii, onde é que vou arranjar lugar para mais uma. Hum... bom, vou lutar pela 4ª, bebo-a, como fiz às outras 3 e depois coloco um tampo em cima delas e faço uma mesa". 

106.jpg

Vista do andar de cima do espaço da Gin Lovers Príncipe Real, na Embaixada, Lisboa, onde decorreu a cerimónia dos prémios. 

109.jpg

"Ah e passas mesmo um óleo especial na barba para amaciar, é isso?"

 

041.jpg 

"Um dia era provável que deixasse de ser número 1. Olhe, hoje foi o dia. Venha de lá esse 20 anos que eu acho que nunca o provei"

110.jpg

Já que ninguém o avisava da nódoa na camisa, Miguel Pires insistia em contar, outra vez, como partira uma costela a fazer wakeboard. "Então, à primeira tentativa coloquei-me logo em pé, mas o pior foi depois, quando tentei fazer um duplo mortal à retaguarda, seguido de uma pirueta invertida, só que não".

  

IMG_5382.JPG

Momentos líquidos da noite, com cerveja da Estrella Damm, porto Graham's e os vinhos de mesa da Symington - os patrocinadores do evento. Na imagem da esquerda o sr que está de frente comentava "É pá e fui pai outra vez, e ontem corri duas maratonas e depois ainda fui fazer a noite ao Asiático. E quero ver se este ano ainda abro O Edpário e a seguir ainda há-de ser O Vegetanário, vão ver!"

114.jpg

 "Oh Paulina, por ti não sei, mas embora ache que faltou por aqui um certo bolo de chocolate, não tenho problema em dizer que esta foi a melhor festa do mundo!". "Oh Carlos, deixa-te lá de disparates e faz lá como eu, a Sancha e o Miguel Somsen: mostra lá os dentinhos, vá".

IMG_5378.JPG

Olha, estava animada a festa, pá. 

 

Posts Relacionados: 

 

Já são conhecidos “Os 10 Restaurantes e 10 Chefes Preferidos de 2016” do Mesa Marcada

Em sete anos de prémios Mesa Marcada, José Avillez destacou-se. Manterá esse domínio?

Nomeados para o Prémio Especial Estrella Damm Destaque do Ano

Nomeados para o Prémio Especial Graham's Restaurante Novo do Ano

. Nomeados para o prémio "Mesa Diária"

Nomeados para o prémio especial "Chefe Revelação de 2016"

O que são e como se atribuem os prémios Mesa Marcada

Prémios para que vos quero

 

 

Leia ainda:

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 18:48



PUB



Os autores

Duarte Calvão (perfil)
Miguel Pires (perfil)

Porquê?

Três autores há vários anos ligados à gastronomia e vinhos criaram este espaço para partilhar com todos os interessados os seus pontos de vista sobre o tema (ver "carta de intenções").

Siga-nos no facebook


Mesa Marcada no Twitter



Pesquisar

  Pesquisar no Blog

Pub





Calendário

Janeiro 2017

D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031

Comentários recentes

  • João Faria

    Interessante análise e reflexão. Fiquei curioso em...

  • Adriano

    Miguel não me leves a mal este bocadinho de mau ol...

  • silva

    acho preço bastante caro, a não ser que as garra...

  • Artur Hermenegildo

    Ao que diz o Bloomberg, o Gaggan, nº7, irá fechar ...

  • Duarte Calvão

    É curioso, não tinha noção de que o êxito do Henri...