Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Fruit Meat: a mandarina perfeita

por Miguel Pires, em 16.07.14

O Meat Fruit é seguramente um dos pratos mais icónicos de Heston Blumenthal. Embora na sua actual forma seja uma proposta recente (desenvolvida por Ashley Palmer-Watts, no Dinner), trata-se de uma revisitação de um prato inglês medieval que o próprio Blumenthal recuperou para uma das suas séries de programas televisivos (Heston's Feasts) e que chegou a servir no Fat Duck. 

 

Andei à procura da crítica que fiz ao Dinner para a Wine, quando estive em Londres, no ano passado, para ver o que tinha escrito sobre este prato. Não a encontrei, porque, pelos vistos, não cheguei a publicá-la aqui - vou recuperá-la em breve. Contudo, encontrei este post da Paulina Mata em que ela a descreve assim: 

 

"Uma tangerina quase perfeita! Por dentro o parfait de fígados de galinha a envolvê-lo uma finíssima película de gel com um forte sabor a tangerina. Um parfait muito leve e suave, mas o que me impressionou mais foi o gel de tangerina com uma excelente textura. Retirei pedaços que comi isoladamente para avaliar o sabor forte a tangerina e confirmar que o gel era tão fino e com uma textura tão boa que se desfazia na boca. Comido com o parfait dava notas de tangerina, mas sem se sentir o gel. Muito bom! Técnica excelente! Depois de avaliados estes pormenores técnicos, foi hora de barrar o parfait no pão torrado e de desfrutar da mistura de sabores, o tostado do pão complementava muito bem!"

 

 

Vem este post a propósito de um outro, excelente, publicado pela Eater.com (de onde foram retiradas estas duas fotos de Julie Falconer), em que é contada a história do prato e mostrado, passo-a-passo, todo o processo de concepção. Aqui

 

Posts relacionados: 

 Em Busca da Perfeição

Leia ainda:

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 12:31



PUB


Os autores

Duarte Calvão (perfil)
Miguel Pires (perfil)

Porquê?

Três autores há vários anos ligados à gastronomia e vinhos criaram este espaço para partilhar com todos os interessados os seus pontos de vista sobre o tema (ver "carta de intenções").

PUB


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Siga-nos no facebook


Mesa Marcada no Twitter


Confira os premiados e as listas...



Pesquisar

  Pesquisar no Blog

Pub





Calendário

Julho 2014

D S T Q Q S S
12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031

Comentários recentes

  • João Gonçalves

    Muito interessante. Reconheço que me sinto ignoran...

  • Anónimo

    Só para esclarecer que este comentário é meu. Artu...

  • Marcus

    Esperimente passá-las em farinha de arroz. Elas fi...

  • Miguel Pires

    Pois, eu gosto de comparar e de tirar ilações, sob...

  • Miguel Pires

    Anónimo?