Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Guia Michelin França 2015 revelado

por Miguel Pires, em 03.02.15

Michelin_France 2015.jpgMaxime e René Meilleur, o director da Michelin Michael Ellis e Yannick Alleno.

 

Os números do Guia Michelin França 2015 continuam a impressionar: são 609, o total de restaurantes com estrelas Michelin. Destes 503 têm 1* (37 são novos), 80, 2** ( sete novos) e 26, 3***(dois novos - ou mais ou menos, já vemos porquê).

 

 

Quanto a novidades, o comunicado de imprensa fala em 2 novos restaurantes com 3***: o Le Bouitte in Saint-Martin-de-Belleville, um restaurante familiar de cozinha "refinada e autêntica" da Saboia, do chef autodidata  René Meilleur; e o Ledoyen, em Paris. Este último já constava do guia do ano passado. Contudo, ao passar de mãos, para o chef Yannick Alleno, o guia apresenta-o como novo 3***. 

 

 

Por sua vez Alain Ducasse é apontado como o grande derrotado por conseguir apenas 2** no Plaza Athénée, retirado do guia anterior por se encontrar na altura em remodelação. Creio que é precisamente pelo facto de ter estado fechado que regressa com duas, e não com três estrelas, mas não encontrei informação que confirme este dado. Recorde-se que Alain Ducasse praticamente baniu a carne dos menus do restaurante, centrando-se numa cozinha "natural"  à base de peixes, mariscos, vegetais e cereais - calma, o senhor ainda não virou paleo. Esta viragem de Ducasse deu muito que falar quando foi anunciada em Setembro, embora estivesse longe de ser um precursor na matéria, uma vez que Alain Passard tomara a mesma decisão (entretanto abandonada) uns bons anos antes. 

 

Mas voltando ao guia, o comunicado da Michelin releva ainda o facto do guia prestar atenção, não apenas ao que se passa nos grandes centros, mas igualmente nas pequenas comunidades, ao referir novas entradas com 1* de restaurantes de aldeias com menos de 2000 habitantes, como é o caso do Clair de la Plume em Grignan e do Tables de Gaspard em Saint Crépin. 

 

O guia destaca ainda o seu apoio às novas gerações ao atribuir 1* a Ludovic Turac do Une Table au Sud em Montpellier (34), de apenas 26 anos e a Joël Philips do restaurante Esprit Terroir, em Estrasburgo, de 27 anos. O guia não fala mas eu destaco ainda a estrela atribuída a um dos restaurante do movimento bistronomie (ou próximo) de Paris:  o de David Toutain, um dos mais relevantes dos chefs emergentes da actualidade, que trabalhou com Alain Passard e Andoni Aduriz (um chef francês com formação em Espanha, que horror! :) e que ganhara uma estrela anteriormente no Agapé Substance, também na capital francesa. 

 

É de referir ainda que o luso-francês Serge Vieira mantém as 2** estrelas no seu restaurantes em Chaudes-Aigues.  

 
Apesar de todas as novidades houve também perdas e, nas contas finais - que inclui o downgrade do clube das 3 estrelas para o de duas, dos restaurantes L'Arnsbourg em Baerenthal e La Cote St-Jacques em Joigny - existe menos uma estrela na constelação. Um desastre, portanto... 
 
Posts Relacionados: 
 
 
 

Leia ainda:

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 10:31


1 comentário

Imagem de perfil

De Artur Hermenegildo a 04.02.2015 às 11:31

Fico muito satisfeito pela estrela do David Toutain. Não conheço este novo restaurante, mas tive em 2012 uma fabulosa refeição no Agapé Substance, seguramente entre as melhores da minha vida.

E agora que já fui ao Mugaritz, percebo a influência do Aduriz nas concepções e visão do Toutain.

Comentar post



PUB


Os autores

Duarte Calvão (perfil)
Miguel Pires (perfil)

Porquê?

Três autores há vários anos ligados à gastronomia e vinhos criaram este espaço para partilhar com todos os interessados os seus pontos de vista sobre o tema (ver "carta de intenções").

PUB


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Siga-nos no facebook


Mesa Marcada no Twitter


Confira os premiados e as listas...



Pesquisar

  Pesquisar no Blog

Pub





Calendário

Fevereiro 2015

D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728

Comentários recentes

  • Paulina Mata

    Tenho pena mas não vou poder ir. O ano passado val...

  • Duarte Calvão

    Julgo que sim. No final do post há um link que rem...

  • João Almeida

    Duarte,E quem pode participar? Porque é que é só p...

  • João Gonçalves

    Muito interessante. Reconheço que me sinto ignoran...

  • Anónimo

    Só para esclarecer que este comentário é meu. Artu...