Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Guias Michelin São Paulo e Rio só em 2015

por Duarte Calvão, em 28.05.14

Afinal, os chefes e proprietários de restaurantes brasileiros vão ter que esperar até Março do ano que vem para saber como o Guia Michelin classifica os seus estabelecimentos. Ontem de manhã, o director mundial do guia, o norte-americano Michael Ellis (na foto), deu uma conferência de Imprensa em São Paulo para anunciar que só nessa data serão publicados os guias das cidades do Rio de Janeiro e São Paulo, os primeiros da América Latina. Ficam assim esclarecidos os rumores que previam que a Michelin lançaria o guia ainda antes do Campeonato do Mundo de Futebol, que levará muitos turistas ao Brasil em Junho. Mas os inspectores já estão no terreno e, segundo Ellis, "falam português", o que quer dizer pouco já que, pelo que se sabe, não há brasileiros nem portugueses nas equipas. Mas o director do guia afirma que estão a ser preparados inspectores brasileiros para trabalhar no guia. Já não é mau, porque para o guia de Portugal eles não recorrem a portugueses.  

 

Fotografia: uol comidas e bebidas

 

Posts relacionados:

Guia Michelin São Paulo?

 

Leia ainda:

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 10:27


6 comentários

Sem imagem de perfil

De Teixeira a 28.05.2014 às 13:58

Já me manifestei não considerar o Michelin fora da França grande coisa. Conheço, me permitam a pretensão, os restaurantes do rio de janeiro bem. Se forem rigorosos, só distribuirão estrelas, ou por caridade, ou em homenagem - não póstuma - a alguns chefes "aclamados". Em São Paulo, o Mani e o Atala, tão admirados por esse blog, serão escolhas certas. Os preços conseguirao subir ainda mais. A "formiga" do menu Atala ficará mais valiosa!
Concluo. Come-se mal no Rio e pode-se comer bem em São Paulo. Em ambas, mais caro que em Lisboa. O Michelin vai agravar o quadro brasileiro ao inflar o ego de alguns e algumas figuras locais. Farei, garanto, caminho inverso ao endereço dos nomeados. Preconceito? Sem dúvida!
Sem imagem de perfil

De Filipe a 28.05.2014 às 20:35

O guia michelin é o guia mais credivel dentro e fora de França, os requisitos e classificaçoes sao exatamente as mesmas em todo lado independentemente do sitio em que o restaurante esta inserido ou da nacionalidade do chef (senao o Tavares nao teria perdido a sua estrela com um chef Francês), os gostos dos comensais é que variam.
Jà tendo trabalhado em alguns restaurantes "estrelados" dentro e fora de França e felizmente tendo a oportunidade de estar como cliente em muitos restaurantes tambem referido no guia em varios Paises acho que é um absurdo dizer que fora de França o guia nao é credivel, como é um absurdo dizer que num determinado Pais ou cidade se come mal, quando nesses sitios existem infinitas opções para todos os gostos, é preciso por vezes um pouco de humildade e bom senso para ter uma opinião que seja valida
Sem imagem de perfil

De Teixeira a 29.05.2014 às 00:07

Filipe não me falta humildade. Sobra-me. Tanta que tenho a ousadia de prever que o Rio de Janeiro é inferior a Lisboa, no que concerne ao bem comer. Embora seja brasileiro.
Quanto a bom senso, sou, perto de 70 anos, muito curioso de conhecer uma única pessoa dotada de mal senso. Se puder me apresentar uma agradeceria. Todas que conheci até esse momento são inversas. Bom senso é um cliché.
No que toca a vossa crença no Michelin, devido ao adiantado da hora, durma bem com vossa convicção. Não estás mal. Há mortais que acreditam em duendes. A vossa crença nas estrelinhas é abstracta , porém possível. Abraços.


Sem imagem de perfil

De Filipe a 29.05.2014 às 00:59

Sr.Teixeira
Realmente o exesso de humildade é percetivel.
Quando mencionei humidade e bom senso referia-me a suposta falta de qualidade dos restaurantes brasileiros e pelo "suposto" facto da michelin fora de França ser pouco credivel.
Em relação ao ultimo ponto mencionado, eu nao acredito em duendes...mas tambem nao escrevo nada sobre eles...
Sem imagem de perfil

De Teixeira a 29.05.2014 às 07:35

Imensas desculpas pela grafia incorreta de "mal senso". Claro que seria mau senso. Culpa, tento me defender, por estar cheio de sono e, principalmente, enfeitiçado por um Montrachet-1er Cru que um grande amigo,
benfiquista, ofereceu, a este sportinguista, para harmonizar o jantar no restaurante que dirige.

Sem imagem de perfil

De campeonato futebol brasil a 29.05.2014 às 19:55

Na minha humilde opinião o Guia Michelin é uma referência no que toca a avaliação de restaurantes e não deixa de ser uma pena não estar já disponível para um evento que levará milhares de turistas às duas cidades brasileiras! Mas eles lá sabem! :)

Comentar post



PUB


Os autores

Duarte Calvão (perfil)
Miguel Pires (perfil)

Porquê?

Três autores há vários anos ligados à gastronomia e vinhos criaram este espaço para partilhar com todos os interessados os seus pontos de vista sobre o tema (ver "carta de intenções").

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Siga-nos no facebook


Mesa Marcada no Twitter


Confira os premiados e as listas...



Pesquisar

  Pesquisar no Blog

Pub





Calendário

Maio 2014

D S T Q Q S S
123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Comentários recentes

  • PR

    "Porém, e ao contrário do que muitas vezes se escr...

  • PR

    Tão grande foi o choque da perda da terceira estre...

  • Paulo

    Não se aborreça Miguel. As redes sociais são impla...

  • Paulo

    Não conhecendo os motivos do encerramento, se calh...

  • joana

    sardinhanalfabeto!