Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Há muito para comer hoje no Público

por Miguel Pires, em 11.10.14

photo.PNG

 

Hoje a edição do Fugas do Público é dedicada à gastronomia e, como destaque de capa, temos 50 pratos imperdíveis que podem ser encontrados em restaurantes (e afins) de todo o país. A oferta gastronómica em Portugal é rica, o que significou que muita coisa boa ficou de fora. Contudo, esta não pretende ser uma selecção absolutista dos 50 melhores pratos de Portugal (quiçá do mundo), mas sim 50 propostas que os seus autores - Alexandra Prado Coelho (APC), José Augusto Moreira, Fortunato da Câmara e eu - acharam que valem mesmo muito a pena. E nela cabe um pouco de tudo: cozinha portuguesa e de outras origens; tradicional e contemporânea; popular e elitista. 

photo 2.PNG

 

Nesta edição poderão ler, igualmente, a reportagem que resultou da minha experiência como cozinheiro por uma semana n'O Talho (aqui) e muitos outros temas de interesse: como se organiza um restaurante - do serviço de sala às compras; harmonizações de comida e vinhos; Uma escola profissional de cozinha que funciona numa quinta (em Colares); "crítica e derivações acríticas"; um importante e obrigatório texto da APC ("Quem mexeu nos nossos queijos?") sobre muito do que se faz mal - ou não se faz, pura e simplesmente - com os nossos queijos; e um outro texto meu sobre as redes sociais como ferramentas úteis na gastronomia e que poucos as exploram devidamente. 

 

O Fugas Especial Gastronomia faz parte da edição do Público deste Sábado (papel, pdf ou tablet) e os textos podem ser lidos também online (com limite de número de artigos disponíveis para não assinantes).

Leia ainda:

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 10:22


5 comentários

Sem imagem de perfil

De UmaStout a 12.10.2014 às 00:51

Olá,

Os meus parabéns pelos bons textos publicados. Porém são muitas as falhas ao nível da escrita - dos títulos ("Leiam, imprimam e colem nos 'cacifros' ") ao respectivo conteúdo ("Contudo, esta não pretende 'ser ser' " ou "do 'seviço' de sala às compras"). Exemplos retirados de posts muito recentes. Nao fica bem. Creio que a revisão de textos pré-publicação deveria ser essencial. Por muitos minutos que tome.

Continuação de bom trabalho.
Imagem de perfil

De Miguel Pires a 12.10.2014 às 13:53

Caro UmaStout

Agradeço o elogio e o reparo - correcções feitas. Pessoalmente também me irrita quando descubro uma gralha ou um erro num texto (e, mais ainda, quando esse texto é meu). Uma revisão mais cuidada diminui a probabilidade disso acontecer. Contudo, quando se publicam centenas de milhares de palavras por ano é inevitável que a situação ocorra.

Para terminar, refiro-lhe apenas que não há nenhum erro no título. Até pode gostar mais de "Cacifo" do que de "Cacifro", mas a segunda hipótese, a que utilizei, está correcta.

"cacifro - nome masculino

ca·ci·fro

singular: cacifro
plural: cacifros
Flexiona como : casa

variante : cacifo"

Fonte: www.portaldalinguaportuguesa.org
Sem imagem de perfil

De Polittikus a 12.10.2014 às 17:11

Sendo eu um leitor assíduo do blog e da Fugas dou os meus parabéns pela excelente seleção gastronómica portuguesa. Parabéns.

E sim, o queijo da Serra não se deve abrir por cima. É uma moda ou a forma de comer um queijo da Serra de terceira. A tradição deve ser o que era, neste caso...
Sem imagem de perfil

De Carlos a 13.10.2014 às 02:17

A questão é:

Eu compro e pago o queijo, se me apetecer ralar o queijo ralo, se me apetecer comer à colher como.

End
Sem imagem de perfil

De Nuno Vasto a 14.10.2014 às 09:40

Um dos grandes prazeres da vida é comer queijo da serra à colher, acompanhado de um branco gelado em flute, na presença de um crítico gastronómico

Comentar post



PUB


Os autores

Duarte Calvão (perfil)
Miguel Pires (perfil)

Porquê?

Três autores há vários anos ligados à gastronomia e vinhos criaram este espaço para partilhar com todos os interessados os seus pontos de vista sobre o tema (ver "carta de intenções").

PUB


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Siga-nos no facebook


Mesa Marcada no Twitter


Confira os premiados e as listas...



Pesquisar

  Pesquisar no Blog

Pub





Calendário

Outubro 2014

D S T Q Q S S
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031

Comentários recentes

  • Paulina Mata

    Tenho pena mas não vou poder ir. O ano passado val...

  • Duarte Calvão

    Julgo que sim. No final do post há um link que rem...

  • João Almeida

    Duarte,E quem pode participar? Porque é que é só p...

  • João Gonçalves

    Muito interessante. Reconheço que me sinto ignoran...

  • Anónimo

    Só para esclarecer que este comentário é meu. Artu...