Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




O Guia Michelin de França saiu há um par de dias e a principal novidade é que há um novo 3 estrelaso Assiette Champenoise de Arnaud Lallement, em Reims, na região de Champanhe. O anúncio da Michelin veio confirmar a noticia avançada uns dias antes, pela revista Le Point - uma fuga de informação tal como acontecera no ano anterior quando anteciparam a noticia de que Arnaud Donckele tinha ganho também a sua terceira estrela no La Vague d'Or, em Saint-Tropez. Nesta edição de 2014, o Assiette Champenoise junta-se assim aos outros 26 restaurantes que já possuíam a distinção máxima, uma lista que só não tem 28 espaços porque o Alain Ducasse au Plaza Athénée está fechado para remodelação. 

 

Ao nível das duas estrelas, confirma-se a presença do restaurante de Serge Vieira (que leva o seu nome), em Chaudes-Aigues, na região de Auvergne (centro-sul de França) como um dos 79 a quem são atribuidos os segundos galardões mais importantes do guia. Neste campo o destaque vai, talvez, para o Akrame, o restaurante parisiense do chef Akrame Benallal (30 anos) - que trabalhou com Ferran Adriá e Pierre Gagnaire -  que tinha ganho a sua primeira estrela logo no seu primeiro ano de funcionamento, em 2012.

 

Em termos de uma estrela, destaco a alcançada pelo Septime, de Bertrand Grébaut, um dos bistronomie mais badalados e difíceis de conseguir mesa em Paris. Esta atribuição confirma a tendência da Michelin na aproximação a um registo mais informal (ou mais "World's 50 Best Restaurants" - onde o Septime ocupa o lugar nº49). É verdade que existem 504 (sim, q-u-i-n-h-e-n-t-o-s e q-u-a-t-r-o) restaurantes em França com uma estrela Michelin. Ainda assim, não deixa de ser um sinal dos novos tempos a presença de um restaurante cool, despretensioso, sem toalhas ou adereços luxo, mas com uma comida com alma, criativa, sazonal e com um menu de 5 pratos por 55€ (ou 3 pratos/28€, ao almoço). Isto em Paris, recordo. Tive a oportunidade de conhecer o Septime este Verão e foi, sem dúvidas, um dos restaurantes de que mais gostei de ter estado no ano passado - quer pelas propostas de Grébaut, quer pelo ambiente. (Sobre ele publicarei aqui a crítica que saiu no penúltimo número da revista Wine).

Leia ainda:

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 08:03



PUB


Os autores

Duarte Calvão (perfil)
Miguel Pires (perfil)

Porquê?

Três autores há vários anos ligados à gastronomia e vinhos criaram este espaço para partilhar com todos os interessados os seus pontos de vista sobre o tema (ver "carta de intenções").

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Mesa Marcada - Os 12 Pratos do Trimestre


Siga-nos no facebook


Mesa Marcada no Twitter


Confira os premiados e as listas...



Pesquisar

  Pesquisar no Blog

Pub





Calendário

Fevereiro 2014

D S T Q Q S S
1
2345678
9101112131415
16171819202122
232425262728

Comentários recentes

  • Miguel Pires

    Tem calma, Adriano. O Yeatman ganhou no ano passad...

  • Miguel Pires

    Recebemos o comunicado ontem e ia fazer um apontam...

  • Miguel Pires

    Mais de 50% do tráfego de ontem para este blogue ...

  • Carlos Alexandre

    Recorde-se que o Bistro 100 Maneiras ganhou o maio...

  • Adriano

    Infelizmente conheço mal o "panorama". Mas acho qu...