Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




MESAMARCADA1_29.jpg

Kiko Martins, Henrique Sá Pessoa, José Avillez, André Magalhães e Leonardo Pereira, os grandes vencedores da noite, ladeados por Joe Álvares Ribeiro e Beatriz Pinto da Symington 

 

José Avillez volta a conquistar os dois principais prémios de  "Os 10 Restaurantes e 10 Chefes Preferidos do Mesa Marcada 2015" ao conquistar o 1º Lugar de ambas as listas. A cerimónia que decorreu há instantes em Lisboa premiou ainda, pela segundo ano consecutivo, A Taberna da Rua das Flores com o prémio "Mesa Diária", atribuído pelo júri  ao restaurante do dia a dia ou de preço moderado, preferido de 2015.

 

 

Foram ainda atribuídos os prémios especiais, Destaque do Ano, ao restaurante A Cevicheria, pelo entrada no Top 10 e por ser o único restaurante fora da cena de fine dining a consegui-lo e Chef Revelação do Ano a Leonardo Pereira, pela forma como entrou e se impôs nos lugares cimeiros. Por sua vez, o Alma de Henrique Sá Pessoa, foi o mais bem classificado entre os restaurantes abertos em 2015 e, por isso, ganhou o galardão de Restaurante Novo do Ano

 LOGO_SELO_MM_2015 (1) (1).jpg

 

"Os 10 Restaurantes e 10 Chefes Preferidos do Mesa Marcada" é o único prémio em Portugal que resulta da votação de um painel alargado e diversificado de pessoas, de várias partes do país, ligadas ao meio gastronómico. Este ano responderam ao nosso desafio 103 jurados, entre chefes de cozinha, responsáveis por restaurantes, jornalistas, bloggers, críticos e gastrónomos. Confira os resultados abaixo:

 lista premios (1).png

 

As listas completas, bem como o painel que participou na votação podem ser consultados aqui   

 

Queremos agradecer a todos os que participaram neste nosso desafio e aos parceiros que nos apoiaram no evento: a Symington, o patrocinador principal através das sua prestigiada marca de vinho do porto Graham's e ainda ao Delidelux e ao Grupo Multifood, que cederam o espaço do Honorato Chiado, bem como o catering do evento. Por último o nosso agradecimento também ao grupo Altis Hotels, que acolheu alguns dos nossos convidados de fora. 

 

Posts Relacionados: 

 

Prémio especial Restaurante Novo do Ano. Os 3 nomeados são...

Prémio especial Chefe Revelação. Os 3 nomeados são...

Prémio especial "Destaque do Ano". Os nomeados são...

Os nomeados para o prémio especial "Mesa Diária" 2015 são...

Prémios do Mesa Marcada revelados esta 2ªFeira. Há novidades

 

 

 

 

Leia ainda:

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 20:59


11 comentários

Sem imagem de perfil

De teixeira a 26.01.2016 às 12:52

Quando, tempos atrás, mencionei nesse blog que o melhor restaurante de Portugal era o Tia Alice, não recebi apoios. Agora, o novo Presidente da República também pensa assim.
Quanto aos 10 melhores eleitos, todos, ou quase, representantes do "fine dinning", a mesmice é tamanha que resolvi comentar, para não deixar o post órfão.
Sem imagem de perfil

De _Duartecalf_ a 28.01.2016 às 11:35

A fazer fé nos relatos de campanha, o MRS andou a comer sanduíches de queijo todos os dias... não sei se é um gastrónomo de referência! Apesar da vichisoyse!

Sem imagem de perfil

De teixeira a 28.01.2016 às 17:24

Em campanha come-se do bom e do pior. É natural. Não conheço o eleito para afirmar ou negar se é um gastrónomo de referência. Importante é a menção a um fora dos fine dinning . Aliás, em 2015, a mesma lista provocou cerca de 30 comentários. Esse ano... Estou até a tentar ajudar o pessoal do blog, sem ter procuração. Ou a lista seria "muito barulho por nada"?
Sem imagem de perfil

De Carlos Alexandre a 28.01.2016 às 20:59

Reparo que estou a ficar muito para trás.
Isto da vichisoyse está muito para além do meu vocabulário...
Sou do tempo em que se comiam vichyssoises , os sautés eram substantivos, ou ainda, enquanto adjetivos conjugavam-se em género.
Agora ando perdido por aí, a ouvir falar em pommes de terre sauté
e em vichisoyse .
Certamente culpa do acordo ortográfico, maldito seja ele, com França...
Isto há de fazer as delícias das pronúncias americanas afrancesadas.

Deixando estas neuras para trás, o Marcelo há de ser tão gastrónomo quanto a Tia Alice será o melhor restaurante de Portugal. Gosto da Tia Alice, mas para mim não deixa de ser apenas mais um dos bons restaurantes espalhados por este país. De fama sublimada e já overpriced para a categoria.
Sem imagem de perfil

De _Duartecalf_ a 29.01.2016 às 10:09

Obrigado pela lição de francês, Carlos Alexandre, as minhas desculpas por não saber escrever o nome dessa sopa tão famosa. Isto de ser novo e não ter neuras, leva-nos a cometer estes erros.
Sem imagem de perfil

De Carlos Alexandre a 30.01.2016 às 12:05

De nada _Duartecalf_.

Apenas insisto em estimar tanto as palavras, quanto um bom prato e um bom vinho. Por outro lado, todos nós dominamos o francês com uma coisita chamada "Google".

De resto, talvez não tenha entendido, certamente por culpa minha, que o teor do meu comentário estava mais para o jocoso do que para o incisivo.

Minhas desculpas se sentiu rudeza.

Sem imagem de perfil

De _Duartecalf_ a 01.02.2016 às 11:49

Ora essa Carlos Alexandre. Discutamos o que interessa.
Sem imagem de perfil

De teixeira a 29.01.2016 às 14:07

Carlos Alexandre, de acordo que o Tio Alice não é o melhor restaurante de Portugal. É um "dos bons restaurantes espalhados por este país". Apenas, como 103 pessoas entenderam que tem o direito de achar que o Belcanto é o melhor de Portugal, reivindico o mesmo, isto é, de rotular um melhor. Como contraponto. Nada mais. Pena que você, depois de óptima alusão a um hipotético acordo ortográfico franco-luso , termine com um" overpriced ".
Sem imagem de perfil

De Carlos Alexandre a 30.01.2016 às 11:50

Muito bom dia Caro Teixeira!

Nem o Tia Alice será o melhor, nem o Belcanto o será.
Depende do dia, da noite, da pessoa, do gosto, da disposição.
Quantos às 103 pessoas, façam bom proveito.

Quanto ao "overpriced", tem de entender que é mais chique usar o termo.

Ora vejamos:

Dizer "caro demais" sabe a pelintra, indivíduo que quer frequentar mas não tem gabarito para isso, é demasiado humilde...
Dizer "overpriced" é ser alemão ou americano que vem a Portugal e afirma que na comparação a que está habituado, dentro dos seus parâmetros estabelecidos por uma vasta cultura e experiência, os preços estão acima do que deviam.



Sem imagem de perfil

De teixeira a 30.01.2016 às 21:23

Minhas homenagens pela resposta ao overpriced. Rendo-me, sem ressalvas, a tua fina ironia.
Sem imagem de perfil

De teixeira a 28.01.2016 às 17:44

Complemento e encerro. Façam, por favor, a lista dos dez melhores de "Mesa Diária". Ainda em 2016, ou como uma inovação, em 2017. Fica a sincera sugestão.

Comentar post



Pub


Siga-nos no facebook


Mesa Marcada no Twitter


Os autores

Duarte Calvão (perfil)
Miguel Pires (perfil)

Porquê?

Três autores há vários anos ligados à gastronomia e vinhos criaram este espaço para partilhar com todos os interessados os seus pontos de vista sobre o tema (ver "carta de intenções").

Pub




Pesquisar

  Pesquisar no Blog

Comentários recentes

  • João Faria

    Quando o anúncio do guia chegar a Portugal - e acr...

  • João Faria

    Mesmo que o sucesso não tenha sido tanto como inic...

  • Duartecalf

    Relendo o meu comentário parece que discordo da an...

  • Paulo

    Caro Pires. Eu confrontei o Angel com isso apenas ...

  • Paulo

    Ola Luis. Sim foi uma entrevista ao Angel. .





Calendário

Janeiro 2016

D S T Q Q S S
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31