Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




cantina_peruana_diegom_josea_3652_creditjoseavillez.jpg

 

aqui tínhamos escrito sobre a Cantina Peruana, o novo restaurante peruano de José Avillez, no seguimento do anúncio que chefe português fez no final da sua apresentação no Peixe em Lisboa, em Abril. Sabemos agora mais detalhes sobre este projecto que surge em parceria com Diego Muñoz, com abertura oficialmente marcada para o próximo dia 24 de Julho. 

 

 

Muñoz, ex-braço direito de Gastón Acurio, com quem Avillez coincidiu no ElBulli, de Ferran Adriá, estará cá nos primeiros tempos do desenvolvimento do restaurante e prevê voltar a Lisboa quatro vezes por ano. Porém, o peruano, escolheu para chefiar o restaurante no dia-a-dia o seu compatriota, Yuri Herrera, que até Janeiro ocupava a posição de sub-chefe do Astrid & Gastón, em Lima. 

 

Na noticia que demos em Abril, Diego Muñoz já tinha divulgado as linhas mestras da carta do restaurantes e volta agora com mais pormenores. Por exemplo, que o menu será dividido em 6 mundos:

 

. "Mundo Cru e Frio: Costa Peruana", com tiraditos e ceviches tradicionais 

. “Mundo Brasas: Ruas de Lima”, que remete para os sabores e aromas dos grelhados de rua, os anticuchos (espetadas).

. "Mundo Frituras: Cantina Peruana". Como o nome indica trata-se dos típicos fritos acompanhados com molhos 

. “Mundo Andino: Cultura Milenar”, uma secção que reflecte a convivência entre os peruanos dos Andes e a natureza.

. “Mundo Wok: Peru China”, com os pratos da influência da comunidade chinesa no Peru

. "Mundo Doce: Costa, Serra e Selva", que inclui sobremesas que cruzam a tradição peruana e da confluência das culturas inca e espanhola. 

 

cantina_peruana__maos_img_3237_joseavillez (1).jpg

Os pratos serão de partilha e os ingredientes, nomeadamente o peixe, de origem nacional, com excepção, claro, de alguns muito que não se encontram por cá. 

 

Outra das componentes deste espaço, será o Pisco Bar, que aproveita a onda dos cocktails que tem invadido a cidade e que tem sido uma aposta de Avillez desde que abriu o Cantinho do Avillez. Porém, neste caso a fasquia parece colocada mais acima. também neste caso há uma organização conceptual por mundos. A saber: 

 

Los Sours, cocktails mais tradicionais; os Chilcanos, que na sua base combinam Pisco Acholado e Ginger Ale; os Exploradores , que inclui o “Capitão Lisboa”, um aperitivo com ginjinha em homenagem à cidade; e, por fim, o mundo denominado Outros Peruanos em Portugal, que terá gins, runs e pisco.

 

Como acontece em todos os projectos do grupo JA, o design de interiores da Cantina Peruana é da responsabilidade de Ana Anahory e Felipa Almeida, que utilizou neste espaço, que se pretende "descontraído e alegre", cores alusivas à cultura peruana e uma instalação com peças artísticas inspiradas no mar, da autoria de Cátia Pessoa do Estúdio Caulino.

 

Em termos de horários o restaurante, que fica no 1º andar do Bairro do Avillez (Rua Nova da Trindade, nº18, 1200-303 Lisboa),  estará aberto de segunda a sexta-feira ao jantar, das 19h00 às 24h00 e sábados e domingos, das 12h30 às 15h00 e das 19h00 às 24h00. O Tel: 215 842 002.

 

 

 Posts Relacionados: 

Avillez não para e anuncia novo restaurante com o chefe peruano Diego Muñoz

Leia ainda:

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 17:24


2 comentários

Imagem de perfil

De Miguel Pires a 22.07.2017 às 19:49


Mais de 50% do tráfego de ontem para este blogue foi por causa desta notícia. Em média essas pessoas despenderam à volta de 3 minutos a lê-la, o que me diz que uma boa parte achou o conteúdo pertinente ou, pelo menos, teve curiosidade em lê-lo, o que me parece normal dada a relevância do mesmo para a nossa audiência de pessoas que se interessam por gastronomia.

Claro, quando há muitos leitores há sempre um ou outro a contestar o que quer que seja, o que não tem grande mal. Achamos é que não temos que publicar a maior parte desses comentários provocadores que nada de interessante trazem à discussão, por poucos que eles sejam. Assim o temos feito, assim continuaremos a fazê-lo.

No meio disto tudo acabei por responder ao comentário acima, ainda que ache que se a pessoa tem algum problema com o JA ou com o grupo JA que o deva resolver com eles.

Comentar post



PUB


Os autores

Duarte Calvão (perfil)
Miguel Pires (perfil)

Porquê?

Três autores há vários anos ligados à gastronomia e vinhos criaram este espaço para partilhar com todos os interessados os seus pontos de vista sobre o tema (ver "carta de intenções").

PUB


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Siga-nos no facebook


Mesa Marcada no Twitter


Confira os premiados e as listas...



Pesquisar

  Pesquisar no Blog

Pub





Calendário

Julho 2017

D S T Q Q S S
1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031

Comentários recentes

  • Paulina Mata

    Tenho pena mas não vou poder ir. O ano passado val...

  • Duarte Calvão

    Julgo que sim. No final do post há um link que rem...

  • João Almeida

    Duarte,E quem pode participar? Porque é que é só p...

  • João Gonçalves

    Muito interessante. Reconheço que me sinto ignoran...

  • Anónimo

    Só para esclarecer que este comentário é meu. Artu...