Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Joan Roca vem aí

por Duarte Calvão, em 19.10.17

 

Quem esteve na primeira edição, no ano passado, também na LX Factory, certamente não quererá perder a jornada gastronómica Estrella Damm, que, a 30 de Outubro, terá apresentações de grandes nomes da cozinha portuguesa e espanhola, com natural destaque para o mundialmente célebre Joan Roca. O dia em questão é uma segunda-feira, especialmente adequado para os profissionais do sector, a quem o Estrella Damm Gastronomy Congress é dirigido, e terá como tema a mostra de novas tendências na cozinha. Na primeira edição, compareceram quase 400 pessoas (como aqui e aqui relatámos) a este evento promovido pela cervejeira catalã, que também é organizado em Londres, Miami e Melbourne.

 

 

O programa lisboeta começa às 11.30h, com Alexandre Silva, do Loco, em Lisboa (uma estrela Michelin), com uma apresentação que tem como tema “A criatividade para lá do território”. Segue-se, às 12.15h, Fina Puigdevall, do restaurante Les Cols (duas estrelas), situado em Girona, com “Reinterpretação sensível da própria paisagem”. A jornada da manhã encerra com “A fusão como manifestação criativa”, de Henrique Sá Pessoa, do Alma, Lisboa (uma estrela), único chefe que também se apresentou no ano passado neste evento.

 

A “pausa para degustar”, entre as 13.45h e as 15h, sempre na Lx Factory, fica a cargo de Kiko Martins, um dos chefes portugueses presentes no palco no ano passado. Para iniciar a tarde, não um chefe, mas sim o investigador gastronómico e escritor Toni Massanés, criador e director-geral da Fundação Alicia, que falará sobre “A tendência da ‘não tendência’", um tema bem em foco também em Portugal. Vitor Matos, do Antiqvvm (uma estrela), chega do Porto para, às 15.45h, mostrar “Recordações, tendências, globalização e emoção”.  Segue-se um dos chefes mais promissores de Espanha, Fran López, do hotel Villa Retiro (uma estrela), em Tarragona, com “Quando o local se torna global”. Por fim, Joan Roca, do Celler de Can Roca, em Girona (três estrelas), com “A integração total como a vanguarda”. O famoso chefe catalão, que já se apresentou duas vezes no Peixe em Lisboa (em 2010 e 2015), é um comunicador nato, tem sempre algo de novo para mostrar e o seu trabalho é dos mais interessantes que se fazem a nível mundial. Imperdível. No final, entre as 18 e as 19h, será o tempo dos chefes responderem às perguntas do público. Mais informações aqui.

 

 

Leia ainda:

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 11:13


3 comentários

Sem imagem de perfil

De João Almeida a 19.10.2017 às 13:19

Duarte,

E quem pode participar? Porque é que é só por convite?
Imagem de perfil

De Duarte Calvão a 19.10.2017 às 16:42

Julgo que sim. No final do post há um link que remete para um boletim de inscrição. É tentar.
Imagem de perfil

De Paulina Mata a 20.10.2017 às 23:52

Tenho pena mas não vou poder ir. O ano passado valeu muito pena.

Mas esta semana esteve em Lisboa Héloïse Vilaseca diretora de R&D do El Celler de Can Roca (e que antes foi responsável por projetos na Fundação Alicia e colaborou no curso de Ciência e Cozinha da Universidade de Harvard) e fez uma excelente palestra sobre o trabalho na la Masía, o centro de investigação do El Celler.

Também esteve Charles Spence, da universidade de Oxford, que tem trabalhado sobre percepção multissensorial, e particularmente da comida, e é consultor de muitas empresas de indústria alimentar, para além de ter trabalhado com Heston Blumenthal e Ferran Adria e colaborar com a escola de cozinha de Paul Bocuse.
E sobre o qual saiu recentemente um artigo no Público: https://www.publico.pt/2017/10/15/sociedade/noticia/e-com-o-cerebro-que-comemos-1788288


Vieram ambos participar na conferência Experiencing Food: Designing Dialogues - 1st International Food Design and Food Studies Conference. Onde houve outras comunicações também interessantes.
http://labcom-ifp.ubi.pt/files/experiencing-food/

Pena só ter visto uma chefe portuguesa na assistência (a Anna Lins).

Comentar post



Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Os autores

Duarte Calvão (perfil)
Miguel Pires (perfil)

Porquê?

Três autores há vários anos ligados à gastronomia e vinhos criaram este espaço para partilhar com todos os interessados os seus pontos de vista sobre o tema (ver "carta de intenções").

Siga-nos no facebook


Mesa Marcada no Twitter


Confira os premiados e as listas...



Pesquisar

  Pesquisar no Blog

Pub





Calendário

Outubro 2017

D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031

Comentários recentes

  • João Gonçalves

    "E, é claro, o Varanda do Ritz Four Seasons, de Li...

  • Duartecalf

    Se no ano passado íamos duplicar e não duplicámos,...

  • Miguel Pires

    Seria de bom tom, a alguém que tem uma opinião tão...

  • Miguel Pires

    Podemos sempre especular o que quisermos, como, po...

  • Anónimo

    Miguel,Neste momento já foram recebidos os convite...