Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Klein Agency na cozinha d' O Apartamento

por Paulina Mata, em 23.10.15

This brings us back, finally, to the question of love. Serving a meal is to give happiness to others, not to supply nutriments: fats, proteins, carbohydrates, and so on. Even the best soufflé, both in nutritional and artistic terms, will be bad if you don’t make your guests feel at home.

[…] Yes, cooking is first and foremost about love, and only then about art, and after that technique.                                                       Hervé This

masa jon.jpg

A Masa e o Jon, fundadores da Klein Agency, uma agência de designers de Antuérpia, procuram soluções elegantes para as necessidades básicas, seja através do design de interiores ou de móveis, ou na organização e confecção de refeições. Vieram a Lisboa e organizaram dois jantares n’O Apartamento, um espaço onde se pretendem criar sinergias e promover processos criativos. Foi com grande curiosidade que recebi um convite para um dos jantares e com muita expectativa e interesse que o aceitei.

 

 

À chegada a O Apartamento a mesa estava posta, a Masa e o Jon preparavam a refeição, mas arranjavam uns minutos para nos vir saudar com um cocktail de champagne, vodka, tomilho e figo.

apt2.jpg

O que íamos comer seria surpresa mas tínhamos recebido a lista dos ingredientes:

 ing.jpg

Sentámo-nos e os pratos começaram a surgir acompanhados por vinhos de Ricardo Carraça do Santos (Antítese 2012) e Quinta do Carneiro (Pactus - Touriga Nacional 2008 e Pactus - Tinta Barroca 2010).

apt3.jpg

red quinoa, black quinoa, kale, shiitake, hog mushroom, avocado, dehydrated shiitake, fleur du sel, black pepper, roe, mushroom broth

apt4.jpg

 arugula, lemon, olive oil, honey, tomato, crazy water, green onion, shiso, fish sauce, toasted nori, sourdough

 apt5.jpg

 baby carrots, lime chutney, burnt bread paste, almond milk, olive oil, golden potato, lime, serrano, honey, almond dust

 apt6.jpg

 salmon, green juice, purple basil

apt7.jpg

beef short rib, alicante bouschet, carrot, celery, bay leaf, tomato, white onion, rosemay sherry, vinegar, raddichio, macadamia nuts, fresh pickle, pink peppercorn, ricotta, flour, eggs

 apt8.jpg

 mascarpone, cream cheese, graham cracker, sugar, heavy cream, togarashi pepper, orange jam, orange charcoal

 

A Masa e o Jon tinham ido escolher e comprar os ingredientes, visitaram lojas, mercados e produtores para os seleccionarem. Prepararam-nos, com base nos seus gostos e memórias gastronómicas, explicaram-nos, serviram-nos. E fui-me lembrando várias vezes da frase com que iniciei este post.

 

Estou numa fase em que valorizo muito o que está por detrás de uma refeição, e que o que vou vendo colide muitas vezes com a minha forma de estar. Gosto de cozinha, do conhecimento e arte associados, da técnica, mas tudo isto nunca atinge um nível superior sem a ética, o envolvimento pessoal e o amor posto em todo o processo. Estes são factores diferenciadores, e foram eles que me marcaram mais neste jantar.

 

Mas o prato de cenoura e de salmão não me saem da cabeça, de bons que eram…

apt9.jpg

 Primeira foto DAQUI

 

Leia ainda:

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 08:40



Pub


Siga-nos no facebook


Mesa Marcada no Twitter


Os autores

Duarte Calvão (perfil)
Miguel Pires (perfil)

Porquê?

Três autores há vários anos ligados à gastronomia e vinhos criaram este espaço para partilhar com todos os interessados os seus pontos de vista sobre o tema (ver "carta de intenções").

Pub




Pesquisar

  Pesquisar no Blog

Comentários recentes





Calendário

Outubro 2015

D S T Q Q S S
123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031