Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Leonardo Pereira deixa Areias do Seixo

por Miguel Pires, em 30.10.15

_MG_0022.jpg

A notícia já circulava em "off" há algum tempo mas agora tem o carimbo oficial: após este fim-de-semana, o chef Leonardo Pereira deixará o restaurante do Hotel Areias do Seixo, em Santa Cruz (Torres Vedras), onde liderou a cozinha no último ano.

 

 

Segundo o ex-cozinheiro do Noma, trata-se do fechar de um ciclo: "foi um ano de aprendizagem muito bom em muitos aspectos: tanto na gestão do restaurante, como na criatividade. Experimentei trabalhar num hotel fantástico com uma boa clientela. Porém, para o meu carácter não é o local adequado para prosseguir, porque  não me permite explanar todas as minhas ideias".

 

Leonardo Pereira tinha noção que um local com estas características obrigava uma série de limitações, todavia salienta a importância de ter dado esse passo. “Já sabia ao que vinha, quais eram as circunstâncias, a filosofia e o conceito do hotel. Porém, foi melhor do que me lançar no escuro, a solo sem saber o que ia apanhar". O chef português, de 30 anos, deixou o país aos 19 e esta foi a sua primeira experiência a sério à frente de um restaurante. Por isso, reconhece que se tratou de uma rampa de lançamento e que agora se sente pronto (ele a sua mulher Kiki, canadiana de ascendência tailandesa - também cozinheira e companheira nesta aventura) para "assumir outro papel, noutro contexto", até porque sente que há um público mais alargado a que não conseguiu chegar. 

 

Com ele sai também toda a equipa. O chefe de Santa Maria da Feira espera um dia voltar a reunir toda ou parte dela, quem viveu intensamente este último ano. Por agora sente-se feliz por ter conseguido colocar os seus cozinheiros em vários lugares do mundo  - do Climpson's Arch, em Londres, onde Leandro Carreira começa por estes dias um período de residência, ao Borago de Rudolfo Guzmàn, em Santiago do Chile. 

 

_MG_5465.jpg

 

Quanto ao futuro, "passará por abrir um restaurante em Lisboa ou no Porto" e só se tal não for possível é que admite ir para fora. "Mas só se falharem estas hipóteses", afirma. Para já, a curto prazo tem a agenda preenchida, entre pop ups, congressos e festivais. "Vou uma semana cozinhar numa escola de hotelaria no Canada". Depois segue-se a Tailândia onde conta fazer uma espécie de "East meets West" em Chiang Mai, no norte do país. Já no inicio do ano espera-o um festival de gastronomia no norte de Itália e, logo após, o Madrid Fusión, onde vai a convite do próprio presidente do congresso, José Carlos Capel (que o visitou em Santa Cruz e que ficou fascinado com a sua cozinha, ao ponto de a ter classificado de "rompedora").

 

De seguida, conta que ainda tem um evento importante em Itália, e que após esse compromisso quer ter um período livre para fazer alguns estágios "não tanto em restaurantes, mas para conhecer melhor os produtos, como por exemplos os citrinos, no Alentejo, ou certos produtos nos Açores". A sua agenda termina com um período de residência em Inglaterra, "no Carousel, em Londres, de 3 a 15 de Maio, creio". Isto se não aparecer algo pelo meio pois tem andado em conversações e mostra-se bastante confiante em relação ao futuro.  

 

Posts Relacionados: 

Ex-Noma Leonardo Pereira (Areias do Seixo) com almoço pop up em Lisboa

 

Fotos: Paulo Barata

 

Leia ainda:

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 19:05


2 comentários

Imagem de perfil

De Só entre nós - he a 31.10.2015 às 06:25

Finalmente é público. Foi por isso mesmo que não quisemos deixar de ir ao Areias do Seixo na sua última semana de trabalho. Muitas felicidades e boa sorte.
Sem imagem de perfil

De Artur Hermenegildo a 03.11.2015 às 11:29

É uma pena. Era um dos projectos gastronómicos mais interessantes e desafiantes do país.

A presença do Leonardo no Areias não chegou a durar um ano... É muito pouco para consolidar um projecto.

Comentar post



Pub


Siga-nos no facebook


Mesa Marcada no Twitter


Os autores

Duarte Calvão (perfil)
Miguel Pires (perfil)

Porquê?

Três autores há vários anos ligados à gastronomia e vinhos criaram este espaço para partilhar com todos os interessados os seus pontos de vista sobre o tema (ver "carta de intenções").

Pub




Pesquisar

  Pesquisar no Blog

Comentários recentes

  • Artur Hermenegildo

    Estive no Mesa de Lemos na 4ª feira passada, grand...

  • Adriano

    #offtopicEntão é um artigo, sobre a notícia que es...

  • Duartecalf

    Excelente notícia o regresso de Vincent Farges a P...

  • Anónimo

    Em fez de "amuse bouche", porque nao "entretem de ...

  • João Faria

    Quando o anúncio do guia chegar a Portugal - e acr...





Calendário

Outubro 2015

D S T Q Q S S
123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031