Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




_MG_0411 copy.jpeg

Pelo "Mar Adentro" no Algarve de forma sustentável 

 

Nos dias 14 e 15 de Outubro, no Algarve, mais propriamente no restaurante Vista, do Hotel Bela Vista, em Portimão, realizar-se-á a segunda edição Mar Adentro, o evento organizado pela Amuse Bouche, de Ana Músico e Paulo Barata (Sangue na Guelra), em parceria com o hotel anfitrião.

 

 

Os nomes dos chefes são conhecidos e de provas dadas. A 14 de Outubro o jantar será da responsabilidade de Alexandre Silva (Loco), Rui Silvestre (Bon Bon, 1* Michelin), João Rodrigues (Feitoria, 1* Michelin), e Arnaldo Azevedo (Palco), enquanto no dia dia 15, será a vez de Hugo Nascimento, (Tasca da Esquina e Peixaria da Esquina), Leonel Pereira (São Gabriel, 1* Michelin), e Carlos Fernandes (chefe de pastelaria do Loco). Já o chefe anfitrião, João Oliveira, jogará nos dois dias, naturalmente.

 

O que não sabemos ainda (e eles, supostamente, também não) é o que será servido. Segundo a organização, os chefes serão desafiados "a criar pratos nunca antes feitos, com o que vier à rede". Porém, o que está acordado é que haverá uma lista negra de espécies que não estarão à mesa, por não ser a sua melhor época de consumo ou por serem espécies de maior sensibilidade em termos ambientais, como é o caso do pregado, do robalo, do carabineiro ou do espadarte. Segundo ainda os organizadores "a missão do Mar Adentro é chamar a atenção para o peixe que consumimos e em que condições" e como já tem sido hábito em outros eventos, Pedro Bastos, da Nutrifresco, "irá explicar tudo, tintim por tintim, nos dois jantares".

  

Contactos:

Cada jantar tem o valor de 150€ (com bebidas) num exclusivo para 30 pessoas por noite, com início previsto para as 19h30. Reservas : +351 282 460 280, ou restaurante@hotel-belavista.com.

 

---------------

 

A Rota das Estrelas no Bon Bon

 Restaurante-Bon-Bon-Entrance.jpg

 

Já nos dias 16 e 17 Outubro, ainda no Algarve, mas desta vez no Carvoeiro, será a vez do restaurante Bon Bon se estrear como anfitrião da Rota das Estrelas. Após o normal interregno de Verão, o evento criado para promover os restaurantes com estrelas Michelin em Portugal (com uma facadinha em Espanha), retomou a sua actividade no último fim de semana, na Casa da Calçada (Amarante) e ruma então agora a sul, para dois jantares especiais.

 

No dia 16, o chefe anfitrião Rui Silvestre (o mais recente chefe português a ganhar uma estrela) recebe Alexandre Silva (Loco, Lisboa),  André Silva, Casa da Calçada (Amarante - 1* estrela), e João Oliveira (Vista, Portimão). Já no dia 17, Silvestre recebe a visita de Leonel Pereira (São Gabriel, Almancil - 1* estrela ) e do já quase português Michel Van der Kroft do 't Nonnetje ( Harderwijk, Holanda - 2** estrelas Michelin). 

 

Contactos:

Restaurante Bon Bon, Urbanização Cabeço de Pias, Carvoeiro. Tel: +351 282 341 496 restaurante.bonbonbypp@yahoo.com . 

 

--------------- 

 

A "nova cozinha brasileira" de Minas Gerais em Lisboa 

_MG_3363-cópia.jpg

Frederico Trindade, um dos mais interessantes chefes de Minas Gerais estará em Lisboa para um jantar cuja receita reverterá a favor das vítimas do grave incêndio ocorrido, no Verão passado, na Madeira . Contando com a parceria da Cruz Vermelha Portuguesa, o chefe e proprietário do restaurante Trindade, em Belo Horizonte, apresentará um menu de 5 pratos sob o tema "Nossas heranças portuguesas - a nova cozinha brasileira e seus desdobramentos".

 

Frederico, que tem ligações familiares a Portugal - e que tive o prazer de conhecer há pouco tempo - refere que irá cozinhar um conjunto de pratos que "representam a busca por ingredientes mais puros". Por estranho que possa parecer não abundam lugares em Lisboa (arriscaria mesmo dizer, em Portugal) de boa cozinha brasileira,  nem tradicional, nem mais contemporânea. Ora, Frederico Trindade faz bem a ponte entre as duas - neste caso a de base mineira - e este jantar, que será harmonizado com vinhos do produtor alentejano Gloria Reynolds, será assim uma boa oportunidade para conhecermos melhor essa vertente. Entre os pratos a servir, conta-se um bacalhau a baixa temperatura com lardo, brandade de pupunha tostada e salada de couve manteiga. Ou, ainda,  um arroz doce com cacau da Amazónia, cambuci, pequi, cítricos e erva doce.     

                   

Contactos:

O jantar terá lugar no dia 18 de Outubro, pelas 20h, no Salão Dom João de Castro do Palácio Conde d'Óbidos, em Lisboa e terá um custo de 150€ (com bebidas). Reservas: +351 9251 09 293 (falar com Pedro Santos) (Foto: Marcos Leão)  

 

 

Leia ainda:

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 17:41



Pub


Siga-nos no facebook


Mesa Marcada no Twitter


Os autores

Duarte Calvão (perfil)
Miguel Pires (perfil)

Porquê?

Três autores há vários anos ligados à gastronomia e vinhos criaram este espaço para partilhar com todos os interessados os seus pontos de vista sobre o tema (ver "carta de intenções").

Pub




Pesquisar

  Pesquisar no Blog

Comentários recentes





Calendário

Outubro 2016

D S T Q Q S S
1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031