Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




photo 1.JPGMatias Perdomo é um dos chefs emergentes de Itália, onde está há, pelo menos, 14 anos. Embora pareça ter nome italiano, na verdade, Matias é uruguaio. Com o apoio dos donos do Al Pont de Ferr, Perdomo transformou uma antiga osteria, que vendia vinho, queijo e fiambre, num local gastronómico de referência, misturando tradição e vanguarda de forma muito natural. O ambiente é bastante informal e até a Michelin se ajoelhou ao atribuir uma estrela a este restaurante de 70 lugares, que até há bem pouco tinha a casa de banho na rua.

photo 2.JPG

Matias Perdomo divide a carta entre clássicos, que regressam a cada época, e pratos novos, diferentes a cada temporada, separados em quatro áreas, de acordo com os elementos da natureza: água, terra e fogo, Ou seja: pratos maioritariamente pensados à volta de peixe, vegetais e carne.


photo 3.JPG

Há ainda outra particularidade que tem a ver com o facto de quase não haver pratos de massa, algo que se diria impensável numa osteria. Digo "quase" porque, na verdade, há, mas Perdomo trabalha-os de uma forma diferente. Por exemplo, para a puttanesca desconstrói a massa tranformando-a em pão que é cozido a vapor como um bun chinês. Há várias desconstruções do género, bem como alguns pratos "parece que é mas não é",  de puttanesca, carbonara, pistácio ou chocolate.


photo 4.JPGÉ impressionante como à hora do serviço uma equipa de apenas sete cozinheiros consegue produzir tantos pratos, muitos de grande complexidade e detalhe, para 60 serviços ao almoço e 70 a 80 ao jantar, sete dias por semana! Sobre esta refeição irei escrever com maior detalhe no próximo número da revista Wine.

 

 

Mesa Marcada no norte de Itália com o apoio da TAP

 

Posts Relacionados:

O Bitto Storico e a teoria do melhor do mundo

Notas soltas de Milão 

.

 

 

Leia ainda:

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 11:00



PUB


Os autores

Duarte Calvão (perfil)
Miguel Pires (perfil)

Porquê?

Três autores há vários anos ligados à gastronomia e vinhos criaram este espaço para partilhar com todos os interessados os seus pontos de vista sobre o tema (ver "carta de intenções").

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Siga-nos no facebook


Mesa Marcada no Twitter


Confira os premiados e as listas...



Pesquisar

  Pesquisar no Blog

Pub





Calendário

Setembro 2014

D S T Q Q S S
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930

Comentários recentes

  • PR

    "Porém, e ao contrário do que muitas vezes se escr...

  • PR

    Tão grande foi o choque da perda da terceira estre...

  • Paulo

    Não se aborreça Miguel. As redes sociais são impla...

  • Paulo

    Não conhecendo os motivos do encerramento, se calh...

  • joana

    sardinhanalfabeto!