Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Nova temporada de Chef's Table. Ooh la la!

por Miguel Pires, em 02.09.16

FullSizeRender.jpg

Em finais de Maio, aquando da estreia da segunda temporada de Chef's Table, apontei o facto desta fantástica série documental do Netflix ainda não ter efectuado nenhum episódio em solo francês ou espanhol. Pois, a terceira temporada está aí e, se ainda não é desta (nem será na próxima) que nuestros hermanos marcam presença, já os gauleses não terão razões de queixa dado que os 4 episódios são todos sobre chefes franceses em solo francês.

 

“A oportunidade de dedicar uma temporada inteira a França é um sonho tornado realidade”, refere o autor da série David Gelb. “A importância da cozinha francesa na história da alta cozinha não tem precedentes. Era impossível fazer justiça à tradição culinária francesa num só episódio. Em vez disso, escolhemos quatro chefes distintos, cada um representando uma visão diferente dentro do panorama da cozinha francesa. Estas são as histórias de chefes apaixonados que arriscaram tudo para inovar, sem renunciar ao importante legado da cozinha francesa. Esperamos que desfrutem destes novos episódios tanto como eu tive prazer em fazê-los.”

 

O escalonamento dos episódios, todos disponíveis de imediato, é o seguinte:

 

 . Alain Passard, restaurante L’Arpege, Paris

·  Michel Troisgros, restaurante Maison Troisgros, Roanne

·  Adeline Grattard, restaurante Yam’Tcha, Paris

·  Alexandre Couillon, restaurante La Marine, Noirmoutier. 

 

 

A propósito deste último, o menos badalado dos quatro, tive o privilégio de ser único jornalista português presente em Noirmoutier, em Julho, na apresentação da série à imprensa. Como houve a oportunidade de ir com um dia de antecedência deu ainda para conhecer a pequena e pacata ilha de Noirmoutier de forma livre (de bicicleta) e sem programa. Desta visita, do almoço com David Gelb no La Marine (que conta com duas estrelas Michelin) e da conversa com o chef Alexandre Couillon, resultou uma reportagem de viagem gastronómica que será publicada este sábado na revista Fugas do jornal Público.

 

Como são escolhidos os chefes? com tantos cozinheiros de relevo em França, quais foram os critérios de escolha? Teremos um chef português numa das próximas temporadas? As respostas a estas questões, que despertam sempre a curiosidadem constituem apenas um fragmento desse trabalho. 

 

Na imagem: David Gelb, autor de Chef's Table com o chef  Alexandre Couillon, no La Marine, em Noirmoutier (França) durante a apresentação da nova temporada da série documental (foto:Miguel Pires)

 

 

Leia ainda:

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 17:55


4 comentários

Sem imagem de perfil

De Alfredo Lacerda a 06.09.2016 às 10:11

HAHAHA

Falta referir que foi a convite da empresa.
Imagem de perfil

De Miguel Pires a 06.09.2016 às 15:53

Se foi numa apresentação à imprensa, como refiro no texto, é claro que teria de ser a convite da empresa. Aliás, se o refere, é porque provavelmente leu essa indicação minha no final do artigo publicado na Fugas.

Já agora é muito rasteira essa ideia de assinar com o nome de um critico da Time Out. Percebo o seu objectivo mas esqueça, porque daqui, não leva mais nada. Pelo menos da minha parte.
Sem imagem de perfil

De Alfredo Lacerda a 08.09.2016 às 10:39

É de um pretensiosismo atroz.

E dá muita pena.

Não preciso nada de si. Se se sentiu atingido, então é porque tem algo a esconder.
Imagem de perfil

De Miguel Pires a 08.09.2016 às 14:20

Exacto, usa o nome de outra pessoa eu é que tenho algo a esconder. Parafraseando as primeiras palavras do seu primeiro comentário: "ahahah".

Comentar post



Pub


Siga-nos no facebook


Mesa Marcada no Twitter


Os autores

Duarte Calvão (perfil)
Miguel Pires (perfil)

Porquê?

Três autores há vários anos ligados à gastronomia e vinhos criaram este espaço para partilhar com todos os interessados os seus pontos de vista sobre o tema (ver "carta de intenções").

Pub




Pesquisar

  Pesquisar no Blog

Comentários recentes

  • Artur Hermenegildo

    Estive no Mesa de Lemos na 4ª feira passada, grand...

  • Adriano

    #offtopicEntão é um artigo, sobre a notícia que es...

  • Duartecalf

    Excelente notícia o regresso de Vincent Farges a P...

  • Anónimo

    Em fez de "amuse bouche", porque nao "entretem de ...

  • João Faria

    Quando o anúncio do guia chegar a Portugal - e acr...





Calendário

Setembro 2016

D S T Q Q S S
123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930