Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




FullSizeRender.jpg 

No Sábado, quando fazia compras no Mercado 31 de Janeiro, em Lisboa, encontrei Aron Vargas, o simpático proprietário e sushiman do restaurante de São Sebastião que leva o seu nome. Foi aí que fiquei a saber que, por esses dias abrira o seu segundo espaço, mesmo ali, de portas viradas para o pátio, que separa o mercado do centro comercial vizinho. 

 

 

Sou cliente habitual do 31 de Janeiro e tenho-o visto melhorar e adaptar-se aos tempos actuais, com todas as bancas concentradas no piso térreo e novas lojas em seu redor. Contudo, sempre achei estranho não haver um restaurante simples mas com algumas ambições que pudesse tirar partido de um conjunto de fornecedores de boa matéria prima - quer seja de peixe, carne ou vegetais - que há por ali. 

 

Sei que um restaurante é um negócio que exige planeamento e que isso retira espaço para compras de improviso ou de impulso. Todavia, também sei que quando se está perto da fonte dá para ver o que há de bom, novo e, até, mais barato, no momento. Talvez por isso, na visita rápida ao seu novo espaço, gostei de ver o entusiasmo com que o Aron me falou, precisamente, dos produtos que iria ter acesso, ali, mesmo à sua frente, no mercado - em especial, os peixes e mariscos da Açucena Veloso.

 

O discípulo do mestre Takashi Yoshitake (do Aya), vai manter o Aron Sushi original na Rua Sá da Bandeira, onde uma equipa por si formada dá boa conta do recado. Porém, é neste novo espaço de 40 lugares, divididos por duas salas, que vamos poder encontrá-lo nos próximos tempos a fazer o que sempre fez bem: sushi e outros pratos de cozinha japonesa tradicional sem (con)fusões. Matéria prima de qualidade não lhe vai faltar, por certo.

 mercado-31-janeiro_2256.jpg

Gostaría de ver mais uma ou duas pessoas seguirem o seu exemplo. Seria interessante que houvesse um bom mercado com dois ou três bons restaurantes (acessíveis ou razoavelmente acessíveis), em contra corrente com a tendência actual de mercados cheios de restaurantes cuja integração com quem aí vende é pouca ou nula.

 

 

Leia ainda:

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 15:47


3 comentários

Sem imagem de perfil

De Manuel a 30.05.2016 às 16:36

Recomendo conhecer o restaurante "Mercado de Alvalade" no Mercado de Alvalade Norte, que segue o modelo que indica (integração entre vendedores do mercado com o restaurante), e que creio deveria ser o modelo base de todas as remodelações dos mercados.
No mercado Campo de Ourique parece-me que essa união não foi conseguida e o mundo dos vendedores vive à parte do da restauração, e vice-versa, quando, mesmo em termos de dinâmica, ganhavam em funcionar em conjunto.
Sem imagem de perfil

De Adriano a 02.06.2016 às 17:43

Só para dizer que o link da posta está morto. Continuação do bom trabalho que fazem, fizeram e farão de defesa da gastronomia que (talvez) a seguir ao amor é o que há de importante na vida. Pronto pronto a poesia também conta mas é quase o mesmo ofício.
Sem imagem de perfil

De Artur Hermenegildo a 07.06.2016 às 15:46

Estive lá hoje, comi um dos menus disponível para almoço.

Gostei muito, é tão bom quanto o outro local deles.

O peixe pareceu-me de grande qualidade, o que dado o local me parece o mínimo exigível.

E prometeram-me que um dia vão ter um prato de caril conforme feito e apreciado no Japão, na sequência de uma conversa que tivemos sobre o tema (aprendi ontem num programa da KBS, Food Odissey,que o Japão é o segundo maior apreciador de caril do mundo, não fazia ideia...)

Comentar post



Pub


Siga-nos no facebook


Mesa Marcada no Twitter


Os autores

Duarte Calvão (perfil)
Miguel Pires (perfil)

Porquê?

Três autores há vários anos ligados à gastronomia e vinhos criaram este espaço para partilhar com todos os interessados os seus pontos de vista sobre o tema (ver "carta de intenções").

Pub




Pesquisar

  Pesquisar no Blog

Comentários recentes

  • Artur Hermenegildo

    Estive no Mesa de Lemos na 4ª feira passada, grand...

  • Adriano

    #offtopicEntão é um artigo, sobre a notícia que es...

  • Duartecalf

    Excelente notícia o regresso de Vincent Farges a P...

  • Anónimo

    Em fez de "amuse bouche", porque nao "entretem de ...

  • João Faria

    Quando o anúncio do guia chegar a Portugal - e acr...





Calendário

Maio 2016

D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031