Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Instagram_JoseAvillez.jpg

 

Acaba de sair o comunicado de imprensa do Guia Michelin Espanha e Portugal 2018, que foi anunciado esta noite, e cuja parte sobre Portugal partilhamos abaixo: 

 

"Se virarmos os olhos para Portugal devemos salientar as duas novidades na categoria de 1 estrela MICHELIN, pois se nunca é fácil manter as distinções, muito menos é repetir um aumento de galardões tão significativo como o que ocorreu na anterior edição. Este ano chamou a atenção dos nossos inspetores o facto de ver, in situ, a sensível renovação de gerações que o mundo dos fogões está a ter em todo o país; mas, sobretudo, constatar como o gosto pela alta gastronomia e o interesse dos profissionais vai aumentando por oferecer uma cozinha em linha com o nosso Bib Gourmand (uma boa relação qualidade-preço). Finalmente, as honras do ansiado galardão no país lusitano vão para os restaurantes Gusto, em Almancil, que deslumbra com pratos com vincado cariz mediterrânico internacional, e Vista na Praia da Rocha (Portimão), onde assinam uma equilibrada proposta de linha moderna que sempre se alicerça à volta dos produtos da zona e do mar."

 

Um pequeno comentário: agrada-me que o comunicado tenha vindo escrito em bom português, algo que infelizmente não tem acontecido na versão lusa do guia. Quanto à falta de atenção, ou mesmo de respeito, no bordado que surge nas jalecas dos chefes de Portugal que ganharam as estrelas, ("la guía"), continua tudo na mesma como é visível nesta foto (roubada do Instagram de José Avillez) dos chefes vencedores deste ano, Daniele Pirillo do Gusto e João Oliveira do Vista. 

 

Posts Relacionados:

Duas novas estrelas Michelin para Portugal (a noticia desta noite sobre as novidades do guia)

Estrelas Michelin Portugal 2018 (especulações)

Não se esperam grandes novidades para Portugal no Guia Michelin 2018

 

 

 

Leia ainda:

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 23:03


3 comentários

Sem imagem de perfil

De Duartecalf a 24.11.2017 às 16:27

Apesar de estar escrito num português gramaticalmente correto, confesso que não apanhei a substância desta parte do comunicado...
Alta gastronomia refletida na linha BIB Gourmand? Basta ver a lista destes BIB para não rever isto que dizem (e sem com isto dizer que os BIB não são bons ou que não merecem sê-lo).
E acho o estilo um pouco paternalista... "vejam lá que eles até estão a fazer umas coisas giras, hein?!".
Perfil Facebook

De João Goulão a 10.01.2018 às 02:17

Mas entre os BIB Gourmand é proibido ou não pode haver "alta" gastronomia? Tem de ser molecular? Não pode ser o que DEVERIA? GASTRONOMIA!
Sem imagem de perfil

De Duartecalf a 11.01.2018 às 16:56

Caro João,

Uma resposta muito completa ao seu comentário levaria à discussão sobre o que é efetivamente "alta gastronomia", conceito que não sei se está definido por alguém, mas que eu assumo como uma cozinha mais cuidada na confeção e na apresentação, com produtos nobres, com um serviço irrepreensível. Talvez possa confundir-se com o mais em voga "fine dining".

Repare que eu não pus em causa o mérito dos restaurantes BiB Gourmand nem entendo que só os de "alta gastronomia" devam lá constar. A ideia que eu tenho de "alta gastronomia", errada que seja, não corresponde ao texto do Guia e foi isso e apenas isso que quis assinalar - que os espanhóis se esforçaram a escrever bom português mas o conteúdo não é nada claro face à lista de BIB.

Já agora, uma discussão interessante sobre o termo "gastronomia": http://assinseassados.blogs.sapo.pt/gastronomia-qual-o-seu-significado-114814

Comentar post



Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Patrocínio


Os autores

Duarte Calvão (perfil)
Miguel Pires (perfil)

Porquê?

Três autores há vários anos ligados à gastronomia e vinhos criaram este espaço para partilhar com todos os interessados os seus pontos de vista sobre o tema (ver "carta de intenções").

Patrocínio


Siga-nos no facebook


Mesa Marcada no Twitter


Confira as listas completas


PUB



Pesquisar

  Pesquisar no Blog

Pub





Calendário

Novembro 2017

D S T Q Q S S
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930

Comentários recentes