Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Como habitualmente, nas semanas do Peixe em Lisboa estiveram na cidade vários jornalistas internacionais de gastronomia, entre eles a brasileira Luciana Bianchi e os espanhóis Carlos Maribona (uma presença regular no evento) e Marta Fernandez Guadaño.

 

A primeira a a escrever sobre a sua experiência em Lisboa foi Luciana Bianchi, no site Four Magazine: "Peixe em Lisboa and young chefs with guts!". Bianchi fala do Peixe em Lisboa como "um evento que tem algo de diferente para oferecer - um tema central que nunca muda e um grande coração para chefes emergentes e artesões". Depois de discorrer sobre os vários chefes presentes no evento, a jornalista dá um destaque muito especial ao Sangue na Guelra escrevendo com entusiasmo sobre as várias actividades desta iniciativa (quem a conhece sabe que é uma grande apoiante de todos os jovens chefes - e a outros também menos jovens - a quem reconhece valor). A terminar, Bianchi afirma que "no topo de todas as actividades, Lisboa ofereceu um sol radiante como bónus extra". 

 

Já Carlos Maribona, um veterano do Peixe em Lisboa (penso que esteve cá em todas as 7 edições), publicou ontem o post "Lisboa 2014: Peixe, Belcanto y Feitoria" (que terá uma segunda parte), onde volta a falar muito bem do evento (e dos pés de burro, do Ribamar). Como é habitual nas suas incursões à Cidade, Maribona esteve em vários restaurantes de depois de alguns comentários no twitter e no próprio blogue, descreve agora as suas experiências no Belcanto ("Un año más, el restaurante de José Avillez me sigue pareciendo, de lejos, el mejor de Lisboa") e no Feitoria, onde tive oportunidade de o acompanhar e que o jornalista resume como um restaurante com "algunos guiños orientales y buen producto portugués. Muchas guarniciones vegetales y presentaciones vistosas"). Para um segundo post ficam o "Assinatura, O Talho, Mandarim, Darwin Café y la peculiar cena 'Sangue na Guelra' ", escreve.

 

Por último, Marta Fernandez que há muito tinha uma viagem agendada para Lisboa (e que eu sugeri que adiasse para coincidir com o Peixe em Lisboa) passou por cá numa visita relâmpago de dois dias. Marta cujo seu site Gastroeconomy é dedicado, em grande parte, ao modelo de gestão de restaurantes, traça um interessantíssimo e longo retrato sobre José Avillez e os seus negócios, no artigo: "José Avillez, el Chef empresário de la cocina portuguesa contemporanea" - este será, por certo, o perfil empresarial mais completo que alguma vez foi publicado sobre o chef português. 

Leia ainda:

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 17:17



Pub


Os autores

Duarte Calvão (perfil)
Miguel Pires (perfil)

Porquê?

Três autores há vários anos ligados à gastronomia e vinhos criaram este espaço para partilhar com todos os interessados os seus pontos de vista sobre o tema (ver "carta de intenções").

PUB


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Mesa Marcada - Os 12 Pratos do Trimestre


Siga-nos no facebook


Mesa Marcada no Twitter


Confira os premiados e as listas...



Pesquisar

  Pesquisar no Blog

Pub





Calendário

Abril 2014

D S T Q Q S S
12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930

Comentários recentes

  • Alexandre Silva

    O que está a dar, é o que não está a dar! Fico esp...

  • Jorge Guitian

    Uno más para la agenda de la próxima visita a Lisb...

  • Joao Fernandes

    Eu trabalho com mangalitza na Hungria, neste caso ...

  • João Faria

    Há uns tempos deparei-me com uma imagem do marmore...

  • Bruno

    Interessante - moro em Londres e não conhecia o Ta...