Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




 

Em Março último, quando apresentaram o Sangue na Guelra 2014, Ana Músico e Paulo Barata da Amuse Bouche tinham uma novidade suplementar para dar: os jantares "Origens" que viriam a acontecer paralelamente e que tinha características diferentes do evento principal. O primeiro foi com Yoji Tokuyoshi (ex-Osteria Francescana, 3* Michelin, 3º World 50th Best Restaurants) e, o segundo, com Leandro Carreira, ex-braço direito de Nuno Mendes no Viajante. 

 

As coisas correram muito bem e os organizadores resolveram agora autonomizar o projecto e a frequência. Assim os jantares Origens passam a realizar-se ao longo do ano e o primeiro desta nova era será já no próximo dia 21 de Julho, no Vestigius - Wine&Gin, ao Cais do Sodré, com o chefe João Rodrigues, do Feitoria - Altis Belém (1 estrela Michelin). 

 

Em comum, João Rodrigues, Yoji Tokuyoshi e Leandro Carreira, têm o facto dos 3 terem passado pela primeira edição do Sangue na Guelra, em 2013. E é essa a ideia do Origens: jantares "a espaços de cerca de três meses, com jovens chefs que já passaram pelo Sangue na Guelra, ou, se não passaram, são cozinheiros carismáticos e inventivos, que têm uma história para contar através de um jantar" , revelam os organizadores.

 

Outras das ideias do Origens é que os chefes convidados saiam das suas zonas de conforto e assumam estes jantares "como um espaço de experimentação, ousadia e criatividade". No caso dos chefes vindos do estrangeiro, estes serão convidados a permanecer pelo menos 2 dias em Lisboa,  para conhecerem melhor a cidade. É que, como me referiu Paulo Barata, "os jantares Origens nascem também de um pedido geral dos chefes estrangeiros para voltarem a Lisboa e conhecê-la mais a fundo". Barata explica ainda que "em todos estes jantares pedimos que um prato do menu seja uma homenagem a Lisboa". 

 

No caso de João Rodrigues será Alfama e a sardinha em destaque. Mas não só: o chef,  que se tem mostrado em grande forma no Feitoria (diria mais: na sua melhor forma e na melhor de sempre do restaurante), quer celebrar o Verão e trabalhar com mariscos e outros peixes da nossa costa, como o chicharro, a raia ou a moreia - vindos de Peniche, tal como a carne maturada de 21 dias, fornecida pela Tasca do Joel. Quem for a este jantar poderá ficar surpreendido com um grelhador à porta do Vestigius. É Verão, época de grelhados, mas não de churrascão. Para todos os efeitos Rodrigues é um chefe de cozinha contemporânea e, mesmo fora da sua zona de conforto, gosta de empratar. Num prato, no pão ou numa pedra, mas gosta de empratar.

 

Este jantar de João Rodrigues no Vestigius (ou "aventura", como lhe chamam os organizadores) será para um grupo restrito de 30 pessoas e custará 60€, com vinhos incluídos . As reservas poderão ser feitas através do email: reservas@sanguenaguelra.com   (foto: Paulo Barata)

 

Posts Relacionados: 

Olhares estrangeiros: Peixe, Sangue, Avillez e Feitoria

Sangue Guelra 2014 : a guelra bombeou e o Sangue cresceu

.  Apresentação do Sangue na Guelra 2014

Sangue na Guelra 2013: A crónica de um sucesso

 

Leia ainda:

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 11:59



Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Os autores

Duarte Calvão (perfil)
Miguel Pires (perfil)

Porquê?

Três autores há vários anos ligados à gastronomia e vinhos criaram este espaço para partilhar com todos os interessados os seus pontos de vista sobre o tema (ver "carta de intenções").

Siga-nos no facebook


Mesa Marcada no Twitter


Confira os premiados e as listas...



Pesquisar

  Pesquisar no Blog

Pub





Calendário

Julho 2014

D S T Q Q S S
12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031

Comentários recentes