Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Os primeiros pratos do Peixe em Lisboa

por Miguel Pires, em 04.04.14

photo 1.JPGQual a melhor estratégia para escolher o que comer nos restaurantes do Peixe em Lisboa? Quando há congestionamento dirijo-me normalmente ao que está mais vazio. Contudo, hoje ao almoço o ambiente estava calmo e por isso decidi visitar apenas aos estreantes desta edição: o Avenue, o Claro! E a Bica do Sapato, que tinha estes pastéis de massa tenra de atum, de boa massa e fritura a condizer. O recheio levava para o original de carne mas de sabor mais suave.

photo 2.JPG

 

Já quanto à cavala no pão em sabores de escabeche, do Avenue, arrisco-me a dizer que será um dos pratos do evento, mesmo só tendo provado ainda uma ínfima parte. Aliás, esta versão é mesmo superior àquela que a Marlene Vieira apresenta no restaurante. Contou-me a chefe que nesta versão prensa o pão de forma até ficar esticado. Depois enrola a cavala (que me pareceu ligeiramente curada) neste pão barrado com mostarda e fica parecido com um wrap. Após uma passagem pelo forno, para tostar, o conjunto é servido com um puré feito com os legumes de um escabeche. O resultado é 'superb', como diria um francês.
photo 3.JPGDo Avenue provei ainda esta truta salmonada apresentada como "salmão do Rio Minho". Este peixe é muito menos gordo do que o salmão e ficou particularmente bem com os sabores cítricos e amentolados do puré de poejo em que assentava. O único senão foi a pele que era rija e não dava para comer.

photo 4.JPGO bacalhau à Conde da Guarda do Vitor Claro é já um clássico do seu restaurante. Para o Peixe em Lisboa o Vitor 'ensacou-o' num pimento 'piquillo' e ficou interessante, até porque não faltou o 'puré' de tomate fantástico que ele faz - e nem estamos na sua melhor época. 

photo 5.JPG

Por fim...a gula total. Peixinhos da horta e outros legumes. A Marlene ia-me matando com o tamanho do carapau, ou melhor, da sua espinha, mas perdoo-a pelo prazer da gula que tive em troca. Aqui estão então 5 sugestões do muito que há para comer até dia 13 nos restaurantes do Peixe em Lisboa.

 

 

Leia ainda:

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 18:44


12 comentários

Sem imagem de perfil

De Pinhão Chinês a 04.04.2014 às 20:26

A melhor estratégia para escolher o que comer nos restaurantes que servem bom peixe é sem duvida uma boa observação da montra. Verificar os olhos dos peixes que lá estão é de extrema importancia. Bom apetite :)
Imagem de perfil

De Miguel Pires a 05.04.2014 às 00:46

Não sei se percebeu que me refiro dos pratos dos restaurantes do evento Peixe em Lisboa. É que não têm expositores de peixe.
Sem imagem de perfil

De Jorge Costa a 05.04.2014 às 18:59

Não desfazendo nos grandes chefes presentes e no grande trabalho que fazem e na excelente organização deste evento.

Tenho uma critica a fazer, porque raio são sempre os mesmos chefes em todo lado?? há aí um lote de 10 que à vez estão em tudo o que é evento.. enjoa tanto..
Depois quando variam um bocadinho lá vêm os discípulos, os alunos, os sub-chefes desses mesmos chefes.. e andam eles ali à volta.
Não quero de todo chamar a isto loby, mas à claramente um circulo pouco aberto de amigos..
Imagem de perfil

De Miguel Pires a 05.04.2014 às 20:36

E...a sua sugestão é?
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 06.04.2014 às 00:10

Convidar outros chefes
Sem imagem de perfil

De Jorge Costa a 06.04.2014 às 01:56

Olharem de Norte a Sul e trazerem outros valores da nossa cozinha.
Imagem de perfil

De Miguel Pires a 06.04.2014 às 10:28

Jorge Costa

Mas o evento é organizado pelo Turismo de Lisboa e serve, em primeiro lugar para promover os seus associados e a gastronomia da região. Deste Modo parece-me normal que os restaurantes presentes, bem como os chefes escolhidos, sejam representativos da região.
Contudo se for ver bem e tal como a Paulina Mata referiu. São poucos os restaurantes que se mantêm desde a primeira edição.

Por outro lado, acompanho o festival desde o seu inicio e posso afirmar que são raros os chefes de relevo a trabalhar em Portugal que não fizeram a sua apresentação (show cooking) no auditório principal.
Sem imagem de perfil

De Jorge Costa a 06.04.2014 às 11:57

Não me referia apenas ao Peixe em Lisboa, mas à globalidade dos eventos em Portugal.
Como não tenho qualquer interesse na área sem ser comer, estou à vontade para falar sobre estes temas. E na minha opinião como consumidor torna-se enjoativo ver sempre a mesma coisa, da mesma forma que é completamente enjoativo quererem enfiar-nos cavala à força!
Imagem de perfil

De Miguel Pires a 06.04.2014 às 18:08

Não concordo, mas é a sua opinião. Eu sugiro as coisas que gosto e que acho interessante mas não as imponho a ninguém.
Imagem de perfil

De Paulina Mata a 05.04.2014 às 23:29

Por coincidência hoje até comentei que não havia já quase nenhum dos que tinham estado no início. Que o panorama da cozinha e os intervenientes tinham mudado bastante.

Engraçado como as percepções das coisas são diferentes...
Sem imagem de perfil

De João Ferreira a 11.04.2014 às 10:35

Sou um leitor habitual vosso. Parabéns pelo blog.
Fui duas vezes ao Peixe em Lisboa e achei a qualidade média dos pratos superior ao dos outros anos. Alguns pratos com uma qualidade que eu pensava que não era possível apresentar num evento destes. Os meus destaques vão para dois pratos de bacalhau, o da Bica do Sapato e o do Assinatura. Grandes pratos mesmo comparando com pratos de restaurante.
Um alerta, deviam evitar/limitar os fritos e os grelhados num espaço daqueles.
Imagem de perfil

De Artur Hermenegildo a 16.04.2014 às 11:37

Memória fotográfica da minha única visita este ano:

http://aassinalar.blogspot.pt/2014/04/recordacoes-do-peixe-em-lisboa-2014.html

Comentar post



PUB


Os autores

Duarte Calvão (perfil)
Miguel Pires (perfil)

Porquê?

Três autores há vários anos ligados à gastronomia e vinhos criaram este espaço para partilhar com todos os interessados os seus pontos de vista sobre o tema (ver "carta de intenções").

PUB


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Siga-nos no facebook


Mesa Marcada no Twitter


Confira os premiados e as listas...



Pesquisar

  Pesquisar no Blog

Pub





Calendário

Abril 2014

D S T Q Q S S
12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930

Comentários recentes

  • João Gonçalves

    Muito interessante. Reconheço que me sinto ignoran...

  • Anónimo

    Só para esclarecer que este comentário é meu. Artu...

  • Marcus

    Esperimente passá-las em farinha de arroz. Elas fi...

  • Miguel Pires

    Pois, eu gosto de comparar e de tirar ilações, sob...

  • Miguel Pires

    Anónimo?