Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




photo 4.JPG

Depois de de uma viagem por Portugal que deu origem em 2011 ao livro "Papa Quilómetros - Uma Viagem Pela Gastronomia Portuguesa", Ljubomir Stanisic e Mónica Franco voltam à carga e publicam agora "Papa Quilómetros Europa - Amor e uma Autocaravana, Viagens pela Gastronomia".

photo 3.JPG

Se muitas histórias iniciam por "era uma vez", esta terá começado por um "e se...". Contam os autores que a ideia inicial era alugarem uma autocaravana para fazerem férias na Costa Vicentina. Aquilo que já parecia uma aventura radical, por ser a primeira vez que iriam de férias com o seu filho Luca de 7 meses, evoluiu para um "passeio" que começou com uma lista de 23 países e umas "férias" de um ano. A lista de países acabaria por encurtar para 12 países e a viagem para metade, com muitas peripécias pelo meio.

 

Como apaixonado por viagens gosto muito do género de livros. Em alguns pontos este assemelha-se com "Comer o Mundo" de Maria e Kiko Martins. Contudo, há um pormenor que os distingue: a "Manuela", a autocaravana assim baptizada pelo casal.

photo 1.JPG

Enquanto lia a introdução e as primeiras crónicas, escritas num tom fluido e divertido, não pude deixar de dar umas boas gargalhadas com as peripécias, por me fazerem reviver a viagem de cinco semanas que em tempos fiz, em condições semelhantes, pela Nova Zelândia. Quando se planeia uma viagem destas os tempos para percorrer as distâncias são sempre mais curtos do que são na realidade e é sempre difícil de prever uma série de situações que acontecem pelo meio. Na conclusão (sim, este é um livro que com conclusão) a Mónica explica algumas razões que os levaram a encurtar a viagem e os países a visitar, desde o custo exorbitante do norte da Europa, à fatia do orçamento consumida em restaurantes, ou à necessidade de Ljubomir em regressar a Lisboa para apagar alguns "fogos". Além destas razões existem todas as outras que se imaginam relacionadas com cinco pessoas a partilhar um espaço ínfimo e atulhado. No fim, é claro, não apetece parar, mesmo que pelo meio a relação a dois  quase tenha ido à vida e pegar fogo à autocaravana possa ter sido uma hipótese a considerar (no meu caso foi): 

«Nestes seis meses que pareceram toda a eternidade, dormimos com vista para o mar, em frente a um dos museus mais bonitos do mundo, à porta de uma oficina, no estacionamento de áreas de serviço, no meio de vinhas, à beira de lagos. Tanto acordávamos com passarinhos como com choros e apitos de buzina. Tanto jantávamos a olhar as estrelas do céu como debaixo da luz amarelada da sala de jantar demasiado apertada».

photo 2.JPG 

Além das peripécias e dos relatos gastronómicos, o "Papa Quilómetros Europa" inclui ainda 30 receitas, a maior parte criada em viagem "nas piores e nas melhores condições, nos bons e nos maus momentos, com ingredientes autóctones e enlatados, com produto nobre e 'pobre', contam na contracapa. Aconselho vivamente este livro a todos os que pensam (ou pensaram) meter-se à estrada com a casa às costas, ou a quem preferir apenas viajar  tranquilamente no sofá.

 

"Papa Quilómetros Europa" é editado pela Casa das Letras (Leya), tem 260 páginas e custa 18,90€

Leia ainda:

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 11:45


1 comentário

Sem imagem de perfil

De teixeira a 13.12.2014 às 18:59

Tive uma única e decisiva experiência no Bistrô 100 Maneiras. Tomara que o proprietário escreva melhor do que administra a casa. Uma sugestão, após um jantar frustrante. Mudar o nome do restaurante para Bistrô SEM Maneiras. Não sei se já costuraram o assento vermelho da mesa com vista para o Chiado. O rasgo era grande, assim como a pressa da robotizada atendente da mesa" em anotar os pedidos e tudo o mais. Meu dinheiro não ganham novamente.

Comentar post



PUB


Os autores

Duarte Calvão (perfil)
Miguel Pires (perfil)

Porquê?

Três autores há vários anos ligados à gastronomia e vinhos criaram este espaço para partilhar com todos os interessados os seus pontos de vista sobre o tema (ver "carta de intenções").

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Mesa Marcada - Os 12 Pratos do Trimestre


Siga-nos no facebook


Mesa Marcada no Twitter


Confira os premiados e as listas...



Pesquisar

  Pesquisar no Blog

Pub





Calendário

Outubro 2014

D S T Q Q S S
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031

Comentários recentes

  • Miguel Pires

    Tem calma, Adriano. O Yeatman ganhou no ano passad...

  • Miguel Pires

    Recebemos o comunicado ontem e ia fazer um apontam...

  • Miguel Pires

    Mais de 50% do tráfego de ontem para este blogue ...

  • Carlos Alexandre

    Recorde-se que o Bistro 100 Maneiras ganhou o maio...

  • Adriano

    Infelizmente conheço mal o "panorama". Mas acho qu...