Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Joan-Roca.jpg

O Peixe em Lisboa 2015, que se realiza entre 9 e 19 de Abril foi apresentado esta manhã e da programação o principal destaque vai para a presença no evento de dois dos principais chefes da actualidade: Joan Roca (a 14 de Abril) e Quique Dacosta (12 de Abril), do Celler de Can Roca e restaurante Quique Dacosta, ambos com 3* Michelin e 2º e 41º, respectivamente, da lista do The World 50 Best Restaurants. 

 

 

Além dos chefes espanhóis destaque igualmente para a presença do argentino Mauro Colagreco, do Mirazur, sul de França, actualmente o restaurante francês mais bem classificado na lista do W50 Best. De relevar ainda a vinda do carioca Rafa Costa e Silva, ex-nº2 de Andoni Aduriz, no Mugaritz, que tem feito enorme sucesso no Rio de Janeiro com o seu restaurante Lasai. Além da presença destes chefes no auditório de novo montado no Terreiro do Paço - com as condições melhoradas, segundo a organização - estarão ainda os dois recém-galardoados com uma estrela Michelin, Pedro Lemos e Leonel Pereira (dias 10 e 17, respetivamente), Ricardo Costa (dia 16, chefe com uma estrela Michelin), Tomoaki Kanazawa, Leonardo Pereira (restaurantes Tomo e Areias do Seixo, ambos dia 18) e Belmiro de Jesus (Salsa e Coentros, dia 19).

 

Mas a presença de Roca e de Dacosta em Lisboa, não se fica pelas habituais apresentações. O catalão irá apresentar o seu filme "El Somni", que será exibido na integra, e parte do documentário sobre a digressão do Celler de Can Roca pela América Latina. Já Dacosta (que era conhecido na região natal da Extremadura por "el Portugués") fará um jantar "a 4 mãos" com José Avillez, no Belcanto. 

QD4_6_by_Mikel_Ponce_blog.jpg 

Mas as apresentações do Peixe em Lisboa não se esgotam com a presença destes chefes de renome. No dia 12 de Abril haverá de novo o simpósio do Sangue na Guelra (que farão por esses dias os seus 2 jantares com chefes emergentes de relevo mundial - os detalhes do programa deste evento paralelo será revelado mais para o final da semana) e os "Jovens Talentos da Gastronomia (dia 16). 

 

Igualmente no auditório principal serão apresentados o concurso de "O Melhor Pastel de Nata de Lisboa" e os projectos: “As espécies mais populares do mar de Portugal” e “Mr. Good Fish”, ambos em colaboração com a Ciência Viva;  "Novos Bolos Fabrico Próprio” e “Projeto Fabrico Próprio: Design da pastelaria semi-industrial portuguesa”.

 

Além das habituais apresentações, o Peixe em Lisboa receberá, como habitualmente, alguns dos restaurantes representativos da região, uma área de mercado, jantares de harmonização, workshops, etc. 

 

Peixe em Lisboa: 9 a 19 de Abril, Páteo da Galé, Lisboa. Ver programa completo aqui

 

Fotos: Joan Roca (em cima - foto de divulgação ); Quique Dacosta (a meio - Mikel Ponce)

 

Leia ainda:

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 16:22


5 comentários

Imagem de perfil

De Artur Hermenegildo a 16.03.2015 às 17:42

Aguarda-se ansiosamente, como todos os anos. Já não se imagina "Lisboa sem Peixe" :)
Sem imagem de perfil

De teixeira a 16.03.2015 às 20:13

Também estou ansioso. Acabo de tomar um Valium. De fato, imaginar Lisboa sem peixe seria o caos. Vou comer uns carapaus de imediato.
Imagem de perfil

De Artur Hermenegildo a 17.03.2015 às 11:52

Teixeira,

Você parece ter como hobby pessoal andar por aqui a chatear as pessoas.

Respondo-lhe uma última vez, apenas para lhe referir que eu, por mim, estou farto das suas parvoíces e nunca mais lhe responderei ao que quer que seja.

Sem imagem de perfil

De teixeira a 17.03.2015 às 19:20

Errou parcialmente. Nunca lhe pedi resposta alguma. Pouco me interessa a tua avaliação. Escrevo, o que quiser, quando quiser. Basta os donos do blog não publicarem. Tenho bom humor, contudo, e muita paciência com os mal dispostos e arrogantes. Abraços.
Imagem de perfil

De Miguel Pires a 18.03.2015 às 01:25

Vamos tentar elevar o nível e cingir a discussão ao tema. Obrigado.

Comentar post



Pub


Os autores

Duarte Calvão (perfil)
Miguel Pires (perfil)

Porquê?

Três autores há vários anos ligados à gastronomia e vinhos criaram este espaço para partilhar com todos os interessados os seus pontos de vista sobre o tema (ver "carta de intenções").

Pub


Siga-nos no facebook


Mesa Marcada no Twitter


Confira os premiados e as listas...



Pesquisar

  Pesquisar no Blog

Pub





Calendário

Março 2015

D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031

Comentários recentes

  • Miguel Pires

    Bem me pareceu que a argumentação era pobrezinha.

  • Adriano

    Isto realmente é irritante. Eu admiro é a paciênci...

  • João Almeida

    Sentiu-se ofendido. Coitadinho..(Não tenho faceboo...

  • Miguel Pires

    O post não é colectivo, está assinado. Entre as de...

  • João Almeida

    Falta a pergunta: quantos pratos pagaram?