Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Image-1 (2).jpg

Elena Arzak (Arzak, San Sebastian, 3*** Michelin), Pino Cuttaia (La Madia, Licata, Sicília, 2** Michelin) e Diego Gallegos (Sollo, Málaga, 1* Michelin) são os chefes internacionais que se estreiam este ano no Peixe em Lisboa, evento onde regressa, também, o português Nuno Mendes, um dos chefes mais aclamados da cena gastronómica londrina. O palco do auditório do festival acolherá ainda, pela primeira vez, Rui Silvestre, do Bon Bon (Carvoeiro, Algarve), o último chefe português a obter uma estrela Michelin, e Tiago Feio do restaurante de culto Leopold, Lisboa (que prepara a mudança do restaurante para breve). Regressam ainda ao palco principal da 9.ª edição do evento, Tomoaki Kanazawa (restaurante Kanazawa), Henrique Sá Pessoa (Alma) e Alexandre Silva (Loco), três chefes de Lisboa que estão a dar que falar com os seus novos restaurantes de alta cozinha da capital.

 

 

Em relação aos restaurantes presentes, estreiam-se no Peixe em Lisboa, o Chapitô à Mesa, de Bertílio Gomes, o Ibo (pratos de marisco de influência africana) e o Ritz Four Seasons, do chef Pascal Meynard. A estes novos espaços juntam-se os repetentes Arola e Midori do Penha Longa Resort (na verdade o Midori é igualmente uma estreia), José Avillez, Kiko Martins, Nobre/Nobre Estoril, Ribamar, Taberna da Rua das Flores, Tasca da Esquina e Peixaria da Esquina – Vítor Sobral.

 

Como sempre o evento lisboeta continuará a ter uma área de mercado com um grupo diversificado de expositores: da mercearia fina aos azeites, vinhos, gelados, chocolates, enchidos, queijos, doçaria tradicional, utensílios de cozinha e conservas sem esquecer, e , como não poderia faltar a banca de peixe fresco da Açucena Veloso.

 

Estão previstas, nesta 9.ª edição, algumas iniciativas inéditas, tais como as “Noites do Peixe”, a pensar nos noctívagos, que prolongam o horário do evento até às 2h, às sextas e sábados. Quem estiver no Pátio da Galé poderá permanecer no recinto por mais duas horas e quem quiser ir apenas a partir da meia-noite poderá fazê-lo, adquirindo a entrada pelo valor de 5 euros e assistindo à actuação com Dj prevista para essa noite. No primeiro domingo do evento haverá também a “Noite de Fado”, onde o jantar será acompanhado por uma actuação de fado interpretado ao vivo. Segunda-feira (dia 11) continua a ser “Dia Económico” no “Peixe em Lisboa”, em que uma entrada, no valor de 15 euros/pessoa, confere direito a duas degustações de 5 euros nos restaurantes ao longo de todo o dia.

 

Depois de em anos anteriores se ter apostado na divulgação de produtos do mar como a sardinha, a cavala, ou o polvo, este ano é a vez do carapau tomar a dianteira. É nesse sentido que surge a sessão "Carapaus de Corrida", com a regressada Marlene Vieira e ainda os chefes Miguel Castro e Silva e  Paulo Morais. Já no último dia, Mário Rolando, irá presentear o público com uma bola de carapau.

 

Esta edição, haverá ainda uma sessão dedicada aos restaurantes da Linha de Cascais (Cimas-English Bar, Beira Mar, Mar do Inferno e Muxaxo) e a estreia do concurso de pastelaria "ADN Pasteleiro", que se junta no evento ao ultra concorrido (e bem sucedido) "O Melhor Pastel de Nata". Também não irá faltar a sessão dos "Jovens Talentos da Gastronomia", nem as habituais provas de vinhos, que tal como os jantar harmonizados, têm um fiel grupo de seguidores que esgotam rapidamente as várias sessões existentes. 

  

Peixe em Lisboa 2016 - 7 a 17 de Abril 2016

Das 12h às 00h (Sexta e Sábado, até às 02h), Pátio da Galé, Terreiro do Paço (este ano a entrada faz-se pelo Terreiro do Paço e não pela Rua do Arsenal. 

Crianças até aos 12 anos: gratuito 

Entrada de 1 dia: 15 euros. 

Entrada grupos (5 pessoas, 1 dia): 60 euros.

 

 

Leia ainda:

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 23:13


1 comentário

Sem imagem de perfil

De Lis a 20.03.2016 às 19:45



Mais um ano que promete...........! :)

Somos fãs. Lá estaremos!

Comentar post



Pub


Os autores

Duarte Calvão (perfil)
Miguel Pires (perfil)

Porquê?

Três autores há vários anos ligados à gastronomia e vinhos criaram este espaço para partilhar com todos os interessados os seus pontos de vista sobre o tema (ver "carta de intenções").

Pub


Siga-nos no facebook


Mesa Marcada no Twitter


Confira os premiados e as listas...



Pesquisar

  Pesquisar no Blog

Pub





Calendário

Março 2016

D S T Q Q S S
12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031

Comentários recentes

  • Miguel Pires

    Bem me pareceu que a argumentação era pobrezinha.

  • Adriano

    Isto realmente é irritante. Eu admiro é a paciênci...

  • João Almeida

    Sentiu-se ofendido. Coitadinho..(Não tenho faceboo...

  • Miguel Pires

    O post não é colectivo, está assinado. Entre as de...

  • João Almeida

    Falta a pergunta: quantos pratos pagaram?