Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Pequeno almoço no restaurante

por Paulina Mata, em 19.09.15

lima22.165324.jpg

Recebi uma newsletter dos restaurantes do Virgilio Martinez em Londres (Lima Fitzrovia e Lima Floral). Desta vez era sobre o lançamento do menu de Outono do Lima Floral, mas não foi esta notícia que me chamou a atenção, foi uma outra sobre os pequenos almoços que vão passar a servir a partir de 2 de Outubro, diariamente das 8h 30m às 10h 30m. Pequenos almoços com sabores peruanos.

  

"Our breakfast will have its own Peruvian twist and include; Andean Cereal Porridge, toasted grains of quinoa, kiwicha and kañiwa prepared with almond milk and chancaca syrup, Fried Eggs with spiced sausage and corn cake, and our Peruvian Breakfast Club Sandwich with organic chicken and six-hours suckling pig. A range of hot drinks will also be available."

 

Fiquei curiosa, anotei para uma próxima vez que vá a Londres. Mas ainda teve outro efeito, deixou-me a pensar o dia inteiro. Alguns restaurantes abrem para o almoço e para o jantar, outros só para o jantar, e outros só para o almoço. Por vezes oiço dizer que o movimento ao almoço não justifica a abertura. Mas o espaço, que em geral é caro, com tão poucas horas de abertura é devidamente rentabilizado? A abertura a outras horas, com propostas atraentes e menos habituais, não permitiria rentabilizar mais o espaço?

 

Lembrei-me de um outro restaurante, o Yauatcha Soho. Um restaurante chinês em Londres que tem uma estrela Michelin há alguns anos. Nunca lá fui jantar, mas fui algumas vezes almoçar Dim Sum. Funciona ininterruptamente do meio dia até à meia noite. Na altura em que fui, de tarde continuavam a servir Dim Sum, mas havia a possibilidade de um chá em que serviam alguns dim sum, scones, bolos e fruta. Claro que não resisti a voltar para o chá.

DSC08409.JPG

Penso que já não servem estes chás, mas das 14h às 16h servem um menu de Dim Sum para duas pessoas, acompanhado de chá, a um preço bastante convidativo para um restaurante com 1 estrela Michelin – 28,88 £. Mais uma vez há uma rentabilização do espaço, e atraem-se clientelas diversificadas.

 

Gosto da ideia de ir a um restaurante para tomar um pequeno almoço ou para um chá bem especiais, diferentes da oferta noutros locais. Mas será que funcionaria?

 

Eu sei que Lisboa não é Londres, são cidades com características bem diferentes. Mas questiono-me, uma coisa destas faria sentido?

 

 

Leia ainda:

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 15:00


3 comentários

Sem imagem de perfil

De Carlos Alexandre a 19.09.2015 às 19:14

Sei que não exatamente aquilo a que se refere, mas o exemplo de enorme sucesso do Ritz com o seu brunch de domingo, a preço elevado, demonstra a significativa procura de produto não convencional nos horários e ofertas.
Nota: Embora seja apreciador do Ritz Four Seasons Lisboa, enquanto local onde se trata bem e respeita o cliente, com salas lindas, com tapeçarias únicas (Almada), o cheiro que se espalha pela sala de refeição do brunch não me convence e enjoa-me. Salve-se a varanda.
Imagem de perfil

De Paulina Mata a 20.09.2015 às 00:56

Sim, não estava a falar de hotéis, pois nesses em geral há pequenos almoços e brunchs. De facto nem era nos brunchs. Embora essa pudesse ser também um forma de rentabilizar alguns espaços. Pequenos almoços diários acho mais difícil. Pode funcionar em Londres, mas não cá. Ou até talvez desse nalguns locais...
Sem imagem de perfil

De Carlos Alexandre a 20.09.2015 às 09:05

Em Lisboa creio que, na essência, tudo pode funcionar, dada a riqueza multicultural e de costumes da população residente. Há é que oferecer um produto adaptado ao ritmo de vida, e bem estudado, com preços bem ponderados e ofertas adequada. Nada de cópias diretas do que se faz lá por fora.

Comentar post



Pub


Siga-nos no facebook


Mesa Marcada no Twitter


Os autores

Duarte Calvão (perfil)
Miguel Pires (perfil)

Porquê?

Três autores há vários anos ligados à gastronomia e vinhos criaram este espaço para partilhar com todos os interessados os seus pontos de vista sobre o tema (ver "carta de intenções").

Pub




Pesquisar

  Pesquisar no Blog

Comentários recentes





Calendário

Setembro 2015

D S T Q Q S S
12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930