Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




San-Pellegrino-Young-Chef-2015.jpg

Dez jovens cozinheiros de restaurantes de Espanha e Portugal disputam esta segunda-feira, em Barcelona, a etapa regional ibérica do S. Pellegrino Young Chef 2005. Os dez seleccionados serão avaliados por um júri composto pelos chefes Joan Roca, Ángel León, Elena Arzak e José Avillez, sendo que o vencedor disputará a final, em Junho, em Milão, durante a Expo Milano 2015.

 

 

O grupo dos dez é bastante desproporcional em termos de representação dos dois países, dado que inclui apenas um cozinheiro de Portugal contra nove do país vizinho. Trata-se do italiano Andrea Miacola, chefe de partida do Vila Joya que passou por um processo de selecção - onde apenas eram admitidos chefes, sub-chefes e chefes de partida - que começou em Outubro do ano passado, e que resultou nos grupos de 10 finalistas de cada área do mundo (que corresponde à mesma divisão existente no The World 50 Best Restaurants). Desconhece-se se a penúria em termos de presença portuguesa se deve a um baixo nível de participação, à forte concorrência ou a ambas as coisas.

 

Actualização (Mesa Marcada em Barcelona): 16 Fev 12:20

FullSizeRender.jpg

Nuestros hermanos não brincam em serviço e quase todos os principais actores da imprensa gastronómica espanhola marcam presença (de José Carlos Capel a Marta Fernandez), já para não falar dos vários canais de televisão. Ah também cá está a RTP

 

Entretanto acabei de saber que a presença de apenas um cozinheiro de Portugal, o italiano Andrea Miacola, do Vila Joya, deveu-se à pouca participação de cozinheiros portugueses no concurso, algo que o responsável pela San Pellegrino me disse querer melhorar no próximo ano. Uma coisa não tenho dúvidas, a força da associação desta marca de águas ao mundo da gastronomia vai conseguir dar uma expressão mundial ao concurso muito rapidamente e devemos saber aproveitar esse momento, no futuro.

 

Actualização (Mesa Marcada em Barcelona): 16 Fev 17:20

image.jpg

 O vencedor da etapa ibérica do Young Chef 2015 é David Andrés Morera (na foto de cima), sub chef do restaurante Abac (2* Michelin) de Barcelona. Segundo o júri, o seu prato de enguia assada e fumada e cebola "encurtida" (abaixo) reuniu a unanimidade entre os três jurados.

image.jpg

Embora a organização só tenha revelado o vencedor, o Mesa Marcada soube que a sobremesa de anona, côco e café do representante de Portugal, o italiano do Vila Joya Andrea Miacola teve uma das pontuações mais altas.  

image.jpg

 O registo do momento em que Andrea Miacola finalizava o seu prato e também da apreciação do júri. O vencedor da etapa irá agora disputar a final, em Junho, em Milão   

 

 

 

Leia ainda:

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 17:45


3 comentários

Sem imagem de perfil

De paixaodasilva a 15.02.2015 às 19:10

Gostei do formato do concurso e resolvi participar, não fui seleccionado, mas vale sempre a pena, nem que seja pela motivação de fazer algo novo.

Pelo que vi dos pratos seleccionados, e olhando exclusivamente para as fotos, não acho que o meu prato esteja num nível inferior nem visualmente nem tecnicamente. Desconheço quais os critérios, mas reconheço que avaliar um prato sem provar é tarefa sempre difícil.

À semelhança de outros eventos, acredito que não ter juris Portugueses vai sempre contra nós, por muito que não se queira, creio que o coração patriota é um critério de desempate. A informação de que José Avillez será juri só soube agora, não consigo encontrar essa informação no site, mesmo assim não é justo serem 2 Países 4 chefs e apenas 1 de Portugal, enfim, havemos de ganhar o nosso espaço.

Os pratos vencedores Portugal-Espanha estão aqui:
https://www.finedininglovers.com/special/sanpellegrinoyoungchef2015/contendants/?id=17

Cumprimentos


Imagem de perfil

De Miguel Pires a 16.02.2015 às 09:33

Segundo a informação disponível ? Nessa fase os pratos foram avaliados pelo ALMA the workd's leading international educational and training center for italian cuisine ". Portanto não houve nem portugueses, nem espanhóis a avaliar. O José Avillez foi convidado pela organização desta fase regional junto com o Joan Roca, Angel Leon e Elena Arzak (como refiro no texto).
Sem imagem de perfil

De paixaodasilva a 16.02.2015 às 10:33

Sim, tem razão!
Obrigado pelo esclarecimento! ;)

Só mais um reparo, julgo que a pouca adesão de Portugueses também se deve à pouca (ou nenhuma) informação sobre o evento cá dentro. Soube do evento por um amigo que se encontrava a trabalhar na Holanda, cá não vi nem li referências em lado nenhum.

Cumprimentos

Comentar post



Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

PUB


Os autores

Duarte Calvão (perfil)
Miguel Pires (perfil)

Porquê?

Três autores há vários anos ligados à gastronomia e vinhos criaram este espaço para partilhar com todos os interessados os seus pontos de vista sobre o tema (ver "carta de intenções").

Siga-nos no facebook


Mesa Marcada no Twitter


Confira os premiados e as listas...



Pesquisar

  Pesquisar no Blog

Pub





Calendário

Fevereiro 2015

D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728

Comentários recentes

  • Miguel Pires

    Oops, já corrigido. Agradeço o reparo.

  • Martinho Cruz

    Tudo bem. Vega “Cecília” é que me ultrapassa.....

  • Anónimo

    Esta é uma boa notícia para esta altura do Natal.....

  • Duarte Calvão

    Acho, João Faria, que coloca a questão nos termos ...

  • João Faria

    É verdade que, infelizmente, a mudança ocorrida na...